A Construção Civil é um segmento pautado por inúmeras Normas Regulamentadoras, já que ele envolve complexidades e riscos no cumprimento de suas atividades. Uma das principais é a NR 11.
Mas, afinal, você sabe o que é a NR-11?
NR-11 é o nome dado a norma de regulamentação das atividades de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais.
O setor da Construção Civil tem crescido muito ultimamente e alavancado a economia do país, gerando trabalho e renda. Assim, este segmento é responsável por transformar os projetos tornando-os realidade na vida das pessoas.
Portanto, as normas são oficiais, de cumprimento obrigatório a todas as empresas que operam no Brasil com transporte, movimentação e armazenagem de cargas, inclusive a Construção Civil.
Neste artigo, vamos falar sobre a NR-11 e a importância da escolha de bons equipamentos e máquinas para movimentação e transporte na Construção Civil.
NR-11: itens para a Construção Civil
A elaboração das NRs é feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esta instituição pública estabelece que suas regras sejam cumpridas em todo o território nacional. Elas tratam do agrupamento de leis que tem por função reduzir e prevenir acidentes no âmbito do trabalho.
- Leia também: Principais NRs na Construção Civil
O setor da Construção Civil exerce certas práticas de segurança e a NR-11 inclui algumas exigências como:
- Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como elevadores de carga, guindastes, empilhadeiras, guinchos, e transportadores de diferentes tipos devem oferecer as necessárias garantias de resistência e segurança, além de perfeito estado de conservação para o trabalho.
- A carga máxima de trabalho permitida deve ser indicada em lugar visível do equipamento.
- Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nesta função.
- Os operadores de equipamentos de transporte motorizado devem receber habilitação e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.
Portanto, fique atento à NR-11, pois as falhas e acidentes podem gerar prejuízos tanto para a construtora, quanto para os colaboradores. Além disso, os profissionais da obra e do escritório devem considerar os riscos em todos os processos de execução da obra.
Leia a NR-11 na íntegra clicando aqui.
Máquinas e equipamentos de alta tecnologia para cumprimento da NR-11
As construtoras e incorporadoras atualmente investem em máquinas facilmente operáveis pelos colaboradores, desde que estes recebam treinamento adequado para a operabilidade da mesma, prevenindo acidentes no âmbito do trabalho.
Algumas máquinas, tais como, empilhadeira, escavadeira e tratores, são muito utilizados no setor da construção civil.
Vantagens das empilhadeiras Off-Road na Construção Civil
A empilhadeira off-road exibe força, resistência e enfrenta qualquer tipo de situação climática. Elas comportam até 4,5 toneladas de peso, muito superior quando comparadas ao modelo tradicional que suporta no máximo até 3 toneladas. Além disso, ela atua em qualquer tipo de terreno.
Na Construção Civil, faz-se o uso de empilhadeiras no transporte de materiais, por todo o canteiro de obras, de modo prático, ágil e seguro. Nesse sentido, estes maquinários permitem a distribuição e transporte de tijolos, cimento e peças para armazenamento em estoque e utilização no canteiro de obras.
A utilização de empilhadeira em um canteiro de obras auxilia na prevenção de acidentes e prejuízos.
–
Esperamos que tenha ficado claro que a NR 11 na Construção Civil é de total importância em um canteiro de obras, visto que ela colabora para garantir segurança nas operações de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, contribuindo para a prevenção de acidentes.