Quando o tema é manutenção de empilhadeira, é fundamental adotar os cuidados certos e contar com bons serviços na área para manter a qualidade e a vida útil do seu equipamento.
Não importa qual seja o tipo de operação que a sua empresa realiza, esse tipo de cuidado preserva o maquinário e garante seu máximo rendimento, conferindo assim mais produtividade para os processos e menores riscos nas rotinas de trabalho.
Para ficar por dentro das melhores recomendações sobre o assunto, confira a seguir a frequência ideal de manutenções, sua importância e como garantir mais excelência na hora de realizá-las.
Quando a manutenção da empilhadeira deve ser feita?
Em primeiro lugar, considere a manutenção da empilhadeira sempre de maneira preventiva, estipulando uma rotina de cuidados para o seu equipamento.
Afinal, manutenções corretivas são necessárias quando a máquina já apresenta problemas, e isso pode significar atrasos nos serviços e prejuízos maiores nos reparos.
Já com ações preventivas, você diminui significativamente as chances de que a empilhadeira estrague e ainda obtém o melhor nível de performance que ela pode oferecer.
Dito isso, comece observando o tempo e as condições de uso do seu maquinário. Caso ele seja novo, basta seguir fielmente os períodos de revisões e os cuidados indicados pelo fabricante para não ter nenhum tipo de problema.
Contudo, caso sua empilhadeira tenha realizado trabalhos mais pesados que o normal, é recomendado entrar em contato com o fornecedor em questão para adiantar sua manutenção preventiva e evitar riscos.
Se o seu equipamento for mais antigo ou usado, o ideal é que ele seja checado e regulado a cada quinhentas horas de uso.
Evidentemente, esse período pode ser menos ou maior de acordo com o modelo, marca e as condições em que a empilhadeira se encontra. Inclusive, isso reforça a importância de contar com uma assistência de sua confiança e capaz de lhe prestar as melhores orientações (saiba mais ao final do artigo).
Por que esse cuidado é tão importante?
Como já citamos anteriormente, a manutenção da empilhadeira, quando feita de forma preventiva, garante uma maior vida útil e melhor aproveitamento da performance do equipamento.
Além disso, uma boa rotina de revisões evita que sua máquina apresente falhas ou simplesmente pare de funcionar durante os trabalhos logísticos, o que é um pesadelo em termos de produtividade.
Mais que eliminar as preocupações com problemas técnicos, a importância desse cuidado também está relacionada ao rendimento do maquinário, que gera economias muito significativas para a empresa.
Isso porque, quando os filtros são trocados periodicamente, as velas são checadas e o balanceamento correto é mantido, a empilhadeira tende a gastar muito menos energia ou combustível.
Por último, e não menos importante, está a segurança fornecida aos operadores, que podem desfrutar em suas rotinas de um equipamento adequado e em seu pleno funcionamento.
Como garantir mais qualidade na manutenção da empilhadeira?
Lembra que mencionamos como é relevante seguir as orientações do fabricante e ter uma assistência de confiança para lidar com a manutenção da empilhadeira?
Nesse sentido, é importante ressaltar que as opções mais viáveis e seguras podem estar nas fabricantes nacionais, desde que elas prezem por tecnologias de ponta, ofereçam excelentes serviços de pós-venda e atendam a todo o território nacional.
Assim, além de contar com ótimos equipamentos, você ainda desfruta de um melhor padrão de garantia, com acesso facilitado às suas demandas de revisão e um contato mais próximo para tirar dúvidas, resolver problemas ou fazer qualquer tipo de solicitação.
Desde 2008, a Movix é referência absoluta nessa área. Além de oferecer com uma linha completa de empilhadeiras off-road e industriais com fabricação própria, disponibilizamos as melhores soluções para a manutenção da sua empilhadeira. Clique aqui, converse com um de nossos consultores e saiba mais.