BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

planejamento-construcao-civil-movix

Construção civil: saiba como otimizar a logística

Na construção civil é fundamental a aplicação da logística para aumentar a produtividade e otimizar as rotinas nos canteiros de obras. O espaço do canteiro deve ser aproveitado ao máximo, a fim de que a produção funcione sem interrupções e os riscos de problemas sejam minimizados.

O planejamento da logística deve iniciar antes da produção. Devem ser levados em conta todos os recursos envolvidos, sejam eles humanos, de maquinário ou insumos.

Saiba como funciona a logística na construção civil

A logística pode ser entendida como o processo de planejar, implementar e controlar, de modo eficiente e econômico, o fluxo de suprimentos e produtos, a armazenagem e o fluxo de informações em todo o sistema, desde a origem até o destino final.

estoque-materiais-de-construcao-movix-

A logística de suprimentos permite adquirir materiais de melhor qualidade, diminuir o tempo de entrega e disponibilizar o que for necessário no canteiro de obra. Ela assegura que os insumos cheguem em bom tempo, para que o plano de obras possa ser executado.

Já a logística do canteiro de obras valoriza o aumento de produtividade e a redução de perdas materiais. Ela envolve o planejamento dos locais de recebimento, armazenamento e vias de transporte. E abrange também as relações com os fornecedores, com o propósito de reduzir custos e organizar a agenda de entregas.

Por fim, a logística integrada permite melhoria no gerenciamento do armazém, a partir da eficiência na entrega, estocagem, recebimento, baixa, devoluções, entre outros fatores. Ela envolve todas as etapas do processo (construção, administração, vendas, entre outras) e a busca pela melhoria da eficiência no uso dos recursos de produção. Possibilita, assim, a redução dos custos totais de produção e a entrega de produtos com valor agregado superior ao cliente final.

Veja como fazer o planejamento logístico

O planejamento deve simular as condições da obra em seus mínimos detalhes. Quanto mais detalhado for o projeto e maior for o esforço despendido no estudo dos seus documentos e na pesquisa do local das obras, maior será o detalhamento e a precisão na simulação da execução da obra.

Devem ser identificados os pontos notáveis do projeto e visualizadas possíveis dificuldades de acesso, alternativas de mudanças de localização do corpo da obra, as interferências com redes públicas, áreas de preservação ambiental ou edificações particulares.

No planejamento, muitos fatores devem ser observados:

  • os projetos de diferentes áreas devem ser compatibilizados;
  • as previsões de prazos devem ser bem definidas;
  • as atividades devem ser programadas para serem realizadas de modo contínuo e sem interferências;
  • os índices de produtividade tanto dos serviços quanto dos executores devem ser dimensionados;
  • a escolha das técnicas corretas a serem aplicadas;
  • a relação com os fornecedores, a fim de trabalhar em estratégias conjuntas;
  • os sistemas e tecnologias de informação utilizados para agilizar os trabalhos e tornar mais eficiente o fluxo de informações.

Conheça os benefícios das empilhadeiras para a construção civil

A fim de que a operação logística no canteiro de obra funcione de modo eficiente, é necessário contar com equipamentos adequados, que proporcionem a otimização dos processos.

A utilização da empilhadeira no setor da construção civil tem crescido muito nos últimos tempos, devido em parte à utilização de pallets como base para o transporte de materiais.

As empilhadeiras são os equipamentos perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais com mais rapidez no canteiro de obras. Elas podem ser utilizadas na movimentação de armaduras, tijolos, cimento, peças, suprimentos, entre outros materiais.

A empilhadeira agiliza os procedimentos de carga e descarga de materiais. Além de também, melhorar o transporte dos mesmos para estoques e locais de utilização. Como resultado, elas diminuiem os problemas com desperdícios, acidentes e danos verificados no transporte manual.

Mas o uso de empilhadeiras deve ser considerado desde o momento de planejamento do canteiro de obras, uma vez que esse equipamento precisa de vias de circulação no canteiro durante o decorrer da obra.

Saiba quais são as empilhadeiras mais adequadas 

Empilhadeira MX25 Amarela Movix

Empilhadeiras Série SUPERCARGO  

As empilhadeiras todo terreno (off road) têm um papel muito importante na construção civil, setor em que as atividades estão sujeitas a terrenos irregulares e intempéries climáticas, por conseqüência exigindo das máquinas um melhor desempenho e proteção para a sua realização.

Projetada para suportar trabalhos pesados, a empilhadeira off road carrega até 4 toneladas de peso, além disso sua estrutura foi dimensionada para suportar os mais diversos terrenos irregulares. Ela oferece também a vantagem de conseguir se deslocar em locais de solo irregular, mesmo com a incidência de chuva, excesso de poeira e outras condições adversas.

A distância do chassi até o chão é adequada para vencer os obstáculos em qualquer tipo de terreno, o que a torna um equipamento de ótimo desempenho em locais de solo irregular.

Com tecnologia avançada, essas máquinas são construídas sobre chassi monobloco e têm transmissão automática (tipo conversor de torque). Além disso, são movidas a diesel e com torres de duplo ou triplo estágio, as elevações variam de 3,30 a 6,00 metros.

Empilhadeiras Série MAXXICARGO

Modelos como a Movix MaxxiCargo se destacam pela robustez e desempenho e oferecem mais segurança nas operações, maior vida útil e menor necessidade de manutenções.

A empilhadeira conta com funcionalidades exclusivas, como o Deslocador Lateral Integrado, que permite o movimento completo da torre na movimentação lateral de cargas.

Empilhadeiras Série MX

Já o modelo MX25 tem estrutura e raio de giro reduzidos para a realização de manobras em espaços pequenos, bem como oferece alto nível de conforto, ergonomia e segurança aos operadores.

A empilhadeira apresenta não apenas baixo consumo de combustível, maior velocidade e capacidade de inclinação, como também pneus de banda larga com máxima tração.

Mas quando a demanda é o máximo de força, as empilhadeiras da série MAXXICARGO são a melhor opção, pois oferecem alto padrão de durabilidade, resistência e desempenho em terrenos irregulares.

Como vimos, a aplicação correta da logística na construção civil é fundamental para garantir a eficiência, agilidade, economia e assegurar a boa execução das obras.

 

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica