fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Colheita Café

Saiba como evitar desperdício na colheita do café

A colheita do café, como praxe, é feita quando a maior parte dos frutos estiverem maduros, ou seja, no estágio cereja. A colheita do café varia de acordo com a região, e geralmente tem início 7 meses após a floração. E como evitar desperdício na colheita do café.

Fatores importantes para evitar o desperdício na colheita do café, já que a cafeicultura é uma das atividades mais significativas para o agronegócio.

Alguns fatores importantes de como evitar o desperdício na colheita do café

O desperdício na colheita do café é o resultado da soma de inúmeros fatores, que precisam de atenção. Eles abrangem a produção, a colheita e pós-colheita na cafeicultura. A falta destes cuidados acarretará prejuízos para o produtor e ao solo para próxima safra.

O ideal é sempre utilizar equipamentos certos, que auxiliam a produtividade, como é o caso de empilhadeiras Off Road todo terreno. Além disso, é importantíssimo seguir alguns passos como o que listamos abaixo.

  • Atente-se às condições climáticas e ambientais

Para ser bem-sucedido no momento da colheita, o produtor de café, deve fazer uso de um planejamento que abranja todas as fases, da produção até a colheita, avaliando as condições climáticas, tipos de solo, produtividade e sistema de irrigação.

máquina colheita café

  • Invista em tecnologia na colheita do café

Muitos produtores utilizam-se da alta tecnologia para a colheita dos grãos, as colhedoras de café podem ser tracionadas por tratores agrícolas ou automotrizes, ambas realizam a colheita plena ou seletiva dos frutos do cafeeiro, não causam danos à planta. A demanda é grande e precisa de rapidez para colher o produto.

  • Treine operadores para a colheita mecanizada

É preciso treinar o operador da máquina para o seu funcionamento correto, buscando maior eficiência. O operador de máquinas agrícolas faz o curso de formação inicial em operador de máquinas, o curso forma profissionais que operam máquinas e implementos necessários nas atividades agropecuárias, identificando o funcionamento e obedecendo às normas de segurança e manutenção, indispensável para evitar o desperdício na colheita de café.

  • A manutenção do equipamento

A colhedora utilizada para a colheita do café deve estar bem regulada para garantir maior eficiência, evitando o desperdício na colheita do café. A manutenção da colhedora permite também evitar danos no cafeeiro, que possam comprometer safras futuras e provocar enormes prejuízos.

  • Utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual)

Para a colheita mecanizada faz-se necessário a utilização de Equipamento de Proteção Individual. Este é fornecido pelo empregador e inclui os seguintes equipamentos: butina, mangote de pano, luvas, óculos, touca árabe ou chapéu.

A proteção dos olhos é muito importante pois durante a colheita do café há aumento do número de acidentes oculares causados por galhos que atingem o rosto dos apanhadores. Também existe um fungo na planta, causador da ceratite fúngica que causa danos no globo ocular.

  • A regulagem da colhedora

O mercado de máquinas está sempre à procura de inovação, possibilitando ao cafeicultor vários modelos de colhedoras de café que possuem sistema de regulagem e influem diretamente na derriça, com o mínimo de desperdício na colheita.

As principais regulagens das colhedoras são a velocidade operacional e a vibração das varetas. Normalmente são utilizadas de 1000 a 1600 m/h e de 700 a 900 rpm, buscando o resultado desejado. Quanto menor a velocidade e maior a vibração das hastes, maior será a eficiência do produto colhido, evitando desperdício na colheita do café.

  • O grão colhido deve permanecer na lavoura por no máximo até 6 horas

O grão colhido não pode ficar na lavoura por muito tempo, o período máximo é de até 6 horas. Este, deve ser transportado em sacarias próprias ou em outro recipiente para a área de beneficiamento do produto, o mais rápido possível para que não aconteça a fermentação indesejada, evitando o desperdício na colheita do café.

Portanto, os cafeicultores em busca da redução de custos e na melhoria do produto final, aderem cada vez mais a colhedoras mecanizadas para evitar desperdício na colheita do café

Comece hoje a empregar a colheita mecanizada em sua lavoura para evitar desperdício na colheita do café.

COMPARTILHE