A etapa da colheita é a mais importante na safra de café. Afinal, ao adotar os cuidados certos, você garante um produto final de maior qualidade e sabor. Além disso, obtém um maior rendimento dos grãos e faz valer todos os investimentos que realizou na etapa de plantio.
O Brasil segue como maior produtor e exportador cafeeiro do mundo. Aliás, de acordo com o Sumário Executivo do Café de abril de 2022, a produção do ano passado foi de aproximadamente 55,7 milhões de sacas de 60kg.
Em meio a um mercado tão significativo para a economia nacional, a competitividade da sua lavoura pode ser fortemente influenciada pelas boas práticas de colheita. Então, pensando nisso, criamos este artigo com os 4 cuidados essenciais para adotar na hora de colher. Confira.
Quais cuidados na colheita mais impactam a safra de café?
Na safra de café, o tempo de colheita depois da floração é de aproximadamente 7 meses. Como ocorre mais de uma floração anual, a colheita ocorre por diversos meses. Ou seja, trata-se de um processo recorrente nas lavouras.
Inúmeros fatores podem influenciar a qualidade dos grãos, desde o manejo da lavoura, até as condições climáticas. Contudo, no fim do processo, fatores como o momento da colheita, beneficiamento e armazenamento são os mais decisivos. Veja os principais cuidados:
Fique atento ao período ideal para colher
Se o processo de colheita é decisivo para o sucesso da safra de café, um dos cuidados mais importantes é garantir que ele seja realizado no período certo. Afinal, isso influencia diretamente na qualidade do produto final.
A época adequada depende de diversos fatores. Eles incluem a variedade do café, sistema de plantio, pluviosidade, tipo de solo, exposição solar, entre outros. Então, o ideal é colher no momento de maior uniformidade de maturação, com o mínimo de frutos verdes e passas.
No Brasil, a colheita costuma ocorrer entre abril e setembro, ficando mais intensa de junho a agosto. Contudo, isso varia conforme cada região. Pelo menos 30 dias antes, recomenda-se fazer a arruação da lavoura para facilitar o processo.
Escolha um método de colheita
Durante a safra de café, o método de colheita utilizado pode ser manual, semi-mecanizado ou mecanizado. Sua escolha depende da ondulação do solo, do sistema de produção utilizado, espaçamento entre os pés e até da idade da lavoura.
Se o serviço for manual, ele pode ser seletivo ou por derriça. No primeiro caso, é feita a seleção das cerejas maduras. Ele é trabalhoso e demorado, mas agrega mais valor ao produto final. Já no segundo, se recolhem todos os frutos de forma mais ágil, mas menos criteriosa.
Na colheita semi-mecanizada, os catadores usam derriçadoras motorizadas para que os frutos maduros caiam sobre as telas. Por sua vez, a mecanizada é feita por grandes máquinas colhedoras. Sua eficiência é muito melhor, mas exige um maior espaçamento entre as linhas.
Tenha atenção ao pós colheita
A safra de café só será bem-sucedida se o pós-colheita tiver qualidade. Depois de colher os grãos, seu teor de água ainda é muito elevado. Por isso, é essencial prezar pelas etapas de secagem para garantir a qualidade do produto final.
Durante a secagem dos grãos, o objetivo é que eles atinjam uma umidade de 10,5% a 11,5%. Então, no beneficiamento, são separadas as cascas secas, além de impurezas como restos vegetais e pedras.
Depois, o café é posicionado em big-bags ou sacarias. O correto armazenamento é vital para a integridade do produto. Por isso, ele deve ser feito em local arejado, sem iluminação solar direta e em paletes para evitar o contato direto com o piso, que deve estar limpo e ser impermeável.
Conte com bons equipamentos
Por fim, lembre-se que o sucesso da safra de café depende de excelentes equipamentos. Afinal, são eles que conferem a eficiência, agilidade e qualidade que você precisa durante todas as suas operações.
Na colheita, boas colhedoras selecionam os grãos por meio da regulação da velocidade de deslocamento, da intensidade de vibração das varetas e de outros ajustes. E, quanto à máquina de beneficiamento, dependendo das suas necessidades, ela pode ser móvel ou fixa.
No transporte da lavoura ao galpão, você precisa de empilhadeiras com raio de giro reduzido e que operam em todo tipo de terreno. Já no armazenamento, é essencial ter mobilidade e flexibilidade para mover os pallets, mas sem a emissão de poluentes em ambientes fechados.
A Movix tem uma linha completa de empilhadeiras a diesel, gás e elétricas, que podem contribuir significativamente para os resultados dos seus processos. Além dos melhores equipamentos, também fazemos questão de prestar auxílio às demandas da sua propriedade!
Por isso, criamos um material completo para você gerenciar as suas finanças produtivas e elevar sua lucratividade. Baixe agora nosso eBook de Gestão de Custos e impulsione os resultados da sua safra de café!