fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

empilhadeira nova ou usada

Quando investir em empilhadeira nova ou usada?

Por mais que investir em uma empilhadeira nova garanta melhor assistência e menos riscos de manutenção, existem algumas situações que a aquisição de uma empilhadeira usada pode ser mais vantajosa.

Mesmo que esse tipo de equipamento seja fundamental para os processos logísticos de diversas empresas, muitos negócios ainda estudam a sua implementação ou encontram dificuldades na hora de fazer a escolha certa.

A seguir, descubra se comprar uma empilhadeira nova é a escolha certa, tanto para as organizações que não dispõem de maquinário de carga, quanto para as que possuem semelhantes ou que já contam com empilhadeira usada.

Saiba como uma empilhadeira usada pode ser a melhor alternativa para quem ainda não dispõe de maquinário

Locais em que toda a logística ainda é feita de forma manual precisam enfrentar mudanças estruturais significativas para poder receber a movimentação de máquinas.

Ao obter uma empilhadeira, é preciso ter em mente que os processos logísticos deverão ser alterados, e isso inclui a disposição do estoque, gestão de fluxos, espaços de carga e descarga, períodos de manutenção, entre outras questões importantes.

Se você ainda não possui nenhum tipo de equipamento, os gastos com adequação podem ser maiores, o que torna a aquisição de uma empilhadeira nova menos viável.

Por mais que, nos próximos itens, descreveremos sobre como uma empilhadeira usada às vezes pode se tornar mais dispendiosa à longo prazo, é importante ponderar os gastos iniciais ao aderir a esse tipo de operação.

Avalie bem a sua aquisição caso você já possua um equipamento semelhante

Ao contrário do caso citado anteriormente, também existem muitas empresas que já estão preparadas para receber novas máquinas sem a necessidade de alterar muitos detalhes em sua logística.

Empilhadeira_SuperCargo_Movix_Cimento

Nesses casos, muitas vezes a produção mecanizada fica a cargo de equipamentos semelhantes às empilhadeiras, como tratores ou outras máquinas de força mecânica e capacidade adaptativa parecidas.

Por mais que esse tipo de solução possa sanar diversas necessidades com custos muitas vezes menores, é preciso ter em mente que uma empilhadeira nova agrega funções que otimizam as operações, sendo um investimento que se paga em curto ou médio prazo. Suas vantagens são inúmeras:

  • Maior facilidade de operação;
  • Movimentação ágil e descomplicada de cargas;
  • O raio de giro e garfos de transporte aumentam as possibilidades de logística, como maior empilhamento das cargas ou estreitamento dos corredores;
  • Conte com assistência completa do fabricante em relação às atividades específicas que você deseja realizar com a empilhadeira;
  • Como são equipamentos voltados estritamente para esse fim, a necessidade de manutenções é menor e a vida útil é extremamente maior que a de máquinas semelhantes.

Ao optar por uma empilhadeira nova ou usada, procure avaliar os gastos que o seu atual equipamento já representa e quais pontos da sua estrutura deveriam ser adequados. Dessa forma, assim como mencionamos no item anterior, a avaliação de custo-benefício se tornará mais clara para a sua aquisição.

Descubra por que trocar a sua máquina atual por uma empilhadeira nova 

Agora que você já sabe que uma empilhadeira usada normalmente é a opção mais viável para quem ainda está se adequando a esse tipo de maquinário e que a substituição de equipamentos semelhantes é a melhor escolha na maioria das situações, os motivos da aquisição de uma empilhadeira nova podem se tornar bem claros para quem já conta com uma máquina antiga.

Tenha em mente que, ao optar bom um bom fabricante para adquirir o seu novo maquinário, você garante um padrão de assistência, garantia e de manutenções que não existe em uma empilhadeira usada.

A economia no combustível, o ganho significativo de agilidade nos processos e a inexistência do risco de parar a sua operação inteira por eventuais problemas mecânicos são mais alguns motivos que levam os gestores a apostar no padrão de empilhadeira nova em detrimento das usadas.

Outro fator a ser considerado é que, muitas vezes, uma empilhadeira usada não é capaz de receber adequadamente as versões mais modernas de acessórios indispensáveis para atividades específicas, como conchas hidráulicas, dispositivos big bag, prolongadores de garfos, entre outros insumos que não podem faltar na maioria dos centros logísticos!

Tire todas as suas dúvidas antes de adquirir uma empilhadeira acessando nosso material abaixo:

COMPARTILHE