fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

qual-a-melhor-empilhadeira-para-ceramicas

Qual a melhor empilhadeira para cerâmicas

O transporte de cargas é uma atividade essencial no dia a dia do setor de cerâmica. Ele envolve desde a extração de matéria-prima, até a movimentação interna durante as etapas de produção e a entrega dos produtos cerâmicos aos clientes.

A otimização das etapas do processo logístico pode trazer uma série de benefícios para a sua cerâmica. Fatores como o maquinário cerâmico, a qualidade das matérias primas, as máquinas para transporte utilizadas e mão de obra qualificada devem ser observados.

Os equipamentos utilizados no transporte são primordiais para garantir o bom andamento dos processos, a integridade dos produtos e a satisfação dos clientes. Neste artigo, vamos explicar qual é o melhor tipo de empilhadeira para cerâmicas e dar dicas para tornar a logística mais eficiente. 

Entenda como funciona o processo de paletização

A paletização é uma estratégia de organização muito empregada na indústria em geral para a organização, movimentação (carga/descarga) e acomodação de mercadorias com segurança.

Muitas cerâmicas já utilizam o processo de paletização para reduzir custos e mão de obra, otimizar o tempo e garantir maior segurança na etapa de transporte entre a cerâmica e os  clientes.

O processo de paletização consiste na organização de um conjunto de blocos e tijolos cerâmicos sobre os paletes, que servem de base para que empilhadeiras e robôs movimentem as cargas com facilidade. 

Para facilitar o acondicionamento dos tijolos e blocos cerâmicos nos caminhões, você pode utilizar um carregador/descarregador automático em conjunto com as empilhadeiras. A esteira de transporte possibilita alimentar vagonetas, estantes ou paletes de modo automatizada.

Otimize a logística com a unitização de cargas

Para garantir a eficiência nos processos e reduzir custos, as cerâmicas precisam adotar melhorias nos métodos de movimentação de materiais. Os métodos de movimentação e unitização de cargas permitem reduzir o prazo necessário para atender aos pedidos dos clientes. Além disso, eles favorecem as reduções de custos e da mão de obra necessária para realizar as operações, bem como da frota utilizada para atender aos pedidos nos prazos estipulados.

A unitização oferece várias possibilidades para carregar e descarregar mercadorias unitizadas em caminhões. Mas a mais eficiente é utilizar uma empilhadeira frontal a contrapeso e um guindaste veicular. Desse modo, a empilhadeira levanta a carga unitizada em um pallet sobre a carroceria aberta de um caminhão, trazendo maior eficiência e velocidade às operações. A escolha do posicionamento dos materiais utilizados depende das dimensões de cada produto a ser unitizado, do peso e da diferença entre os itens a serem unitizados.

Após a unitização, o lote unitizado de blocos e tijolos cerâmicos é movimentado por uma empilhadeira para o estoque de produtos. O uso dessas máquinas reduz muito o tempo, em comparação ao trabalho manual. Uma empilhadeira é capaz de carregar totalmente um caminhão em cerca de 7 minutos. Por outro lado, para fazer o carregamento do caminhão manualmente, utilizando 10 pessoas, levaria cerca de 1,5 hora de trabalho.

Veja quais são as melhores empilhadeiras para cerâmicas

A utilização da empilhadeira no setor cerâmico tem crescido muito nos últimos tempos, devido em parte à utilização de paletes como base para o transporte de materiais. O uso de máquinas adequadas é fundamental para garantir a eficiência, agilidade e economia nas operações e preservar a segurança dos trabalhadores.

As empilhadeiras todo terreno (off road) são as mais recomendadas para o setor cerâmico, pois são resistentes, versáteis e altamente eficientes. Trabalhar em terrenos irregulares e condições adversas, debaixo de poeira ou de chuva, traz grandes desafios tanto para as máquinas quanto para os operadores.

As empilhadeiras são os equipamentos perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais com mais rapidez. Essas máquinas agilizam os procedimentos de carga e descarga de materiais e o transporte dos mesmos para estoques e locais de utilização. Desse modo, elas diminuem os problemas com desperdícios, acidentes e danos verificados no transporte manual.

Conheça as empilhadeiras todo terreno da Movix

Entre os equipamentos desenvolvidos pela Movix, destaca-se a empilhadeira todo terreno MAXXICARGO, projetada especialmente para serviços pesados em terrenos irregulares. Com tecnologia avançada, ela é construída sobre chassi monobloco, com transmissão automática e ampla altura do solo. Extremamente robusta e com desempenho muito eficaz, a MAXXICARGO oferece excelente dirigibilidade e todo o conforto para o seu operador. O design moderno proporciona total segurança e durabilidade.

A empilhadeira é utilizada nas mais variadas aplicações, sendo recomendada para construtoras, depósitos de materiais de construção, fabricantes de artefatos de cimento, indústrias cerâmicas, madeireiras e muitos outros.

Já a Série MX tem estrutura e raio de giro reduzidos para a realização de manobras em espaços pequenos e oferece alto nível de conforto, ergonomia e segurança aos operadores.

Compacta, robusta e durável, essa empilhadeira encara todo tipo de terreno com agilidade e eficiência. De fácil operação e mecânica simplificada, ela se adapta muito bem nas atividades de empresas de materiais de construção, cerâmicas, madeireiras, pomares ou qualquer indústria com terrenos irregulares.

Com 27 cm de vão livre do solo, a máquina encara os terrenos mais irregulares com facilidade. Pneus maiores e mais largos e suspensão robusta garantem um rodar seguro em terrenos desnivelados.

Capaz de suportar cargas de até 3.500kg, essa empilhadeira todo terreno apresenta baixo consumo de combustível, maior velocidade e capacidade de inclinação, sistema de bloqueio automático e pneus de banda larga com máxima tração.

Com design moderno, essas máquinas também oferecem excelente dirigibilidade e conforto para os operadores. Extremamente robustas e eficazes, elas proporcionam total segurança, agilidade e durabilidade, apresentando uma ótima relação custo x benefício.

Quer saber mais sobre as empilhadeiras todo terreno? Veja aqui um comparativo entre empilhadeiras industriais e off-road.

COMPARTILHE