fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

manutenção de peças para empilhadeira - movix

6 dicas para cuidar das peças para empilhadeira

Você sabe detalhes sobre as peças para empilhadeira

Como toda máquina, uma empilhadeira é composta por muitas peças que, juntas, compõem seu sistema completo. 

Assim, para que o desempenho da máquina não seja comprometido, é necessário que as peças sejam de qualidade, estejam em boas condições e funcionem corretamente.

Para isso, gestores e operadores devem se organizar para realizar manutenções preventivas em um intervalo de tempo determinado pelo fabricante. Se necessário, a empresa deve buscar assistência técnica especializada e repositores de peças confiáveis.

Além disso, é essencial que reservem um tempo, de preferência nos primeiros horários do dia útil, para realizar a verificação das peças antes de utilizar a máquina.

Do contrário, as interrupções no fluxo de trabalho podem atrapalhar a rotina e gerar grandes prejuízos para a empresa. Em situações mais graves, é necessário substituir completamente a máquina por uma nova. 

Por isso, neste artigo vamos te mostrar quais são as principais peças da empilhadeira, quais cuidados adotar para aumentar sua durabilidade e explicar por que esses procedimentos são essenciais. 

Quais são as principais peças para empilhadeira?

Antes de saber como cuidar da sua empilhadeira, é essencial que você conheça sua estrutura e as peças que a compõem. 

Para isso, é necessário levar em conta o tipo de empilhadeira que você utiliza – a diesel, a gás, elétrica ou manual. Afinal, cada modelo será formado por peças específicas. 

No entanto, podemos considerar que algumas partes e peças são comuns para todos os modelos. Assim, elas compõem a parte externa e interna da empilhadeira, produzidas em diferentes tamanhos e funcionalidades. 

Nesse sentido, algumas peças são mais simples de consertar ou substituir quando necessário e outras mais difíceis. E, é por isso que a manutenção preventiva e monitoramento diário são tão importantes! 

Veja as principais estruturas e peças de uma empilhadeira:

  • Rodas
  • Torre
  • Garfos
  • Sistema hidráulico
  • Mangueiras
  • Correias
  • Componentes do motor 
  • Lanternas e faróis
  • Bancos
  • Volante
  • Alavancas de controle da torre
  • Acessórios (big bag, concha hidráulica, garra de fardos)
  • Filtro para o motor (de óleo e ar)
  • Juntas para a empilhadeira
  • Sapatas e cilindros para os sistemas de freios
  • Engrenagens e rolamentos de transmissão

Como cuidar das peças para empilhadeira?

Agora que você já sabe quais são as principais peças para empilhadeira, veja algumas dicas de como cuidar delas para manter o bom funcionamento da máquina e aumentar sua durabilidade.

1. Faça manutenção preventiva

A manutenção preventiva consiste no procedimento de avaliação e checagem de peças mesmo quando a empilhadeira não apresenta nenhum problema aparente. O momento de realizá-la pode ser definido por três fatores conhecidos como gatilhos, são eles:

  1. Tempo. Ex.: Realizar a manutenção a cada 3 meses.
  2. Horas de funcionamento. Ex.: Realizar a manutenção a cada 1.200 horas de uso.
  3. Produtividade. Ex.: Realizar a manutenção a cada X kg transportados.

A principal vantagem desse tipo de manutenção, é que ela pode ser feita de maneira sistemática e planejada, sem interromper o fluxo de produção de maneira inesperada.

Além disso, é através da manutenção preventiva que se identificam pequenos danos ou falhas na empilhadeira, facilitando a troca de peças ou reparo antes que o prejuízo seja maior. 

Geralmente, os fabricantes oferecem orientações quanto aos gatilhos da manutenção preventiva de acordo com o modelo da empilhadeira.

2. Cheque as peças diariamente

Reserve parte do dia para fazer a checagem das peças da empilhadeira.

Um procedimento que pode facilitar essa tarefa, é produzir um checklist de todas as partes da empilhadeira que precisam ser verificadas pelos operadores. Assim, você facilita o trabalho e garante que nenhuma peça seja esquecida.

Essa verificação é essencial, especialmente no que diz respeito ao motor. Muitos gestores e especialistas afirmam que a principal causa de quebra de peças, é a falta de óleo no motor. Além de interromper o trabalho, essa falha pode tornar o custo de reparo elevado, trazendo prejuízos para a empresa.

3. Verifique os itens de segurança

Os acessórios de segurança da empilhadeira devem estar em boas condições de uso, garantindo a integridade dos colaboradores e, claro, do equipamento.

Assim, extintores de incêndio, por exemplo, devem estar dentro da data de validade. Cintos de segurança, por sua vez, precisam estar inteiros e em bom estado, assim como os operadores devem ser conscientizados a respeito de seu uso. 

Além disso, os faróis, lanternas e alertas sonoros da empilhadeira também precisam funcionar normalmente, para sinalizar outras pessoas que se movimentam pelo recinto e evitar acidentes com prateleiras ou outros objetos.

Muitos problemas graves podem ser evitados quando as peças de segurança da empilhadeira estão de acordo com as normas do setor. Portanto, dê a atenção necessária a esse item. 

4. Respeite o limite de carga

Desrespeitar o limite de carga pode gerar desgastes e diminuir a durabilidade da sua empilhadeira. Parece óbvio, mas muitas empresas ainda ignoram essa regra básica para a movimentação de carga.

Então, se a máquina é constantemente sobrecarregada com cargas maiores do que ela suporta, é muito provável que as peças quebrem ou precisem de reparos. 

Ao invés de ganhar tempo e aumentar os lucros, como a maioria das empresas imagina, ela precisará gastar ainda mais em manutenções e substituições de peças. 

5. Busque fornecedores de peças confiáveis

Mesmo a melhor e mais durável das empilhadeiras precisará de reparos e trocas de peças. 

Portanto, é essencial que você busque fornecedores confiáveis. Eles devem oferecer peças condizentes com o modelo da empilhadeira e com as necessidades da sua empresa. 

Uma excelente novidade é que, em breve, a Movix também distribuirá peças para empilhadeiras. Assim, você poderá contar com um serviço super completo e, claro, com a qualidade que você já conhece.

6. Invista em assistência técnica especializada

Por fim, invista em um serviço de assistência técnica especializada para cuidar da sua empilhadeira com problemas.

Ou seja, o técnico deve conhecer a máquina, além de saber como e onde mexer. Aliás, esse serviço compõe um pós-venda de qualidade e deve ser fator decisivo para você escolher onde comprar a sua empilhadeira.

A Movix já oferece o serviço de assistência técnica especializada em diversos locais do país. Assim, não importa onde sua empresa esteja, temos certeza que podemos oferecer o suporte que você precisar.

Então, esperamos que você tenha gostado de conhecer sobre peças de empilhadeira e alguns cuidados necessários para garantir sua qualidade por mais tempo. 

Se você quiser mais informações super úteis sobre empilhadeiras, acesse nosso blog e leia outros artigos como este.

COMPARTILHE