fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

NR12 atualizada e a sua aplicação na indústria madeireira 1

NR12 atualizada e a sua aplicação na indústria madeireira

A norma NR12, que trata sobre a segurança na utilização de máquinas e equipamentos, sofreu alterações significativas em julho de 2019.

Além de atender aos requisitos legais, a adequação das máquinas às normas vigentes também eleva o grau de segurança para os seus operadores.

Você já conhece as exigências da NR12 e a sua aplicação na indústria madeireira? Sabe o que dizem as atualizações da norma? Confira a seguir!

Conheça as exigências da NR12 na indústria madeireira

A NR12 visa a garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso dos trabalhadores. Ela exige informações completas sobre todo o ciclo de vida das máquinas e equipamentos, incluindo o transporte, instalação, utilização, manutenção e a eliminação ao final da sua vida útil.

Na indústria madeireira, os maiores riscos se devem principalmente ao uso inadequado de equipamentos, à falta de treinamento dos colaboradores e ao emprego inadequado dos itens de segurança. Afinal, o uso de máquinas em estado precário, sem manutenção e sem as proteções necessárias aumenta muito os riscos de acidentes.

Veja, a seguir, alguns dos principais pontos da NR12:

* A gestão da empresa deve fornecer treinamento periódico e devidamente documentado de funcionários, de modo a garantir a segurança dos procedimentos internos e reduzir os riscos da atividade. Somente pessoas treinadas, habilitadas e autorizadas poderão operar equipamentos como empilhadeiras, guindastes e pontes rolantes.

* A empresa também deve ainda adotar uma política de manutenção preventiva de seus equipamentos, diminuindo a probabilidade de falhas técnicas.

* As máquinas, equipamentos e instalações devem possuir sinalização de segurança para advertir os trabalhadores sobre os riscos envolvidos nas atividades. Essa sinalização envolve a utilização de cores, símbolos, inscrições, sinais luminosos ou sonoros, entre outras formas de comunicação.

* As medidas de proteção coletiva incluem a implantação de proteções físicas fixas nas áreas de risco, como o enclausuramento de sistemas de transmissão por correias e polias. Além disso, a norma exige a adoção de um circuito de parada de emergência.

* É fundamental que a indústria tenha o documento de análise de risco de suas máquinas e equipamentos. A apreciação de riscos abrange todo o sistema de segurança das máquinas e equipamentos, incluindo os aspectos elétricos, eletrônicos, pneumáticos, hidráulicos e mecânicos.

NR12 atualizada e a sua aplicação na indústria madeireira 4

Entenda as atualizações mais recentes da NR12

Criada pela Portaria n.º 3.214, de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho, a NR12 foi atualizada pela última vez por meio da Portaria Nº 916 do Ministério da Economia, de 30 de julho de 2019. Essas mudanças deram maior concisão à norma, contribuindo assim para reduzir as ambiguidades do texto original.

Houve, inclusive, a exclusão de diversos pontos que versam sobre assuntos para os quais há normas específicas. Entre eles, estão os artigos que tratam sobre os princípios ergonômicos relacionados ao uso de máquinas, pois já são tratados na NR-17. Além disso, os artigos que tratam sobre o uso adequado de EPIs também foram excluídos.

A seguir, apresentamos algumas das principais atualizações trazidas pela norma:

* O estado da técnica teve a sua utilização fortalecida pela nova versão da NR. Na adequação das máquinas às medidas de segurança, devem ser levados em conta o seu momento construtivo, as suas características, as limitações tecnológicas e os custos.

* Máquinas fabricadas em observância às exigências das normas técnicas existentes à época da sua fabricação não precisam ser adequadas às normas publicadas posteriormente à sua fabricação. De qualquer modo, elas devem atender aos princípios de segurança.

* Além disso, as máquinas que estiverem em conformidade com as normas técnicas vigentes brasileiras (ABNT/NBR) ou internacionais (ISO e IEC) estarão de acordo com a NR 12.

* Equipamentos estáticos, ferramentas elétricas portáteis (manuais) e ferramentas elétricas transportáveis (semiestacionárias) ficam dispensados de adequação da NR 12.

* A instalação de sistema de segurança poderá ser realizada por profissional habilitado ou qualificado, autorizado pela empresa, e não mais apenas por um profissional legalmente habilitado.

* Outra mudança diz respeito ao inventário de máquinas, que deixou de ser obrigatório. Agora os empreendedores precisam apenas manter uma relação das máquinas e equipamentos que utilizam à disposição da Auditoria do Trabalho. As exigências para elaboração dos manuais também foram simplificadas.

* O item 12.5.2.1 flexibilizou a escolha dos profissionais que podem ficar encarregados de fazer instalações em máquinas e equipamentos.

* Já o item 12.1.12 passou a englobar também os sistemas robóticos, o que não estava previsto anteriormente.

Saiba quais são as empilhadeiras ideais para madeireiras

As empilhadeiras off road apresentam um ótimo desempenho no setor madeireiro. Projetadas para suportar trabalhos pesados, essas máquinas carregam até 4 toneladas de peso. As empilhadeiras off road também oferecem a vantagem de conseguir se deslocar em locais de solo irregular, sob influência de chuva, excesso de poeira e outras condições adversas.

Desenvolvida para suportar o trabalho pesado nos terrenos mais difíceis, a empilhadeira MaxxiCargo combina alta tecnologia com excelente desempenho e dirigibilidade. Com estrutura reforçada, ela oferece mais segurança nas operações, maior vida útil e menor necessidade de manutenções.

A empilhadeira conta ainda com funcionalidades exclusivas, como o Deslocador Lateral Integrado, que permite o movimento completo da torre na movimentação lateral de cargas.

Outro modelo que vem tendo uma ótima aceitação no mercado é a linha MX, uma empilhadeira a diesel todo terreno com equipamento hidráulico e mecânico sem componentes eletrônicos.

De fácil operação e mecânica simplificada, a MX tem estrutura e raio de giro reduzidos para a realização de manobras em espaços pequenos. Além disso, oferece alto nível de conforto, ergonomia e segurança aos operadores.

Como vimos, é muito importante observar as normas da NR-12 para manter a segurança, assegurar o bom andamento das operações e evitar acidentes na indústria madeireira.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como as empilhadeiras off road são usadas na indústria madeireira? Veja aqui!

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp