fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Movimentação e armazenamento de grãos

Movimentação e armazenamento de grãos: melhores práticas em sementeiras

Para que a semeadura avance bem, alguns cuidados são necessários na movimentação e armazenamento grãos nas sementeiras e fazendas. Desse modo, é possível assegurar uma melhoria na qualidade das sementes e aumento de produtividade na lavoura.

Um sistema de movimentação adequado contribui para que as sementeiras se tornem mais competitivas, garantam economia de escala na produção e reduzam os preços dos produtos.

Mas você sabe quais são as melhores práticas em sementeiras? Quais são os cuidados necessários na movimentação e armazenamento de grãos? Neste artigo, você encontrará informações valiosas e dicas para otimizar o seu processo produtivo. Confira!

Veja quais são os cuidados necessários durante o plantio

Muitas vezes, os produtores querem acelerar o plantio para colher outra cultura, mas isso pode resultar em perdas nas duas safras. Mesmo se forem usadas sementes de alto padrão de qualidade, caso haja atraso nas chuvas ou irregularidades climáticas, o resultado pode ser a baixa produtividade. Por isso, o melhor é aguardar a estabilidade das chuvas para iniciar um plantio seguro e evitar riscos.

Afinal, até mesmo para sementes de alta qualidade é necessário contar com um solo em condições adequadas para germinação. Caso o plantio seja feito em terra seca, devido à falta de chuvas, as plantas tendem a ter problemas de germinação. Mesmo se elas conseguirem germinar, podem depois tombar e gerar muitas falhas de estande.

A recomendação é que os produtores tenham cautela quanto à retirada do insumo nas empresas, para não prejudicar a qualidade da germinação. Eles podem até comprar as sementes com antecedência, mas só devem buscá-las nos sementeiros na hora de plantar.

Conheça os cuidados necessários na armazenagem

Os cuidados com as sementes não se limitam ao melhor momento para o plantio, mas também se estendem ao método correto de armazenagem. Caso o produtor não tenha como guardar o insumo da maneira mais adequada, o certo é deixar os grãos na sementeira e só buscar quando for realmente usar.

O ideal é que as sementes sejam retiradas no período de regularização das chuvas e favorável ao plantio. Desse modo, fica mais viável garantir uma boa condição de armazenamento. Esses insumos jamais devem ser guardados no barracão e apenas cobertos com lona preta, pois eles tendem a perder o vigor rapidamente.

Por mais que os produtores tentem manter os armazéns limpos e frescos, eles geralmente apresentam impurezas e variações bruscas de temperatura interna. Além disso, também é comum encontrar pragas e infiltrações nesses locais.

Para que a semente chegue com qualidade até o produtor, é necessário planejamento e a adoção de um rigoroso controle de qualidade, viabilizado por profissionais qualificados.

Saiba como fazer um armazenamento de grãos eficiente

Agora que já falamos das principais dificuldades de armazenar sementes e da importância de realizar uma conservação eficiente, daremos algumas dicas que você deve adotar caso queira colher os frutos de um bom armazenamento. Confira:

  1. As sementes necessitam ser armazenadas em ambientes com temperaturas que giram em torno de 15, pois essa condição potencializa o seu poder de germinação.
  2. Uma alternativa para manter a temperatura adequada em regiões mais quentes é a utilização de ar-condicionado nos armazéns. Ele evita que as sementes sejam relegadas a variações externas e que a capacidade de polinização seja prejudicada.
  3. Para evitar a umidade dos lugares em que as sementes são armazenadas, o local deve ser hermético para provocar um isolamento térmico. Uma vez que a umidade do ar é muito relativa, pode-se controlá-la internamente para que a semente não seque demais, prejudicando assim as suas condições ideias.
  4. A limpeza do ambiente é fundamental para o armazenamento adequado das sementes. Como é comum que as estocagens sejam feitas em fazendas, a infestação de bichos e pragas é um problema a ser monitorado. Por isso, deve-se optar por locais herméticos e melhor planejados, de modo que seja possível fazer um controle sanitário mais rigoroso e evitar perdas de insumos.
  5. Muitos fazendeiros acumulam uma grande quantidade de sacos de sementes em um mesmo local. Porém, a circulação do ar é importante na armazenagem, pois ela refresca o ambiente de maneira homogênea. Desse modo, é possível obter condições iguais de germinação em todo o espaço. Portanto, recomenda-se guardar os sacos em cima de pallets (estrados) de madeira para favorecer a circulação do ar.

Veja os benefícios do uso de empilhadeira na armazenagem

O processo de carregamento de sementes em caminhões realizado de maneira manual submete os funcionários a condições desgastantes e não ergonômicas.

Portanto, recomenda-se o uso de empilhadeiras para movimentar cargas nas sementeiras e propriedades rurais. Esses equipamentos trazem aumento de produtividade, maior segurança, redução de pessoas envolvidas, atendimento às normas regulamentadoras, entre outros benefícios.

As empilhadeiras todo terreno (off road) conseguem otimizar inúmeros serviços em terrenos irregulares e com desnível, trazendo força e agilidade para a lavoura. Por isso, apresentam um excelente desempenho mesmo em estradas acidentadas e sem pavimentação.

Essas máquinas também se destacam por sua capacidade para atingir níveis mais altos de elevação vertical com excelente capacidade de carga e maior velocidade e estabilidade. Elas possibilitam o empilhamento das cargas em grandes alturas com facilidade. 

Esses equipamentos são perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais para estoques e locais de utilização. Desse modo, eles evitam que ocorram desperdícios, acidentes e danos comuns no transporte manual.

Além disso, as empilhadeiras tornam o acesso aos estoques mais fácil e rápido, favorecendo uma melhor utilização dos espaços verticais e uma maior economia de espaço.

Movimentação e armazenamento de grãos

Conheça a linha de empilhadeiras todo terreno da Movix

Com fábrica própria, a Movix conta com uma linha completa de empilhadeiras off road robustas, econômicas e duráveis, muito adequadas para o agronegócio. 

Movida a diesel, a empilhadeira MX25 tem estrutura muito mais resistente que dos modelos comuns. Muito compactas, essas máquinas oferecem agilidade e eficiência na movimentação em pequenos espaços.

Capaz de suportar cargas de até 3.500kg, a série MX apresenta baixo consumo de combustível, maior velocidade e capacidade de inclinação. 

Ideal para atividades externas, a Série MX tem distância do chassi até o chão adequada para solos desnivelados, pneus maiores e largos e suspensão robusta, que garantem um rodar seguro.

Com assento ergonômico, volante ajustável, iluminação e sinalização, essa máquina oferece alto nível de conforto, ergonomia e segurança aos operadores.

Já a empilhadeira MaxxiCargo combina alta tecnologia com excelente desempenho e dirigibilidade para suportar o trabalho pesado nos terrenos mais difíceis. Com estrutura reforçada, ela oferece mais segurança nas operações, maior vida útil e menor necessidade de manutenções.

Muito robusta, ela é construída sobre chassi monobloco e tem capacidade de 3 a 4 toneladas e ampla altura do solo. Movida a diesel e com torre duplo estágio, eleva cargas a 4 metros.

Com transmissão automática e desempenho muito eficaz, a MaxxiCargo oferece excelente dirigibilidade e todo o conforto para o seu operador. O design moderno proporciona total segurança e durabilidade.

A empilhadeira conta ainda com funcionalidades exclusivas, como o Deslocador Lateral Integrado, que permite o movimento completo da torre na movimentação lateral de cargas. 

Como vimos, a movimentação e armazenamento dos grãos em sementeiras requer alguns cuidados para garantir uma boa germinação e o aumento da produtividade na lavoura.

COMPARTILHE