fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

inovação na indústria madeireira

Inovação na indústria madeireira. Conheça as grandes novidades tecnológicas

O uso de novas tecnologias já é inevitável em praticamente todos os setores do mercado atual, fato que não apenas redobra a atenção dos investidores, mas também gera um novo mundo de possibilidades para a indústria madeireira.

De soluções para aperfeiçoar o manejo florestal, até equipamentos de precisão que agregam mais valor e novas aplicações aos produtos feitos a partir da madeira, o avanço tecnológico garante um novo padrão de excelência frente a padrões, regulamentações e consumidores cada vez mais exigentes.

A seguir, entenda a relevância e confira os principais avanços das novas tecnologias na indústria madeireira.

Qual é a importância das novas tecnologias na indústria madeireira?

O concreto e o aço ainda são os protagonistas das grandes obras da construção civil, dado o seu padrão de resistência, manejo e durabilidade.

Essas duas soluções, porém, possuem um processo produtivo extremamente nocivo ao meio ambiente, em que muita energia é consumida e diversos poluentes são gerados.

Como se não bastasse, o resíduo gerado por esse tipo de matéria-prima nas edificações raramente pode ser reaproveitado de maneira simples, o que torna o incentivo para esse tipo de ação muitas vezes precário!

inovação na indústria madeireira

Felizmente, o uso da madeira está novamente em alta e só cresce no segmento da construção civil, graças aos diversos benefícios presentes no material:

  • Extrema versatilidade;
  • Totalmente renovável e sustentável;
  • Maior economia e melhor custo-benefício;
  • Precisão em cortes para acabamentos;
  • Reduz o tempo de construção;
  • Melhor desempenho estrutural.

Se antes essas vantagens eram inviabilizadas pela durabilidade da madeira e sua suscetibilidade a fatores externos, hoje as novas tecnologias permitem que sua vida útil e resistência sejam iguais às do concreto.

Por meio de avanços no beneficiamento e soluções modernas de tratamento, como estufa automatizada para a secagem precisa do material e autoclave com imunizantes cada vez mais avançados, a indústria madeireira traz soluções versáteis e economicamente viáveis para diferentes perfis de projetos.

Mais que prática, eficiente e barata, esse tipo de matéria-prima não provoca os efeitos nocivos que o aço e o concreto provocam ao meio ambiente, uma vez que sua exploração é fruto de áreas reflorestadas, submetidas ao processo de manejo previsto em lei.

Que tipo de avanço esperar para o setor nos próximos anos?

Com o foco crescente na sustentabilidade, na versatilidade e no padrão construtivo que são exigidos nas edificações modernas, a indústria madeireira ocupa um papel central de inovação, que estimula arquitetos, engenheiros e decoradores a apostarem na madeira para os seus projetos.

Graças ao grau de precisão do material, softwares 3D são cada vez mais comuns nas madeireiras, em que novas tecnologias construtivas, como o corte de precisão a laser ou CNC, moldam itens para acabamento, decoração ou até algumas estruturas.

Ainda no processo produtivo, sistemas interligados ERP e tecnologias da informação auxiliam a obtenção de dados e uma tomada precisa de decisões no dia a dia de trabalho, tornando a gestão mais eficiente e atenta aos aspectos que garantem a qualidade final de cada produto.

Já em relação aos produtos em si, é possível citar os avanços crescentes em compensados e madeiras ecológicas, que são produzidas a partir de resíduos plásticos e/ou cascas de madeira.

A madeira de lamina colada é outro excelente exemplo entre as novas tecnologias, pois seu método único de confecção viabiliza peças de grandes dimensões com imensa liberdade construtiva, proporcionando a criação de revestimentos, pilares, decks, vigas, painéis, entre outros itens.

Outra ferramenta que merece menção especial é o software público Bom Manejo, que está disponível gratuitamente no site da EMBRAPA para que a comunidade, os técnicos de empreendimentos florestais e, futuramente, os membros dos órgãos fiscalizadores tenham apoio completo no planejamento, elaboração e execução de seus planos de manejo florestal, com funções que vão desde as ações iniciais, como o levantamento dos dados do inventário, até o monitoramento completo dos cortes realizados.

Maxxicargo - Madeira movix

O próprio maquinário utilizado no pátio de operações é diretamente influenciado pelos avanços da indústria madeireira, como é o caso das empilhadeiras! Elas estão disponíveis em diversos modelos elétricos ou a diesel, que atendem a necessidades especificas, desde o uso em terrenos difíceis, até resistência contra as intempéries do tempo ou mobilidade em espaços muito saturados!

Quer saber ainda mais sobre o assunto?

Você já conhecia as características que concentram o foco do setor construtivo nos benefícios da madeira? Adota alguma das tecnologias que mencionamos no artigo em sua empresa? Quer saber ainda mais sobre esse e outros assuntos?

Então assine a newsletter do blog Movix para não perder nada sobre novas tecnologias e outros temas relevantes sobre a indústria madeireira, agropecuária, da construção civil e de empilhadeiras.

COMPARTILHE