BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

capa movix

Empilhadeira Industrial: Como escolher o modelo ideal para o meu negócio?

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Quando o assunto é empilhadeira industrial, existem muitos modelos disponíveis com as mais distintas características no mercado. 

A escolha certa para o seu negócio dependerá de vários fatores, incluindo o tipo de material que você está manuseando, o peso da carga e até mesmo o tamanho e estrutura do seu espaço de trabalho.

É por isso que é tão importante escolher a empilhadeira certa para o seu negócio. 

Afinal, a má escolha acaba acarretando em prejuízos não só na segurança, mas em desempenho, como dificuldades ao trabalhar em seu terreno, falta de capacidade de carga e elevação e diminuição da vida útil da empilhadeira, consequentemente gerando gastos desnecessários. 

Neste artigo vamos te ajudar a tomar essa decisão e escolher o modelo ideal para o seu negócio. Para isso, separamos cinco critérios indispensáveis para avaliar antes de comprar sua empilhadeira industrial. 

Seguindo essas dicas, você pode ter certeza que terá em suas mãos uma máquina que o ajudará a realizar o trabalho com segurança e eficiência.

5 Critérios para a Escolha da Empilhadeira Industrial Ideal

1. Capacidade Adequada

Uma das considerações mais importantes ao escolher uma empilhadeira é a sua capacidade. 

Assim, você precisa saber se a máquina pode lidar com o peso das cargas que você vai manusear. 

Afinal, se você tentar levantar uma carga mais pesada do que a empilhadeira pode suportar, poderá danificar o produto ou colocar seus colaboradores em risco.

Então, para determinar a capacidade certa para suas necessidades, comece observando a carga mais pesada que a empilhadeira precisará suportar. 

Em seguida, adicione 10% a esse peso para contabilizar qualquer variação de peso de carga. Isso lhe dará um bom ponto de partida para determinar a capacidade necessária. 

2. Características de segurança

Ao escolher uma empilhadeira, a segurança deve ser uma das suas principais prioridades. 

Afinal, essas máquinas são projetadas para funções pesadas, portanto, podem causar acidentes se não forem usadas da forma correta. 

Para ajudar a manter o trabalho seguro, procure empilhadeiras com recursos avançados.

Características como a configuração de banco, alarmes de ré e sistema de estabilidade podem ser muito úteis. 

Você também deve considerar a boa visibilidade da cabine do operador (se for muito baixa em relação ao solo, pode dificultar a visão do operador ao redor de objetos ou pessoas).

EMPILHADEIRA

3. Boa manobrabilidade

Outro critério importante a considerar é a manobrabilidade – a capacidade de manusear a empilhadeira sem dificuldades. 

Isso é importante especialmente se você for usar a máquina em espaços apertados, pois precisa ter certeza de que ela pode andar facilmente pelo seu pátio ou entre prateleiras em um galpão e conseguirá realizar a operação de maneira adequada.

Para testar a manobrabilidade, tente conduzir a empilhadeira em um espaço pequeno. Se for difícil ou parecer que vai tombar, provavelmente não é a máquina certa para as suas necessidades. 

4. Facilidade de uso

Embora as empilhadeiras sejam projetadas para trabalhos pesados, elas devem ser fáceis de operar. 

Assim, se uma empilhadeira for muito difícil de usar, seus colaboradores podem cometer erros que podem levar a acidentes.

Então, você precisa se certificar que eles podem operar a empilhadeira com segurança e eficiência.

Para verificar a facilidade de uso, observe os controles da máquina?

  • Eles são diretos? 
  • Seus funcionários podem alcançá-los facilmente? 
  • Podem ler o painel sem grandes dificuldades? 
  • Qual a mecânica da empilhadeira?

Caso contrário, a empilhadeira pode não ser adequada para suas necessidades. Verifique com o fornecedor também sobre opções de treinamento e suporte.

5. Baixo custo de manutenção

Por último mas não menos importante: você deve considerar os custos de manutenção que envolvem a máquina. 

Afinal, você quer uma empilhadeira que te ajude, e não aumente seus gastos não é mesmo?! Então, fique atento nas avaliações da máquina!

Além disso, fale com o fornecedor sobre os tipos de contratos de serviços disponíveis. Você também deve perguntar sobre a frequência da manutenção preventiva, se há requisitos especiais para armazenar ou proteger a empilhadeira.

Conheça as empilhadeiras industriais Movix:

Agora que você já sabe o caminho para escolher a máquina ideal para o seu negócio, dê uma olhada nas nossas opções de empilhadeiras industriais disponíveis. 

Escolha entre nossa série MD (a diesel), série MG (a gás) ou série ME (elétrica), de acordo com as suas necessidades. 

Além desse guia que você acabou de ler, nossos consultores especialistas em empilhadeiras também estarão dispostos a conversar e tirar todas as suas dúvidas. Temos certeza que você vai encontrar o modelo que se encaixa para o seu trabalho!

FALE COM UM CONSULTOR

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica