fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

empilhadeira industrial

Empilhadeira a combustão em ambiente fechado. É seguro?

Ao escolher o tipo de empilhadeira mais apropriado para as suas necessidades, há diversos tipos disponíveis no mercado, cada qual com as suas vantagens: empilhadeira manual, elétrica, a gás ou a diesel.

Porém, quem pretende utilizar a empilhadeira em ambiente fechado, deve atentar para o tipo de combustível utilizado, uma vez que o gás liquefeito é prejudicial à saúde.

Empilhadeira elétrica

Movidas a eletricidade, essas máquinas precisam de bateria para carregar essa energia. Uma de suas características é o fato de ser silenciosa, bastante versátil e não causar poluição. Por isso, é bastante utilizada nos ramos alimentício e farmacêutico.

Empilhadeiras industriais

Em função da eletricidade envolvida, é recomendado que essas máquinas sejam mantidas longe de água e chuva. Por isso, são indicadas para locais fechados, protegidos da chuva, como galpões, depósitos e câmaras frigoríficas.

Muitas dessas máquinas são usadas apenas para carregar pallets no solo, mas outras tantas possuem torre de elevação, que possibilita guardar cargas em prateleiras mais altas.

Empilhadeira a gás

A empilhadeira a gás precisa do gás liquefeito para funcionar corretamente. Ainda assim, entre as empilhadeiras movidas a combustão, essa é a que menos polui o ambiente.

A maior vantagem da empilhadeira a gás está no custo-benefício de aquisição, uma vez que o seu valor de compra é menor que o de modelos elétricos.

Além da força de seu motor, essa máquina se destaca pelo excelente padrão de dirigibilidade e operação e pela sua capacidade de elevação de carga, resistência e estabilidade de sua estrutura.

Porém, a sua fumaça é prejudicial à nossa saúde e ao meio ambiente, principalmente se o local de trabalho for um ambiente totalmente fechado. Por isso, a empilhadeira a gás é geralmente utilizada em locais com certa ventilação, como em galpões industriais.

empilhadeira industrial

No entanto, também é possível utilizar esse tipo de empilhadeira em locais fechados e de pouca ventilação. Para isso é necessário utilizar dispositivos neutralizadores adequados, como o oxicatalisador.

Empilhadeira a diesel

Também movida a combustão, a empilhadeira a diesel tem a vantagem de utilizar um combustível mais acessível, e o gasto do combustível/hora é menor se comparado com as empilhadeiras a gás. Portanto a sua maior vantagem é a economia gerada para o proprietário do negócio.

Empilhadeira manual

Essas empilhadeiras precisam de bastante esforço braçal para funcionar, mas têm mecanismos de fácil manuseio. Geralmente, essas máquinas são utilizadas em aplicações com pouco fluxo diário de carga.

A importância do oxicatalisador

Para reduzir os problemas com a emissão de gás, pode-se usar um oxicatalisador, uma peça que pode ser acoplada no escapamento da empilhadeira a diesel, a gasolina ou a gás, com a função de depurar os gases emitidos pelo motor da empilhadeira. Esse equipamento é recomendado para empilhadeiras utilizadas em ambientes fechados ou semifechados para redução dos gases tóxicos e dos odores provenientes da queima incompleta do combustível.

Entre tantas opções de empilhadeiras, ao escolher o tipo mais adequado para o seu tipo de negócio, você deve avaliar também fatores como o tipo de transmissão, mecânica ou automática, o custo de aquisição e o tempo de uso diário.

Versátil, ágil e de fácil operação, as empilhadeiras a gás da Série MG são ideais para movimentar todo tipo de carga com eficiência, agilidade e segurança operacional. A sua mecânica é de fácil manutenção, sem componentes eletrônicos e conta com ampla disponibilidade de peças no mercado nacional.

Você já utiliza algum desses tipos de empilhadeira? Quais são, a seu ver, as vantagens e desvantagens de cada uma dessas máquinas? Compartilhe a sua experiência conosco!

COMPARTILHE