BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

IMG_3898

Corredor Operacional: O Guia que Você Precisa Para Evitar Acidentes com Empilhadeiras

Tempo de Leitura: 3 minutos.

O corredor operacional é o espaço utilizado pela empilhadeira para efetuar manobras com segurança durante a movimentação e armazenagem de itens. 

Sua medida impacta na especificação do equipamento que melhor atende às necessidades da operação.

Em ambientes como mercados atacadistas ou setor farmacêutico, o corredor operacional pode ser compartilhado por colaboradores, supervisores e clientes, por isso a importância de escolher uma empilhadeira adequada para o transporte de produtos.

Neste artigo vamos dar dicas de como evitar acidentes com sistemas de armazenagem em atacadistas. Confira:

6 dicas de como prevenir acidentes com empilhadeiras

Como superior, é sua responsabilidade fazer tudo ao seu alcance para evitar acidentes com empilhadeiras. Aqui estão cinco dicas para reduzir os riscos de acidentes com empilhadeiras.

  1. Contrate profissionais capacitados: Um dos principais pontos a serem garantidos para maior segurança na operação de empilhadeiras é contratar profissionais que saibam usar o equipamento de maneira adequada. E, caso você não encontre profissionais competentes para isso, recomendamos que você mesmo providencie o treinamento do funcionário.
  2. Obtenha Equipamento de Proteção Individual (EPI): Forneça aos seus operadores de empilhadeiras capacetes, coletes refletivos e outros EPIs. Exija que os trabalhadores usem este equipamento em áreas de trabalho com essas máquinas e quando estiverem manobrando.
  3. Realizar inspeções antes do uso das empilhadeiras: Certifique-se de que os operadores de empilhadeiras inspecionem seus equipamentos antes de cada uso. Se algum problema for identificado, ele deverá ser relatado e resolvido imediatamente.
  4. Faça manutenção regular da empilhadeira: É muito importante implementar um programa de manutenção preventiva de empilhadeiras. Use este cronograma para acompanhar a manutenção das empilhadeiras e garantir que suas funções estejam executando corretamente de forma consistente.
  5. Configure os dispositivos de segurança: Coloque placas em todo o seu local de trabalho para lembrar os operadores de empilhadeiras sobre os protocolos de segurança. Esses sinais incentivam os operadores de empilhadeiras a trabalhar com cautela.
  6. Escolha a máquina certa para o ambiente de trabalho: É fundamental avaliar o equipamento e escolher a máquina ideal para o seu ambiente. Considere o corredor operacional e o trabalho a ser executado, e a partir disso compare as melhores opções para ambientes fechados.

Como o Corredor Operacional Impacta na Escolha da Empilhadeira Certa?

Um dos pontos cruciais a serem considerados ao escolher empilhadeiras para movimentação e armazenamento é a medida do corredor operacional, também conhecido como “Ast”. 

Apesar de ser algo simples, a medição desse corredor pode levantar algumas dúvidas.

É frequente que as medidas de corredor operacional se baseiem na distância entre estruturas. 

No entanto, o ideal é realizar a medição considerando a carga, avaliando a distância do lado externo de uma carga até o lado oposto do corredor. Isso proporciona uma medida mais precisa e segura. 

Recomenda-se atenção dobrada em casos de overhang, quando a carga ultrapassa as dimensões do palete.

A partir do levantamento dessas informações: medidas do corredor operacional + medidas da carga + medidas da máquina, você vai avaliar qual empilhadeira seria ideal para o seu negócio.

Dica Movix: Empilhadeira ME para Ambientes Fechados

Em locais fechados e sem ventilação é proibida a utilização de empilhadeiras movidas à combustão interna – como diesel (MD).

Nessas circunstâncias, apenas empilhadeiras elétricas (ME) estão autorizadas e são mais seguras para trabalhar. 

Nesse sentido, indicamos a nossa Empilhadeira Série ME Elétrica.

Nossa empilhadeira elétrica é livre de poluentes e ideal para locais fechados, como espaços internos de indústrias, indústria farmacêutica, galpões, depósitos, mercados, atacados e câmaras frigoríficas. 

Movida por bateria de chumbo ou lítio, ela é silenciosa e traz mais segurança e mobilidade para ambientes fechados ou estreitos.

Veja as vantagens da ME:

  • Capacidade variada de carga
  • Motorização com bateria de chumbo ou de lítio;
  • Alto padrão de mobilidade em pequenos espaços;
  • Fácil operação;
  • Livre de poluentes, mais segura e sustentável;
  • Ideal para indústrias, galpões e outros espaços internos.

Quer conhecer mais a fundo os benefícios dessa máquina? Fale com um de nossos consultores, veja mais detalhes e tire suas dúvidas agora mesmo.

SAIBA MAIS SOBRE A ME

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica