A maçã é uma das principais frutas comercializadas no Brasil. Realizada entre fevereiro e maio, a colheita de maçã no País deve alcançar 1.100.000 toneladas em 2020, volume semelhante ao alcançado no ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM).
No entanto, as maçãs que não atendem aos padrões de qualidade exigidos para comercialização in natura são normalmente descartadas, seja por falta de cuidado na colheita, no transporte, armazenamento ou distribuição.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos ou desperdiçados anualmente em todo o mundo. Desse total, 54% dos descartes ocorrem nas fases de produção, manipulação, colheita e armazenagem, enquanto 46% acontecem durante o processamento, distribuição e consumo.
Saiba como identificar o momento ideal de colheita da maçã
De maneira geral, a qualidade sensorial máxima da fruta oc orre quando ela amadurece na planta. Mas a fruta precisa ser colhida antes e conservada até o momento de ser comercializada. A fim de assegurar um máximo de qualidade do produto até chegar ao consumidor final, é preciso saber exatamente qual é o momento ideal de tirar a fruta do pé.
As maçãs devem ser colhidas no momento adequado, segundo a espécie, variedade e a utilização prevista. Frutos colhidos verdes são impróprios para o armazenamento, por perderem peso e serem suscetíveis a alterações fisiológicas. Por outro lado, frutos sobremaduros são suscetíveis a podridões e têm vida curta após a colheita.
Existem métodos simples para avaliar o momento certo de colher. O produtor pode analisar a cor de fundo do fruto, observando-se a cor de fundo – a parte interna da copa da fruta que não pegou sol. Monitorando a cor de fundo, é possível identificar facilmente se o fruto está verde, amadurecendo ou já maduro, no ponto de consumo.
A Embrapa desenvolveu uma tabela de cor de fundo, que permite ao produtor monitorar o estágio da planta de acordo com o prazo desejado de armazenagem – se para consumo imediato ou armazenagem em longo prazo.
Um segundo índice de maturação das maçãs é medir a textura dos frutos. Isso pode ser feito utilizando-se um aparelho Penetrômetro que demonstra a força necessária para penetrar no fruto. Quanto maior a força de penetração do pistão do aparelho, mais firme está o fruto.
Além disso, as pesquisas mostram uma correlação muito grande entre a firmeza dos frutos e o potencial de conservação. Quando a firmeza dos frutos está entre 18 e 19 libras, é possível prever que essa fruta tem um potencial de armazenagem de pelo menos sete meses – no caso da maçã Gala.
Um terceiro método é cortar a maçã em fatias e colocá-las em contato com solução de iodo. A substância reage com o amido e escurece uma maior ou menor área da polpa. Frutos com tonalidades mais escuras não alcançaram suficiente grau de maturação.
Saiba quais são os cuidados necessários na colheita da maçã
A qualidade final das frutas está diretamente relacionada com os cuidados na colheita, no manuseio e no transporte, desde o pomar até a distribuição ou a indústria de processamento. Em seguida, daremos dicas para evitar prejuízos na colheita da maçã:
- Na colheita o fruto é torcido suavemente, retirando-se com cada mão apenas um fruto por vez. Os frutos são colocados delicadamente em sacolas e em caixotes, evitando-se batidas.
- Deve-se evitar colher frutos juntamente com folhas, para diminuir a ocorrência de podridões durante o armazenamento e a comercialização.
- Para evitar misturar frutas sadias com outras caídas no chão, granizadas, com danos por insetos, podridões e machucadas, é sempre importante realizar uma pré-seleção da fruta no campo.
- Os caixotes (bins) devem ficar sempre à sombra, pois o sol acelera a maturação e aumenta as podridões. O transporte deve ser feito nas horas frescas do dia.
- Devem ser utilizadas embalagens limpas e de material não abrasivo para não contaminar e machucar as frutas. Além disso, recomenda-se utilizar pallets de materiais plásticos, em perfeito estado de conservação e higienização, em vez de madeira.
- Os frutos devem ser colocados rapidamente no frigorífico ou imediatamente processados na máquina classificadora para evitar que a maturação se acelere ou que haja aumento de podridões e perda de peso.
- As maçãs de descarte, cujos defeitos não sejam causadores de deteriorações fisiológicas ou microbiológicas, podem ser aproveitadas para processamentos, por exemplo, na forma de produtos desidratados.
Tenha mais eficiência com máquinas e equipamentos adequados
O uso de novas tecnologias, máquinas e equipamentos contribui para tornar todo o processo produtivo das maçãs muito mais eficiente, rápido e seguro.
As empilhadeiras Movix da Série MX apresentam um ótimo desempenho em aplicações como pomares de maçã e outros tipos de frutas.
O uso de empilhadeiras na produção possibilita o empilhamento de produtos e materiais, alcançar grandes alturas com facilidade e economizar espaço.
Compactas, robustas e duráveis, as empilhadeiras da Série MX encaram todo tipo de terreno com agilidade e eficiência. Com raio de giro reduzido, as empilhadeiras da Série MX oferecem eficiência na movimentação em pequenos espaços, como os pomares de maçã.
Além disso, por apresentarem maior altura livre do solo, essas máquinas encaram os terrenos mais irregulares com facilidade.
Você gostou desse artigo? Entendeu como evitar prejuízos na colheita das maçãs? Que saber mais sobre as empilhadeiras todo terreno da Série MX? Então assista à MX25 em ação.