BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Capacidade residual da empilhadeira

Capacidade residual da empilhadeira: Quais fatores a influenciam?

Tempo de Leitura: 2 minutos.

A capacidade residual da empilhadeira corresponde à carga máxima que o equipamento pode manipular com segurança em diferentes alturas e inclinações. 

Ela é determinada pelos fabricantes a partir de rigorosos testes, baseados em normas internacionais de segurança, e também pode variar de acordo com o tipo de carga movimentada e suas dimensões.

Conhecer os fatores que a influenciam é imprescindível para ter operações mais eficientes e livres de riscos. Veja quais são eles e sua importância ao longo deste artigo! 

Por que é essencial conhecer a capacidade residual da empilhadeira?

Como você pôde ver, conhecer a capacidade residual da empilhadeira é fundamental por questões de segurança e eficiência. 

Afinal, respeitar os limites de carga do equipamento ajuda a evitar acidentes, como quedas ou tombamentos. Isso também contribui para a eficiência operacional, permitindo que a carga seja distribuída adequadamente, evitando danos ao equipamento e otimizando o fluxo de trabalho. 

Portanto, trata-se de uma informação essencial para garantir a integridade dos operadores e dos próprios volumes movimentados, além do bom desempenho das operações.

Quais fatores a influenciam?

A capacidade residual da empilhadeira pode variar de acordo com o uso específico do equipamento.

Por isso, é essencial conhecer os fatores que a influenciam para garantir mais eficiência e segurança em qualquer tipo de operação. São eles:

Distribuição da carga

Se as cargas posicionadas em uma empilhadeira não forem distribuídas uniformemente, um lado pode ficar mais pesado que o outro. Isso afeta diretamente a sua capacidade, já que o centro de gravidade do equipamento irá se deslocar para o lado de maior peso.

Altura do carregamento

O centro de gravidade fica mais elevado quando as cargas são muito pesadas. Isso faz com que a movimentação se torne mais instável. Nessas situações, é preciso ter equipamentos com uma capacidade maior.

Overhang

O termo overhang se refere à carga em excesso, que ultrapassa a medida do palete. Sua ocorrência modifica o centro de carregamento do item movimentado, afetando a capacidade residual da empilhadeira.

Cargas dinâmicas

As cargas dinâmicas são aquelas que têm algum tipo de movimentação quando são movidas. Esse é o caso dos itens transportados em big bags ou dos líquidos, por exemplo. Seu balanço durante as operações faz com que o centro de carga oscile, assim como a capacidade residual.

Acessórios

Por fim, a capacidade residual do equipamento está atrelada às suas condições de fabricação. Assim, o uso de acessórios faz com que ela seja modificada, sendo essencial que o fabricante informe essa alteração e forneça apenas itens adicionais adequados à máquina em questão.

A Movix tem uma linha completa de acessórios para você turbinar suas operações sem prejudicar a segurança e eficiência atreladas à capacidade residual da empilhadeira

Peça um orçamento de acessórios como concha hidráulica, prolongador, garra de fardos ou dispositivo big bag.

QUERO UM ORÇAMENTO

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica