A capacidade residual da empilhadeira corresponde à carga máxima que o equipamento pode manipular com segurança em diferentes alturas e inclinações.
Ela é determinada pelos fabricantes a partir de rigorosos testes, baseados em normas internacionais de segurança, e também pode variar de acordo com o tipo de carga movimentada e suas dimensões.
Conhecer os fatores que a influenciam é imprescindível para ter operações mais eficientes e livres de riscos. Veja quais são eles e sua importância ao longo deste artigo!
Por que é essencial conhecer a capacidade residual da empilhadeira?
Como você pôde ver, conhecer a capacidade residual da empilhadeira é fundamental por questões de segurança e eficiência.
Afinal, respeitar os limites de carga do equipamento ajuda a evitar acidentes, como quedas ou tombamentos. Isso também contribui para a eficiência operacional, permitindo que a carga seja distribuída adequadamente, evitando danos ao equipamento e otimizando o fluxo de trabalho.
Portanto, trata-se de uma informação essencial para garantir a integridade dos operadores e dos próprios volumes movimentados, além do bom desempenho das operações.
Quais fatores a influenciam?
A capacidade residual da empilhadeira pode variar de acordo com o uso específico do equipamento.
Por isso, é essencial conhecer os fatores que a influenciam para garantir mais eficiência e segurança em qualquer tipo de operação. São eles:
Distribuição da carga
Se as cargas posicionadas em uma empilhadeira não forem distribuídas uniformemente, um lado pode ficar mais pesado que o outro. Isso afeta diretamente a sua capacidade, já que o centro de gravidade do equipamento irá se deslocar para o lado de maior peso.
Altura do carregamento
O centro de gravidade fica mais elevado quando as cargas são muito pesadas. Isso faz com que a movimentação se torne mais instável. Nessas situações, é preciso ter equipamentos com uma capacidade maior.
Overhang
O termo overhang se refere à carga em excesso, que ultrapassa a medida do palete. Sua ocorrência modifica o centro de carregamento do item movimentado, afetando a capacidade residual da empilhadeira.
Cargas dinâmicas
As cargas dinâmicas são aquelas que têm algum tipo de movimentação quando são movidas. Esse é o caso dos itens transportados em big bags ou dos líquidos, por exemplo. Seu balanço durante as operações faz com que o centro de carga oscile, assim como a capacidade residual.
Acessórios
Por fim, a capacidade residual do equipamento está atrelada às suas condições de fabricação. Assim, o uso de acessórios faz com que ela seja modificada, sendo essencial que o fabricante informe essa alteração e forneça apenas itens adicionais adequados à máquina em questão.
Por isso, a Movix tem uma linha completa de acessórios para você turbinar suas operações sem prejudicar a segurança e eficiência atreladas à capacidade residual da empilhadeira.
Peça um orçamento de acessórios como concha hidráulica, prolongador, garra de fardos ou dispositivo big bag.