BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

IMG_3900

Armazenagem Ágil: Empilhadeiras e Intralogística

Tempo de Leitura: 3 minutos.

O mercado está sempre se transformando e inovando para criar práticas mais conscientes e sustentáveis em seus processos. 

Além disso, contar com sistemas e ferramentas que otimizam os serviços é uma vantagem estratégica buscada pelas marcas para impulsionar a competitividade e promover o crescimento. 

No que se diz respeito à intralogística, essa busca pela inovação não é diferente. Este termo que se refere à organização, administração e otimização dos processos internos de logística, desempenha um papel crucial no ambiente dinâmico de armazéns e centros de distribuição. Deste modo, é necessário planejar, gerenciar e otimizar os itens a serem armazenados de forma eficiente, mas também alinhada ao meio ambiente.

Neste artigo, vamos te explicar o que é intralogística, quais seus benefícios e como implementá-la em sua empresa para melhorar a eficiência operacional. 

O que é intralogística?

A intralogística se refere a parte interna da logística, relacionada a parte da gestão de armazenagem, expedição e estoque, entre outros fatores relacionados ao fluxo de mercadorias dentro de uma empresa.

Ou seja, enquanto a logística está relacionada a forma mais ampla de gerenciamento,

englobando todas as etapas da mercadoria, desde o fornecedor até o cliente final, a intralogística está ligada apenas nas atividades que acontecem dentro do armazém ou no centro de distribuição.

Entre os principais processos, estão:

  • Recebimento e conferência dos materiais;
  • Transporte de materiais até suas áreas de armazenamento;
  • Lançamento dos produtos no sistema e no estoque;
  • Estocagem e armazenamento de cada item;
  • Distribuição dos itens para os setores solicitados;
  • Movimentação dos materiais dentro do ambiente de armazenagem;
  • Monitoramento e rastreamento de cada item e das informações sobre o seu andamento.

Benefícios e diferenciais da intralogística

A intralogística pode ser muito vantajosa para diversos segmentos, como o agronegócio, construção civil ou infraestrutura, entre outros. Afinal, uma logística eficiente é fundamental para agilizar processos e agregar valor ao negócio, já que pequenos atrasos podem significar perda de recursos, e consequentemente, a redução do lucro. 

Logo, em um mercado tão competitivo, esse pode ser um grande diferencial entre uma organização que crescerá mais e a que ficará para trás.

A seguir, confira os principais benefícios de aplicar a intralogística na sua empresa:

Eficiência operacional

A intralogística visa à otimização dos processos internos, reduzindo tempos ociosos, e assim aumentando a produtividade.

Gestão de estoque aprimorada

Ao integrar tecnologias e sistemas, a intralogística proporciona uma visão precisa do estoque, minimizando erros e otimizando a reposição de mercadorias.

Agilidade na distribuição

A gestão eficiente dos fluxos internos permite uma distribuição mais ágil e precisa, contribuindo para a satisfação do cliente.

A seguir, conheça o equipamento que vem ajudando muitas empresas no processo de aplicação da intralogística.

Sustentabilidade e as empilhadeiras elétricas:

Conheça os benefícios para a intralogística

A intralogística bem planejada, aliada ao uso estratégico de empilhadeiras elétricas, não apenas otimiza as operações internas, mas também contribui para uma pegada ambiental mais leve.

Afinal, os consumidores estão cada vez mais preocupados com sustentabilidade. Assim, cabe às empresas adequar seus processos para reduzir danos.

Nas frentes de movimentação de cargas, a empilhadeira elétrica é a melhor opção para atender a essa demanda. Afinal, ela não depende de combustíveis fósseis, ou seja, ao contrário dos motores à combustão, eles não emitem gases poluentes ou ruídos.

Deste modo, dentro dos ambientes fechados, isso favorece muito a qualidade de vida dos colaboradores. Além disso, as empilhadeiras são mais compactas e ágeis. Ou seja, otimizam o aproveitamento dos espaços e são movimentadas mais facilmente pelos operadores. 

E com isso, o resultado é a garantia das condições ideais para trabalhar, com mais rendimento, ergonomia e segurança para os envolvidos.

Desta forma, optar por empilhadeiras elétricas aliado ao processo de intralogística, pode ser um grande diferencial competitivo para sua empresa se destacar no mercado e satisfazer as necessidades e as expectativas dos seus clientes.

Conheça a série elétrica Movix

Quer otimizar e aumentar a eficiência das operações logísticas da sua empresa? 

A Movix é especialista no assunto, e conta com uma linha própria de empilhadeiras elétricas.

Entre em contato com a nossa equipe, conheça os diferenciais da linha ME e solicite um orçamento. 

QUERO UM ORÇAMENTO

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica