BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Farmers with tablet in the field. Modern agriculture technology. Smart farming concept.

Agronegócio 2024: O que esperar para o próximo ano?

Tempo de Leitura: 3 minutos.

O setor agropecuário segue proporcionando diversas oportunidades para os produtores.

Além disso, é um dos setores mais importantes da economia, responsável por garantir o sustento alimentar da população, se tornando um grande fator para a economia de vários países.

No entanto, em um cenário de desafios e oportunidades, para realizar investimentos eficazes e alcançar um crescimento sustentável, é essencial ficar atento às principais tendências do agronegócio para 2024.

Neste artigo, vamos explorar as principais tendências do agronegócio para 2024, e como se manter à frente em um mercado cada vez mais competitivo. 

A seguir, entenda o que é o agronegócio 4.0 e qual o seu impacto na produção rural.

Agronegócio 4.0: Entenda como vai impactar a produção rural

Primeiramente, sabemos que o mundo está cada vez mais digital, em busca de otimizar processos e diminuir custos de produção. O setor agrícola não fica de fora. 

Deste modo, o conceito de  “Agronegócio 4.0”, representa a modernização do campo. Cada vez mais o setor faz uso de tecnologias inovadoras para aumentar a eficiência no campo e atender às demandas sustentáveis que estão se tornando essenciais para o setor.

O que é o Agronegócio 4.0?

O Agronegócio 4.0 caracteriza-se pela integração da agricultura e agropecuária na era da hiperconectividade, marcada pela atual Quarta Revolução Industrial, que emprega diversas tecnologias para inovar processos.

Essa abordagem proporciona velocidade, conectividade, autonomia e o contínuo desenvolvimento de tecnologias exclusivas, visando alcançar crescimento significativo com custos reduzidos.

Nesse contexto, o setor rural destaca-se por sua capacidade de inovação e digitalização, reconfigurando processos e otimizando resultados. Essas inovações transcendem a simples mecanização das operações no campo.

É possível, por exemplo, realizar o mapeamento e monitoramento remotos de plantações, identificar e balancear as necessidades de diferentes tipos de solo, criar plantas geneticamente modificadas com resistência a pragas e gerenciar toda a produção agrícola de maneira eficiente.

A seguir, confira as principais inovações tecnológicas e sustentáveis para o agronegócio em 2024.

Agro 2024: Futuro com inovações tecnológicas e sustentáveis

A tecnologia vem sendo uma grande aliada dos produtores rurais, pois através dela, é possível realizar uma gestão mais eficiente e sustentável nas fazendas. 

Deste modo, é imprescindível ficar atento às tendências tecnológicas no agronegócio para 2024, já é mais do que uma necessidade, e sim, uma estratégia para se manter à frente em um mercado cada vez mais competitivo e complexo, segundo a Embrapa.

Tendências tecnológicas

Irrigação inteligente

A tecnologia de irrigação inteligente está crescendo a uma taxa anual de 14%. Com cerca de 7 milhões de hectares irrigados no Brasil, essa abordagem possibilita uma gestão mais eficaz da água por meio de sensores e sistemas automatizados.

Além disso, esses sistemas têm a capacidade de ajustar a irrigação com base em variáveis como umidade do solo e condições climáticas, contribuindo para uma prática agrícola mais sustentável.

Drones para agricultura

Na agricultura moderna, os drones estão cada vez mais se tornando uma ferramenta essencial para os agricultores.

Além da captura de imagens aéreas, esses equipamentos estão sendo utilizados para realizar a aplicação mais eficaz de defensivos agrícolas, além de monitorarem as condições das plantações.

Segundo projeções do Goldman Sachs, o mercado de drones agrícolas tem potencial para atingir a marca de US$5,9 bilhões.

Crédito rural

Cada vez mais, observa-se um cenário onde Fintechs e bancos digitais surgem como alternativas financeiras. Essas instituições oferecem opções de crédito mais acessíveis e eficientes para os agricultores, fortalecendo o suporte financeiro essencial para o setor.

Tendências sustentáveis 

O agronegócio previsto para 2024 está se encaminhando para uma transformação verde, e participar dessa onda de inovação sustentável é crucial. A seguir, vamos explorar algumas das tendências mais promissoras do setor, conforme identificadas pelo Sebrae.

Agricultura regenerativa e Agrofloresta

A agricultura regenerativa e a prática da agrofloresta estão ganhando notoriedade como estratégias para criar matérias-primas de forma sustentável. Além de contribuírem para a restauração ambiental, essas práticas oferecem uma fonte adicional de receita para os agricultores.

Este artigo da Embrapa ressalta a importância de adotar práticas sustentáveis para preservar os recursos naturais, atendendo às regulamentações, como o Código Florestal. Um foco especial é direcionado para a Amazônia, destacando a necessidade de combater o desmatamento ilegal.

Fazendas urbanas e verticais

As fazendas urbanas e verticais estão se popularizando como meios eficazes de fornecer alimentos para comunidades locais e promover a conscientização sobre a sustentabilidade. Sua capacidade de operar internamente reduz a dependência das condições externas, tornando-as uma opção cada vez mais viável e eficiente.

Máquinas e equipamentos tecnológicos para o Agro

A Movix é especialista no desenvolvimento de empilhadeiras ideais para diversos setores do Agronegócio, atuando tanto para terrenos acidentados, quanto em galpões de armazenamento. Para sair na frente quando o assunto é inovação e tecnologia, fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento! 

FALE COM UM ESPECIALISTA

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica