fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

terceirização na construção civil

Vantagens da terceirização na construção civil

Para tornar os seus processos cada vez mais eficientes e produzir em maior quantidade e no menor tempo possível, as construtoras investem cada vez mais na terceirização na construção civil. Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 63% das empresas industriais (transformação, extrativa e construção) já utilizam serviços terceirizados.

A prática se tornou comum no setor e traz muitas vantagens, como redução de custos, foco na atividade-fim, maior qualidade nas etapas da construção e maior facilidade de expansão da empresa. Porém, é preciso observar alguns requisitos para adotá-la satisfatoriamente.

Saiba como funciona a terceirização na construção civil

A terceirização é o ato ou efeito de delegar a trabalhadores não pertencentes ao quadro de funcionários de uma empresa as funções exercidas anteriormente por empregados dessa mesma empresa.

Portanto, a terceirização consiste na contratação de uma pessoa jurídica no lugar de pessoas físicas responsáveis pela execução de uma das etapas de uma construtora. Ou seja, em vez de contratar colaboradores próprios, elas contratam prestadores terceirizados e utilizam os seus funcionários, que geralmente são especializados em alguma etapa do processo construtivo.

Antes, essa prática tinha restrições legais referentes às etapas que poderiam ser terceirizadas, de acordo com a súmula 331 do Tribunal Superior do Trabalho. Poderiam ser terceirizadas apenas as atividades-meio, e as atividades-fim podiam ser contratadas apenas por um período temporário. Porém, a partir de 2017, a lei 13.429/17 passou a permitir a terceirização em qualquer das etapas.

Reduza os seus custos com a terceirização

A terceirização na construção civil permite a redução de custos, pois elimina a necessidade de muitos gastos fixos. A construtora não precisa arcar com itens como a manutenção de equipamentos, capacitação de profissionais e encargos sobre os funcionários. Todos esses custos são substituídos pelo contrato com a empresa terceirizada contratada.

terceirização na construção civil

Os contratos também já levam em consideração possíveis riscos ao longo da execução da obra, de modo que não haja gastos inesperados para a construtora. Caso haja algum problema na execução, cabe à própria terceirizada resolver e arcar com os custos.

Por isso, a terceirização mantém os custos quase sempre fixos para a empresa que terceiriza os serviços, gerando maior previsibilidade financeira. Desse modo, há mais segurança para a realização de outros investimentos imobiliários.

Você pode saber exatamente quanto irá custar a mão de obra e os materiais comprados de fornecedores. Gastos com manutenção de equipamentos, capacitação ou mesmo obrigações trabalhistas se tornam responsabilidade das empresas prestadoras de serviços, poupando as construtoras de despesas extras com imprevistos.

Invista na atividade-fim

A atividade-fim de uma empresa é a atividade principal que ela realiza, ou seja, é o que a empresa busca oferecer para o mercado ao longo de todas as etapas. A atividade-fim de uma construtora é fornecer os insumos necessários para construir o edifício, como operários, máquinas, equipamentos e tecnologia construtiva.

A terceirização geralmente é feita na atividade-meio – aquela necessária para se alcançar a atividade-fim, mas que não é o foco da empresa.

Com a terceirização, torna-se mais fácil a empresa concentrar todos os seus esforços na execução da obra em si. Ao fornecer mais atenção para a obra, a chance de que ocorra alguma falha se torna menor e a qualidade é mais garantida.

A construtora fica responsável pela execução da obra de um edifício, mas existem outras etapas envolvidas que podem ser terceirizadas para uma empresa especializada, como instalar a parte elétrica e hidrossanitária, por exemplo.

Terceirizar serviços pontuais pode ser uma boa opção nesse caso, desde que as empresas terceirizadas garantam a entrega da obra dentro dos prazos e a qualidade de seus serviços.

Tenha mais qualidade nas etapas da construção

A construção de uma casa ou um edifício é um processo complexo, que envolve muitas etapas diferentes. Com a terceirização, é possível unir todas as atividades para atender as necessidades dos clientes de uma só vez.

A terceirização na construção garante uma melhor qualidade nos serviços, pois a construtora pode se concentrar mais em sua atividade-fim e contar com empresas especializadas para realizar as demais atividades. Desse modo, todas as empresas envolvidas podem se concentrar em realizar e aperfeiçoar apenas a sua atividade principal.

A grande vantagem da terceirização da mão de obra é que a empresa contratada já conta com um time de profissionais especializados que sua construtora precisa para finalizar o projeto. A construtora não precisa gastar tempo treinando e qualificando novos profissionais e pode operar com uma equipe própria mais enxuta.

Reduza custos e elimine a burocracia

A terceirização na construção reduz os gastos e traz maior previsibilidade para a situação financeira da construtora. Além disso, evita que ela tenha que gastar tempo com os trâmites burocráticos com a contratação de pessoal, entre muitos outros.

Porém, para garantir a qualidade das atividades terceirizadas, contratante deve ter atenção na elaboração do contrato. Devem ser especificadas em cláusulas contratuais as sanções que a empresa pode sofrer ao atrasar os serviços.

Além disso, a empresa contratante deve fiscalizar o andamento dos trabalhos para garantir que o serviço esteja de acordo com o que foi estabelecido previamente no contrato.

Como vimos, a terceirização na construção civil se apresenta como uma alternativa muito interessante, desde que a empresa contratante tome alguns cuidados contratuais e fiscalize o trabalho da empresa contratada.

COMPARTILHE