fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

tendências para a construção civil

Tendências para a Construção Civil em 2022

As tendências para a construção civil em 2022 já estão se definindo e, assim como a maioria dos outros segmentos, as projeções para este mercado recebem a influência do cenário pós-pandemia e, claro, pelas novas práticas comportamentais, de consumo e estilo de vida.

No entanto, um fator muito importante difere este mercado dos outros segmentos no que diz respeito aos impactos pandêmicos na economia: a construção civil foi considerada atividade essencial desde o início do período de isolamento, o que significa que suas atividades nunca pararam. Além disso, observou-se o aumento das vendas na área, especialmente no mercado de luxo. 

O estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção, realizado pela Cbic no segundo trimestre de 2021, afirmou que a projeção de crescimento do setor subiu de 2,5% para 4% e a tendência é continuar crescendo no próximo ano.

Por isso, levantamos 3 possíveis tendências para a Construção Civil em 2022, levando em consideração o cenário atual e as previsões de expansão do setor. Continue lendo esse artigo!

Futuro da Construção Civil – 3 tendências para 2022

Treinamento e capacitação da mão de obra

Com a crescente demanda no setor, a mão de obra qualificada tende a ficar escassa e será cada vez mais requisitada. Nesse sentido, será necessário que as construtoras invistam em treinamento e capacitação dos colaboradores, independente do cargo ocupado no processo da obra. 

Outra possível solução para a escassez, é a contratação de empresas terceirizadas, que ofereçam acesso a trabalhadores de diferentes segmentos e se responsabilizem pela sua qualificação.

Uso de tecnologias nos processos e obras

O aumento do uso de tecnologias é uma promessa para praticamente todos os setores do mercado. As empresas que não se apressarem para fazer a sua transformação digital, na verdade, já estão atrasadas em relação aos concorrentes que investem nesse fator há algum tempo. 

No que tange a construção civil, podemos citar tecnologias como: 

  • Impressão 3D (para maquetes, peças de concreto e outros materiais)
  • Realidade virtual (visualização interativa do projeto)
  • Internet das Coisas (integração entre máquinas, equipamentos e pessoas)
  • Investimento em máquinas com tecnologia de ponta
  • Utilização de BIM e Digital Twin

Sustentabilidade aplicada à construção civil

sustentabilidade na construção civil

Assim como o uso da tecnologia, a sustentabilidade também é uma tendência para 2022 que não se restringe à Construção Civil. No entanto, este é um setor onde práticas e projetos sustentáveis ficam muito visíveis à sociedade, gerando um fluxo de influência positiva sobre outras empresas e segmentos.

Veja algumas vantagens de aplicar a sustentabilidade na construção civil:

  • Maior aproveitamento dos recursos
  • Redução de desperdícios
  • Mais segurança aos trabalhadores
  • Renovação do fluxo de trabalho
  • Vida útil mais longa às construções

Atente-se à possibilidade de escassez de materiais!

No início do isolamento, muitas indústrias de construção civil precisaram parar suas atividades, em contraponto com a alta demanda gerada por muitas pessoas que estavam em casa e encontraram um fôlego para investir em reformas, assim como as construtoras que continuaram seus trabalhos a todo vapor. 

Assim como a mão de obra, é possível que as matérias-primas também sofram escassez e aumento de preços, fatores que já vem sendo observados há alguns meses.

Nesse sentido, o ideal é organizar as compras da sua empresa de construção civil, fazer pedidos aos poucos e começar a investir em estoques desde já. Assim, é possível evitar que a demanda represada seja solta de uma vez.

Essas são apenas as primeiras projeções das tendências para a construção civil em 2022. Estamos certos de que o decorrer do ano e as mudanças tecnológicas trarão muito mais para o segmento. Fique atento ao nosso blog para acompanhar as novidades sobre o mercado da construção civil e vários outros.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp