As tendências para a construção civil em 2022 já estão se definindo e, assim como a maioria dos outros segmentos, as projeções para este mercado recebem a influência do cenário pós-pandemia e, claro, pelas novas práticas comportamentais, de consumo e estilo de vida.
No entanto, um fator muito importante difere este mercado dos outros segmentos no que diz respeito aos impactos pandêmicos na economia: a construção civil foi considerada atividade essencial desde o início do período de isolamento, o que significa que suas atividades nunca pararam. Além disso, observou-se o aumento das vendas na área, especialmente no mercado de luxo.
O estudo Desempenho Econômico da Indústria da Construção, realizado pela Cbic no segundo trimestre de 2021, afirmou que a projeção de crescimento do setor subiu de 2,5% para 4% e a tendência é continuar crescendo no próximo ano.
Por isso, levantamos 3 possíveis tendências para a Construção Civil em 2022, levando em consideração o cenário atual e as previsões de expansão do setor. Continue lendo esse artigo!
Futuro da Construção Civil – 3 tendências para 2022
Treinamento e capacitação da mão de obra
Com a crescente demanda no setor, a mão de obra qualificada tende a ficar escassa e será cada vez mais requisitada. Nesse sentido, será necessário que as construtoras invistam em treinamento e capacitação dos colaboradores, independente do cargo ocupado no processo da obra.
Outra possível solução para a escassez, é a contratação de empresas terceirizadas, que ofereçam acesso a trabalhadores de diferentes segmentos e se responsabilizem pela sua qualificação.
Uso de tecnologias nos processos e obras
O aumento do uso de tecnologias é uma promessa para praticamente todos os setores do mercado. As empresas que não se apressarem para fazer a sua transformação digital, na verdade, já estão atrasadas em relação aos concorrentes que investem nesse fator há algum tempo.
No que tange a construção civil, podemos citar tecnologias como:
- Impressão 3D (para maquetes, peças de concreto e outros materiais)
- Realidade virtual (visualização interativa do projeto)
- Internet das Coisas (integração entre máquinas, equipamentos e pessoas)
- Investimento em máquinas com tecnologia de ponta
- Utilização de BIM e Digital Twin
Sustentabilidade aplicada à construção civil
Assim como o uso da tecnologia, a sustentabilidade também é uma tendência para 2022 que não se restringe à Construção Civil. No entanto, este é um setor onde práticas e projetos sustentáveis ficam muito visíveis à sociedade, gerando um fluxo de influência positiva sobre outras empresas e segmentos.
Veja algumas vantagens de aplicar a sustentabilidade na construção civil:
- Maior aproveitamento dos recursos
- Redução de desperdícios
- Mais segurança aos trabalhadores
- Renovação do fluxo de trabalho
- Vida útil mais longa às construções
Atente-se à possibilidade de escassez de materiais!
No início do isolamento, muitas indústrias de construção civil precisaram parar suas atividades, em contraponto com a alta demanda gerada por muitas pessoas que estavam em casa e encontraram um fôlego para investir em reformas, assim como as construtoras que continuaram seus trabalhos a todo vapor.
Assim como a mão de obra, é possível que as matérias-primas também sofram escassez e aumento de preços, fatores que já vem sendo observados há alguns meses.
Nesse sentido, o ideal é organizar as compras da sua empresa de construção civil, fazer pedidos aos poucos e começar a investir em estoques desde já. Assim, é possível evitar que a demanda represada seja solta de uma vez.
Essas são apenas as primeiras projeções das tendências para a construção civil em 2022. Estamos certos de que o decorrer do ano e as mudanças tecnológicas trarão muito mais para o segmento. Fique atento ao nosso blog para acompanhar as novidades sobre o mercado da construção civil e vários outros.