Quer promover um crescimento mais seguro e sustentável para a sua empresa? Então fique atento às principais tendências da indústria para 2023 e garanta que os seus investimentos estejam alinhados aos pontos de cautela e oportunidades do mercado.
Para lhe ajudar, preparamos um breve resumo sobre o tema neste artigo. A seguir, veja quais são os principais desafios e perspectivas positivas apontadas para o setor, de acordo com os seus principais representantes no Brasil.
Quais são as principais tendências da indústria em 2023?
Diversos fatores influenciam as tendências da indústria para 2023. Além dos aspectos econômicos que já ditavam as movimentações do setor, o contexto político agora também é um ponto de cautela entre os especialistas. Entenda:
Desafios para os próximos meses
Recentemente, o Radar Econômico da Veja analisou alguns apontamentos e preocupações manifestadas pela Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), uma das principais entidades representativas do segmento produtivo brasileiro.
De acordo com a entidade, existem alguns riscos que afetam as tendências da indústria para 2023. Os principais deles envolvem o aumento significativo das taxas de juros e a própria desaceleração da economia global.
Ao mesmo tempo, a economia brasileira ainda passa por momentos de incertezas. Isso é agravado pelo acirramento do processo eleitoral de 2022. Juntos, todos esses fatores devem prejudicar a atividade industrial.
Nesse sentido, estima-se uma queda no setor de 0,9% ainda neste ano. Ou seja, 2022 deve encerrar com uma leve retração. Apesar de pequena, ela deve motivar um alerta para o início de 2023, fazendo com que os investimentos sejam mais cautelosos.
Veja as oportunidades que devem surgir
Apesar dos fatores adversos, as tendências da indústria para 2023 também têm aspectos muito positivos. O principal deles está atrelado às políticas implementadas recentemente pelo Governo Federal.
Segundo a Fiesp, as novas medidas fiscais adotadas no país estão ajudando a aumentar as expectativas de crescimento da economia brasileira. Os especialistas acreditam que isso pode amenizar as restrições de demanda e reverter o cenário negativo para a produção no ano.
Como se não bastasse a recuperação do cenário econômico, os industriais acreditam que ganharão força em termos de representatividade no ano que vem. A consequência seria um foco maior do poder público nos interesses do setor, o que favorece o seu crescimento.
Isso porque, os dois principais candidatos à presidência já manifestaram que devem recriar o Ministério da Indústria, que em 2019 foi incorporado pelo da Economia.
Independentemente de quem ocupará o Planalto em 2023, essa vitória é tida como certa pelos representantes do setor.
Enquanto as tendências da indústria para 2023 ainda não se concretizam, continue mantendo-se bem informado sobre os principais detalhes e novidades deste mercado.
E, se você tem interesse em investir em uma empilhadeira para agilizar a produção da sua indústria, não deixe de conhecer a nossa linha completa!