Preservar a integridade física dos trabalhadores é dever de toda empresa. Considerando os riscos inerentes às operações logísticas das indústrias, é ainda mais importante ater-se à segurança em movimentação de cargas.
De acordo com dados publicados pelo Ministério do Trabalho, o Brasil registrou 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs), com cerca de 2,5 mil óbitos, só em 2021. Isso representa um acréscimo de 30% em relação ao ano anterior.
Diante de um índice tão elevado, é indiscutível a importância e a urgência deste tema. A seguir, você vai conhecer as normas ligadas à segurança em movimentação de cargas, suas principais recomendações, além dos equipamentos ideais para cumpri-las com mais eficiência.
Entenda as principais normas de segurança em movimentação de cargas
As Normas Regulamentadoras, conhecidas como NRs, representam um conjunto de procedimentos exigidos pelo Ministério do Trabalho às empresas. Seu objetivo é assegurar que as rotinas de trabalho sejam pautadas na saúde e na segurança dos colaboradores.
Há 35 NRs vigentes, que devem ser respeitadas por todas as organizações com empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Dentre todas elas, há duas que merecem atenção especial quando tratamos sobre segurança em movimentação de cargas.
Trata-se da Norma Regulamentadora 11, que versa sobre o transporte, armazenagem, movimentação e manuseio de materiais. E, da Norma Regulamentadora 12, que aborda as medidas para que a condução de máquinas seja realizada de forma correta e segura.
Basicamente, o objetivo de ambas é estabelecer as melhores práticas para a condução de equipamentos.
Assim, quando nos voltamos às rotinas das indústrias, podemos dizer que suas principais exigências estão ligadas à operação de empilhadeiras.
O que as NRs 11 e 12 estabelecem?
As NRs 11 e 12 indicam os procedimentos de condução de equipamentos para assegurar a segurança em movimentação de cargas. Para preservar a integridade dos operadores e dos demais trabalhadores ao seu redor, ela prevê medidas como:
- A empresa deve oferecer treinamento específico ao operador, para que ele esteja devidamente habilitado para lidar com a máquina;
- Esse processo de capacitação deve ser ministrado por profissionais devidamente qualificados e ter supervisores legalmente habilitados;
- Os treinamentos de reciclagem deve ocorrer sempre que houverem mudanças nas rotinas operacionais, nas instalações ou na operação das máquinas;
- O operador tem o dever de verificar as condições de funcionamento da máquina antes de iniciar a sua operação;
- Toda máquina deve ter manuais com informações de segurança de utilização, fornecido pelo fabricante ou importador;
- Os equipamentos precisam ser inspecionados frequentemente. Caso apresentem qualquer defeito, o reparo deve ser imediato;
- Máquinas de movimentação, como empilhadeiras, devem sempre ter um sinal de advertência sonora. Esse é o caso da buzina;
- Todos os operadores devem ter um cartão de identificação pessoal visível, que contenha seu nome e foto;
- A empresa deve estar devidamente equipada com placas, avisos e faixas de segurança. Já o operador deve respeitá-las durante o uso da máquina;
- O peso dos materiais movimentados nunca podem exercer a capacidade de carga da máquina e nem do piso da fábrica;
- Os materiais armazenados jamais podem obstruir saídas de emergência, equipamentos contra incêndio, entre outros itens de segurança.
Esses são alguns dos pontos mais importantes previstos nas principais normas de segurança em movimentação de cargas.
Não deixe de ater-se às exigências na íntegra para adequar a sua empresa. Acesse a NR 11 aqui e a NR 12 neste link para checar todos os detalhes.
Conheça os equipamentos ideais para atender as exigências das NRs na indústria
Ao treinar os operadores de empilhadeiras e enquadrar-se em todos os requisitos exigidos pelas NRs, você assegura um ambiente mais saudável e seguro para os seus colaboradores. Além disso, previne possíveis multas e reforça a credibilidade do seu negócio.
Mais que cumprir todas as normas de segurança em movimentação de cargas, a escolha dos melhores equipamentos também faz toda a diferença para minimizar os riscos de acidentes e de doenças no trabalho.
Por exemplo, pense nos ambientes industriais fechados e com pouca circulação de ar.
Nesses locais, trabalhar com empilhadeiras movidas a diesel pode ser bastante prejudicial para os funcionários, pois não há saída para os gases tóxicos que esses equipamentos liberam.
Além disso, os motores à combustão são mais barulhentos. Em pátios abertos, isso não costuma ser um problema tão significativo. Entretanto, nos espaços fabris, o excesso de ruído agrava a sensibilidade sonora e pode comprometer a audição dos profissionais.
Diante desses riscos, muitas empresas optam pelas empilhadeiras elétricas. Afinal, elas não emitem nenhum tipo de poluente nocivo à saúde e ainda são livres de ruídos.
Como se não bastasse, essas máquinas são mais compactas, ágeis e têm padrões muito melhores de mobilidade. Isso simplifica a sua operação em locais fechados, o que minimiza os riscos de acidentes e favorece significativamente as condições de trabalho dos operadores.
Se você também preza pela segurança em movimentação de cargas, conheça as empilhadeiras elétricas da Movix! Somos referência na área e temos uma nova linha de equipamentos com soluções completas para a sua indústria. Clique aqui e confira.