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Saiba como implantar o PBQP-H na sua construtora

O aumento dos níveis de exigência e competitividade tornam cada vez mais importante a implantação de programas de qualidade e produtividade no setor da construção civil.

O PBQP-H é uma certificação exigida pela Caixa Econômica e demais instituições financeiras para ter acesso a financiamento construtivo em instituições de crédito e programas como o Minha Casa, Minha Vida. Além disso, no caso de licitações públicas, o PBQP-H é exigido para participação, pois garante a qualidade das construções de edificações.

O programa também garante o aumento da competitividade no setor, por meio da otimização do uso dos recursos e da redução de desperdícios, retrabalhos e assistência técnica pós-obra.

Entenda a importância do PBQP-H para o setor de construção

O Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é um instrumento do governo federal para melhorar a qualidade das construções oferecidas pela construção civil. Os seus objetivos são a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. Para isso, ele avalia e monitora a conformidade de empresas de serviços e obras, a qualidade dos materiais, a formação dos profissionais e a requalificação da mão de obra.

Além disso, o programa estabelece parâmetros de normalização técnica, capacita laboratórios, incentiva o uso de tecnologias inovadoras, informa os consumidores e promove a comunicação entre os setores envolvidos.

Um dos grandes benefícios do PBQP-H é que estrutura a modernização no setor, estimulando o desenvolvimento e a compra de tecnologia aplicada à construção. Além disso, ele encoraja o uso de ferramentas de gestão nos diversos processos das empresas, como recursos humanos, suprimentos, qualidade, produção e projetos.

exportação de madeira

Saiba como implantar o PBQP-H em sua empresa

Uma das principais do PBQP-H é o regimento SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras), que é o principal ponto para a obtenção do certificado. Esse regimento tem o objetivo de avaliar a conformidade da qualidade das empresas de construção civil e analisar as suas características de atuação, com base na norma ISO 9001.

O SiAC é subdividido em dois níveis: Nível A e Nível B. O Nível A corresponde a 100% dos requisitos implementados pela norma SiAC.

Após a implementação, a empresa deverá contratar um organismo certificador, que realizará a auditoria para verificar a conformidade da empresa em relação aos requisitos normativos.

Para se obter a certificação de nível A, a empresa precisa ter 100% dos serviços controlados pelo SiAC, sendo 50% delas com registros e ¼ dos serviços em andamento no dia da auditoria.

O Nível A tem validade correspondente ao contrato com o organismo certificador de três anos. Porém, a empresa precisa passar por auditorias anuais de manutenção, nas quais o certificado é renovado. Após três anos, o contrato com o organismo certificador deve ser renovado.

Já o Nível B corresponde a cerca de 70% dos requisitos implementados da norma SiAC.

A empresa construtora deve certificar-se no Nível B quando não tiver o número de serviços necessários para obter o nível A. Para essa categoria, é necessário ter apenas 40% dos serviços controlados pelo SiAC, diminuindo assim o número de serviços em andamento no dia da auditoria.

Para obter essa certificação, a empresa deverá contratar um organismo certificador para verificar a sua conformidade em relação aos requisitos normativos.

O Nível B também tem validade de três anos, porém a empresa passa por auditorias anuais de manutenção, nas quais o certificado é renovado. Após esse período, a empresa pode evoluir para o nível A.

Conheça os objetivos da certificação PBQP-H

Os objetivos específicos do PBQP-H são:

  •       Universalizar o acesso à moradia, ampliando o estoque de moradias e melhorando as existentes
  •       Fomentar o desenvolvimento e a implantação de instrumentos e mecanismos de garantia da qualidade de projetos e obras
  •       Fomentar a garantia da qualidade de materiais, componentes e sistemas construtivos
  •       Estimular o inter-relacionamento entre agentes do setor
  •       Combater a não-conformidade técnica intencional de materiais, componentes e sistemas construtivos
  •       Estruturar e animar a criação de programas específicos, visando à formação e requalificação de mão de obra empregada
  •       Promover o aperfeiçoamento da estrutura de elaboração e difusão de normas técnicas, códigos de práticas e códigos de edificações
  •       Coletar e disponibilizar informações do setor e do programa
  •       Apoiar a introdução de inovações tecnológicas
  •       Promover a melhoria da qualidade de gestão nas diversas formas de projetos e obras habitacionais
  •       Promover a articulação internacional com ênfase no Cone Sul

Saiba quais são os principais benefícios do PBQP-H

O PBQP-H possibilita um grande avanço na gestão das empresas, tornando-as mais rentáveis, lucrativas e modernas. Isso porque ele atua na redução do custo com melhoria da qualidade. Além disso, o programa favorece o aumento da produtividade, a qualificação dos recursos humanos e a modernização tecnológica e gerencial.

Entre os principais benefícios do PBQP-H, podemos citar:

  •       Aprovação de projetos e financiamentos junto à Caixa Econômica Federal e outras instituições de crédito públicos e privados
  •       Participação no programa “Minha Casa, Minha Vida”
  •       Habilitar a empresa para participação de licitações municipais e/ou estaduais
  •       Obtenção de benefícios junto ao BNDES
  •       Estabelecimento de padrões de qualidade dos empreendimentos realizados

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Veja como fazer a certificação PBQP-H e implantar em sua construtora

O processo para implantar o PBQP-H exige um envolvimento da liderança das empresas nesse processo de adequação, que acontece conforme as etapas abaixo:

  1. Gestão estratégica e abordagem de processos: nesse primeiro momento, são analisadas as particularidades, a estratégia e a estrutura de operação da sua empresa.
  2. Documentos gerais: nessa etapa, é definida como será a estrutura da informação da sua empresa, para que todos os funcionários possam ter acesso às informações relevantes do sistema de gestão.
  3. Concepção dos empreendimentos: Nessa etapa, são analisados os empreendimentos em andamento da empresa e em qual fase eles se encontram. Também são identificados os status desses projetos em relação à NBR 15575.
  4. Planejamento de Obra: Nessa etapa, é definido o método para o planejamento das obras e a adequação das obras em andamento conforme os requisitos legais. Também são observadas a adequação de canteiro de obras e armazenamento correto dos materiais.
  5. Compras: com a área de armazenamento de materiais já apta para receber os materiais, são definidos os critérios para a compra de materiais, contratação de serviço e homologação dos fornecedores.
  6. Gestão de Treinamentos: com todos os métodos já definidos, chegou o momento de treinar toda a equipe para a execução correta de todos os procedimentos que foram definidos.
  7. Gestão administrativa: Nessa fase, é dada atenção para os processos internos, como comercial, liberação de obras, assistência técnica pós-obra.
  8. Auditoria Interna e Certificação: com todos os processos adequados, é realizada uma auditoria interna e uma análise crítica para verificar se estão conforme as normas. Com tudo aprovado, é chamado o organismo de certificação que emitirá o certificado válido do PBQP-H. Para saber quais são essas empresas, acesse o link.

Conheça as empilhadeiras mais adequadas para a construção civil

As empilhadeiras off-road apresentam um ótimo desempenho no setor de construção. Isso porque as atividades geralmente são repletas de intempéries e exigem melhor desempenho e proteção para a sua realização. Projetadas para suportar trabalhos pesados, essas máquinas carregam até 4,5 toneladas de peso e são capazes de realizar grandes deslocamentos.

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