fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Redução-de-custos-na-agricultura-robustec-1.

Redução de custos na agricultura

Redução custos em todas as etapas da cadeia produtiva possibilita ao produtor rural aumentar a sua produtividade, aumentar os seus ganhos e fornecer alimentos mais saudáveis aos seus consumidores.

Adotar técnicas de plantio eficazes, fazer uma boa gestão de custos e ter máquinas e equipamentos em dia são medidas que podem ajudar o produtor a alcançar melhores resultados.

Saiba como conseguir melhores resultados

Uma maneira de reduzir custos na agricultura é otimizar os métodos de plantio e aplicar técnicas que minimizem os prejuízos nessa fase de produção. Pode-se investir, por exemplo, na melhoria na qualidade do solo ou na diminuição dos danos causados por pragas.

Para que não haja perdas, é necessário que o produtor se informe sobre o defensivo mais adequado à sua lavoura e à praga em questão e saiba como utilizá-lo corretamente.

Outro problema é a deriva, que pode reduzir a eficiência dos produtos e contribuir para a contaminação ambiental. Para manter a qualidade da aplicação dos insumos, é preciso observar as condições meteorológicas ideais durante a aplicação, como por exemplo velocidade do ar, temperatura e umidade.

Utilize técnicas de cultivo adequadas

A tecnologia usada na agricultura de precisão possibilita conhecer melhor as áreas agrícolas, fazer um manejo mais eficiente e aumentar a produtividade. Equipamentos como o GPS, sensores inteligentes e máquinas guiadas por computadores colhem amostragens do solo e monitoram a saúde das plantas, fornecendo dados para uma gestão mais eficiente da produção agrícola.

Além disso, técnicas como o plantio direto, diversificação de culturas, adubação verde e o plantio em nível podem ajudar a obter melhores resultados e evitar problemas como a erosão e a falta de nutrientes no solo.

Entenda a importância de um bom manejo do solo 

Entenda a importância de um bom manejo do solo robustec

O manejo da fertilidade do solo e um uso mais eficiente de corretivos e fertilizantes são responsáveis por cerca de 50 % do aumento de produção e produtividade das culturas, segundo um estudo realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Para garantir uma boa produtividade, o agricultor deve fazer uma análise de solo e de planta para diagnosticar possíveis problemas ligados à fertilidade do solo, como falta de nitrogênio, fósforo e insumos orgânicos.

Práticas inadequadas, como o excessivo uso de agroquímicos e o cultivo sem a reposição adequada de nutrientes, podem afetar as propriedades do solo. Muitos produtores utilizam defensivos agrícolas de modo indiscriminado, especialmente por desconhecer os seus métodos de aplicação e sua real função. O resultado é o desperdício de recursos e o emprego de defensivos que fazem pouco efeito.

Utilize bem a água na irrigação

Quase metade da água utilizada na agricultura é desperdiçada, devido principalmente a irrigações mal feitas e ao uso inadequado do solo.

Para diminuir essa perda dos recursos hídricos, é importante fazer o nivelamento das áreas cultivadas, de modo a permitir um bom escoamento e reduzir a fuga e evaporação da água.

Outra estratégia eficaz é a reutilização da água na irrigação. A água que sai das plantações é levada até o ponto mais baixo do terreno, onde será bombeada novamente para as partes mais altas, evitando o desperdício.

Controle os gastos para a redução de custos na agricultura

Uma boa gestão de custos possibilita identificar operações, processos e recursos passíveis de redução de gastos e leva a aumentar a rentabilidade. Para que ela seja feita de modo eficiente, é necessário definir as estruturas de custos e fazer um registro adequado das informações dos processos produtivos.
O gestor deve ter o conhecimento dos gastos com insumos e serviços presentes em cada fase produtiva da lavoura. Informações precisas sobre os custos e a elaboração análises periódicas geram os subsídios necessários para tomar decisões bem fundamentadas.

Mantenhas as máquinas e equipamentos em dia

Investir em máquinas e equipamentos pode ajudá-lo a melhorar a produção e aumentar a produtividade e assegurar a eficiência dos processos. Por isso, procure modernizar o maquinário sempre que possível. Máquinas novas podem produzir mais e melhor, evitando prejuízos e gastos com manutenção.

Empilhadeiras Movix

O uso de máquinas deve estar aliado a um bom planejamento, levando em consideração o tipo de produção e a eficiência daquele equipamento para atender às demandas da propriedade.

Outro fator importante a ser considerado é o tempo de execução das tarefas, pois envolve produtividade. Um equipamento novo pode gerar economia de tempo e aumentar a operação.

O gestor da propriedade rural precisa contar com uma infraestrutura de distribuição eficiente, tanto para o transporte quanto para o armazenamento. O escoamento da produção precisa fazer bom uso das inovações tecnológicas para que os alimentos cheguem à mesa dos consumidores em boas condições.

Podemos concluir que, os agricultores têm muitos recursos para aumentar a produtividade e reduzir custos no campo. Por meio do uso das técnicas corretas, fazendo uma boa gestão e contando com a tecnologia a seu favor, você será capaz de colher melhores resultados e assegurar a redução dos custos na agricultura.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp