BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

manutenção empilhadeira - movix

Quando realizar a manutenção da empilhadeira?

Tempo de Leitura: 2 minutos.

Você sabe quando e com que frequência deve realizar a manutenção da sua empilhadeira? Sabe qual a importância desse processo para a produtividade da sua empresa? À quem recorrer para realizar a manutenção? Essas são algumas dúvidas que surgem ao comprar o equipamento e você pode conferir as orientações a estas perguntas neste artigo. 

Existem dois padrões mais comuns de manutenção e ambos têm muito a ver com o momento e a frequência com que ela é realizada. Estamos falando da manutenção preventiva e manutenção corretiva.

A manutenção preventiva, como o nome já indica, se trata do acompanhamento de rotina dos equipamentos, imprescindível para o bom funcionamento de empilhadeiras ou qualquer outra máquina de uso constante. Esse procedimento é realizado para garantir qualidade no desempenho, aumento da vida útil, otimização da produtividade e redução de gastos da empresa. 

Por outro lado, uma das principais causas de perdas programadas das indústrias está diretamente ligada à necessidade de paradas inesperadas da produção para resolver falhas e problemas técnicos das máquinas. Neste caso, chamamos a esses reparos de manutenção corretiva. 

Estes problemas e falhas decorrentes do uso contínuo – ou mau uso – da empilhadeira, podem ser facilmente evitados se a indústria estabelecer uma boa política de gestão e manutenção das empilhadeiras utilizadas.

Veja o momento certo de realizar a manutenção da sua empilhadeira.

Quando devo realizar a manutenção?

A verdade é que não existe um tempo ou período padrão para realizar a manutenção da empilhadeira, cada marca e modelo têm a sua própria orientação. O tempo de uso e as condições ambientais as quais a máquina é submetida também devem ser consideradas para definir esse prazo.

O mais adequado é investir em pequenas manutenções preventivas diárias, ao invés de aguardar que a empilhadeira dê sinais de falha. 

Isso inclui a checagem de funções básicas do motor e demais peças, luzes do painel, pressão dos pneus, barulhos e níveis dos fluidos. Também é importante oferecer treinamento à equipe responsável por manuseá-la. 

Ao detectar qualquer anormalidade, o operador da empilhadeira deve encaminhá-la diretamente ao suporte técnico. 

Se, mesmo com a manutenção preventiva, o equipamento apresentar problemas, deve ser interrompido imediatamente e encaminhado ao suporte técnico especializado. 

Com que frequência devo realizar a manutenção?

Os equipamentos mais modernos, com assistência de seus fabricantes, contam com rotinas bem definidas de manutenções e diagnósticos inteligentes, por isso é só seguir as recomendações da fábrica. 

É importante ressaltar que, mesmo nova, a empilhadeira pode ser submetida a condições mais rigorosas de trabalho, o que pode levar ao adiantamento da manutenção. 

No caso de equipamentos velhos ou usados, é recomendado um check-up a cada 500 horas de uso. 

Lembre-se que a periodicidade da manutenção pode variar de acordo com as especificações de cada empilhadeira.

Quem pode fazer uma boa manutenção na minha empilhadeira?

Visto que cada empilhadeira possui suas particularidades, garantir que a própria fábrica ofereça um bom suporte técnico no pós-venda é fundamental para resolver os problemas do equipamento com segurança e assertividade. 

A Movix conta com quase 100 parceiros espalhados pelo território nacional, pois preza pelo atendimento e orientação após a compra. 

Baixe o e-book “Pós-compra: Como garantir a melhor experiência com a minha empilhadeira” e confira o passo-a-passo para realizar a manutenção preventiva da sua empilhadeira.

[PRECISO DO PASSO A PASSO] 

Nossa equipe técnica especializada está à disposição para atendê-lo, tirar dúvidas e oferecer ajuda. Para entrar em contato conosco, basta acessar o link abaixo.

[VAMOS AGENDAR UM HORÁRIO?] 

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica