fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

máquina agrícola mais indicada

Qual a máquina agrícola mais indicada para a produtividade no campo?

Graças às novas tecnologias, a agricultura passa por transformações profundas, tornando os processos produtivos cada vez mais eficientes. Existe atualmente uma infinidade de máquinas e implementos agrícolas disponíveis no mercado. Cabe a cada produtor escolher o maquinário agrícola mais adequado às necessidades de sua propriedade e do seu sistema produtivo.

O uso da tecnologia permite ao homem do campo economizar tempo e mão de obra, reduzir riscos e aumentar a produtividade. Mas, para obter melhores resultados, o produtor precisa saber como investir corretamente em máquinas e equipamentos.

Neste artigo, apresentamos uma seleção das máquinas agrícolas mais indicadas para aumentar a produtividade no campo. Confira a seguir!

Saiba como escolher a máquina agrícola mais indicada para a sua propriedade

A escolha da máquina agrícola deve levar em conta fatores diversos, como tamanho da propriedade, velocidade de operação desejada, gasto de combustível, entre outros. Também é importante considerar a facilidade de operação e as tecnologias necessárias. 

A venda de máquinas agrícolas no mercado interno brasileiro cresceu 23,3% em relação a maio do ano passado e 61% na comparação com abril. No acumulado de janeiro a maio, foram 15,7 mil unidades vendidas, com aumento de 0,9% em relação ao igual período de 2019. Os dados foram divulgados no início de junho, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Conheça os principais tipos de máquinas agrícolas

As máquinas agrícolas estão cada vez mais inovadoras, garantindo ao produtor otimização de combustível, adaptabilidade ao relevo e sistema GPS, dentre tantas funcionalidades. Desse modo, elas permitem o aperfeiçoamento do trabalho no campo nas principais etapas de cultivo, preparação do solo, semeadura, aplicação de defensivos, colheita e armazenagem. 

A utilização do maquinário agrícola correto pode significar vida útil maior e melhor rendimento operacional. Além disso, essas máquinas otimizam o transporte e armazenamento dos produtos, tornando as operações mais práticas, rápidas e econômicas.

De modo geral, os equipamentos agrícolas mais procurados atualmente são:

  • Semeadoras — realizam a semeadura e a adubação de sementes de modo ágil e preciso;
  • Tratores — realizam diversas atividades, como aragem e nivelamento de terreno;
  • Adubadores – facilita enormemente a vida do agricultor, garantindo a otimização do adubo na plantação.
  • Colhedoras ou colheitadeiras — responsáveis por fazer a colheita da lavoura;
  • Pulverizadores — usados para aplicar pesticidas e fertilizantes.
  • Segadeiras – Próprias para o manejo de gramíneas, essa máquina as transforma em feno, utilizado na alimentação de ruminantes e equinos. 
  • Empilhadeiras – usadas para elevação e movimentação de cargas e materiais.

Veja as vantagens do uso de empilhadeiras na agricultura

O uso de empilhadeira na agricultura possibilita aumentar a produtividade, reduzir os custos com insumos e mão de obra e tornar as operações muito mais eficazes.

As empilhadeiras todo terreno (off road) conseguem otimizar inúmeros serviços em terrenos irregulares e com desnível, trazendo força e agilidade para a lavoura. Por isso, apresentam um excelente desempenho mesmo em estradas acidentadas e sem pavimentação.

Essas máquinas também se destacam por sua capacidade para atingir níveis mais altos de elevação vertical com excelente capacidade de carga e maior velocidade e estabilidade. Elas possibilitam o empilhamento das cargas em grandes alturas com facilidade. 

Esses equipamentos são perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais para estoques e locais de utilização. Desse modo, eles evitam que ocorram desperdícios, acidentes e danos comuns no transporte manual.

Além disso, as empilhadeiras tornam o acesso aos estoques mais fácil e rápido, favorecendo uma melhor utilização dos espaços verticais e uma maior economia de espaço.

Conheça a linha de empilhadeiras todo terreno da Movix

Com fábrica própria, a Movix conta com uma linha completa de empilhadeiras off road robustas, econômicas e duráveis, muito adequadas para o agronegócio. 

Movida a diesel, a empilhadeira MX25 tem estrutura muito mais resistente que dos modelos comuns. Muito compactas, essas máquinas oferecem agilidade e eficiência na movimentação em pequenos espaços.

Capaz de suportar cargas de até 3.500kg, a série MX apresenta baixo consumo de combustível, maior velocidade e capacidade de inclinação e sistema de bloqueio. 

Ideal para atividades externas, a série MX tem distância do chassi até o chão adequada para solos desnivelados, pneus maiores e largos e suspensão robusta, que garantem um rodar seguro.

Com assento ergonômico, volante ajustável, iluminação e sinalização, essa máquina oferece alto nível de conforto, ergonomia e segurança aos operadores.

Já a empilhadeira MaxxiCargo combina alta tecnologia com excelente desempenho e dirigibilidade para suportar o trabalho pesado nos terrenos mais difíceis. Com estrutura reforçada, ela oferece mais segurança nas operações, maior vida útil e menor necessidade de manutenções.

Muito robusta, ela é construída sobre chassi monobloco e tem capacidade de 4 toneladas e ampla altura do solo. Movida a diesel e com torre duplo estágio, eleva cargas a 4 metros.

Com transmissão automática e desempenho muito eficaz, a MaxxiCargo oferece excelente dirigibilidade e todo o conforto para o seu operador. O design moderno proporciona total segurança e durabilidade, com capacidade de visualização da carga em todas as posições, ergonomia por meio dos ajustes da coluna de direção e assento.

Todo sistema elétrico é protegido por conectores com sistema anti desengate, que possibilita o uso dessa máquina em ambientes com poeira, barro e umidade.

A empilhadeira conta ainda com funcionalidades exclusivas, como o Deslocador Lateral Integrado, que permite o movimento completo da torre na movimentação lateral de cargas. 

Como vimos, a escolha da máquina agrícola correta é um fator muito importante para o produtor rural, capaz de trazer soluções, aumentar a produtividade e reduzir custos.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp