fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Aumento de produtividade na produção de maçã 2

Produção de maçã: como garantir mais produtividade no segmento?

A produção de maçã é uma atividade extremamente vantajosa e lucrativa, mas que exige certos cuidados para que seja desempenhada com qualidade.

De acordo com informações do Sebrae, a produtividade média da fruta no Brasil é de 15 a 30 t/ha de frutos, considerando pomares adultos e conduzidos por meio das técnicas mais adequadas e modernas da área.

Nesse contexto, é evidente que os ganhos obtidos em um pomar de maçã podem variar de acordo com a cultivar escolhida, seu espaçamento e técnicas de manejo.

Ou seja, conhecer as principais características, recomendações e cuidados relacionados à produção de maçã é fundamental para que ela seja desenvolvida com máxima produtividade!

Quer saber mais? Acompanhe a seguir.

Quais as práticas mais indicadas para otimizar a produção de maçã?

Para aumentar a produtividade e até evitar prejuízos durante a produção de maçã, alguns conhecimentos, cuidados e práticas são fundamentais.

Confira quais são os pontos mais importantes a serem observados logo no início de suas operações, o que você precisa priorizar na fase de plantio e colheita, além dos cuidados indispensáveis para um pomar mais produtivo:

Como começar?

Na hora de planejar a sua produção de maçã, o indicado é priorizar a polinização cruzada. Para isso, intercale as macieiras polinizadoras com as produtoras no pomar.

O período ideal para dar início ao cultivo é entre os meses de julho e setembro. Além disso, a instalação de colmeias de abelhas próximas é uma alternativa recomendada para facilitar a polinização.

No período vegetativo, a temperatura certa para a produção de maçã deve variar de 18ºC a 23ºC. No verão, a marca de 25ºC não pode ser ultrapassada.

Durante o inverno, as macieiras precisam acumular um certo volume de horas abaixo de 7,2ºC, para que o frio ajude a superar a dormência típica da planta.

A chuva é fundamental para que a cultura se desenvolva bem. Porém, ela também pode favorecer a incidência de fortes ventos, que precisam ser evitados por meio de plantas quebra-ventos.

O que observar no plantio e na colheita?

As práticas mais recentes de manejo permitem que a produção de maçã renda frutos para colheita depois do terceiro ano do plantio.

Nelas, o espaçamento consiste em 4 metros entre as filas e 0,8m a 1,2m entre as plantas. Em pequenas propriedades, é recomendado que o plantio seja feito em covas, que não precisam ser muito profundas.

Nas regiões mais quentes do Brasil, o período de safra é logo no final de dezembro. Já nos locais mais frios, o período pode se estender até o começo de maio, garantindo mais produtividade aos produtores.

Para a colheita, é preciso que os frutos sejam recolhidos manualmente, por meio de uma pequena torção no pedúnculo. É importante garantir no manejo que o mesmo mantenha-se aderido ao fruto, para que ele mantenha-se mais tempo conservado.

Quais cuidados priorizar?

Se você quer garantir uma produção de maçã realmente sólida, produtiva e competitiva, é imprescindível realizar análises constantes do solo.

Ao compreender as características do seu pomar e aderir às orientações dos órgãos de assistência da sua região, é possível determinar a quantidade ideal de nutrientes aplicados, bem como as melhores ações de manejo para suas demandas.

O raleio também é um cuidado de suma importância, que precisa ser feito em até 30 dias depois da plena floração. O objetivo é evitar que o excesso de maçãs prejudique o vigor inicial e a estruturação do pomar.

Todos os frutos formados devem ser retirados ao longo dos dois primeiros anos, para garantir que as plantas se desenvolvam corretamente!

Por que o maquinário está diretamente ligado ao sucesso da produção de maçã?

Quando tratamos sobre uma produção de maçã realmente eficiente, é preciso ir além dos cuidados mencionados acima.

Isso significa que, mais que ter atenção aos aspectos próprios da lavoura, o aumento da produtividade também exige que os processos logísticos sejam mais rápidos e precisos.

Para isso, é fundamental priorizar as melhores máquinas para colheita de maçã, que são capazes de operar com excelência em qualquer terreno, desde o solo desafiador dos pomares até os espaços restritos dos depósitos.

Assim, a produção de maçã ganha mais celeridade em seus processos, reduz seus custos operacionais com mais eficiência logística e ainda valoriza o produto final, que será devidamente manejado em sua cadeia de movimentação e armazenamento.

Quer ampliar os seus lucros com as máquinas que são referências na produção de maçã? Então clique nos links e conheça os modelos Todo Terreno Maxxicargo e MX da Movix, que oferecem o melhor desempenho e custo-benefício do segmento!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp