fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

otimizacao-no-patio-de-madeira-como-ter-mais-produtividade (2)

Otimização no pátio de madeira: como ter mais produtividade?

Como todos os grandes setores do mercado, o segmento madeireiro depende de um bom planejamento logístico para se manter competitivo. Nesse sentido, a otimização do pátio de madeira pode ser decisiva para o sucesso dos negócios.

Isso porque, é esse tipo de aprimoramento que aumenta a produtividade das rotinas operacionais, evita que os produtos fiquem parado, melhora o fluxo de movimentações e, consequentemente, gera a redução de custos e mais rentabilidade.

Afinal, itens acumulados ou indisponíveis, veículos parados, falhas nos processos internos e outros gargalos semelhantes são fontes de gastos, atrasos e até de insatisfações perante parceiros e clientes. 

A importância da otimização do pátio de madeira é fácil de ser percebida, mas sem alguns cuidados, é praticamente impossível atingir bons resultados.

Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas e processos fundamentais para você aprimorar as rotinas da sua madeireira. Confira.  

O que priorizar na otimização do pátio de madeira?

A otimização do pátio de madeira não depende apenas da melhoria de processos básicos, como os de recebimento, estocagem e entrega. 

Na verdade, o desempenho da madeireira está relacionado aos detalhes, muitas vezes imperceptíveis, que podem favorecer ou atrapalhar toda a operação. 

Sendo assim, é imprescindível considerar tudo o que é feito dentro da empresa, desde a origem das mercadorias até o seu encaminhamento aos consumidores. 

Ou seja, ter uma visão integral e realista sobre o andamento do negócio, processos bem definidos, colaboradores engajados em prol dos objetivos propostos, fluxos otimizados e maquinário alinhado à qualidade desejada são cuidados imprescindíveis. 

Avalie a situação das operações

Em primeiro lugar, procure fazer uma avaliação completa sobre a situação atual da madeireira, reconhecendo eventuais falhas em suas atividades e pontos passíveis de melhorias.

A tomada de decisões precisa ser inteligente e estratégica, por isso é cada vez mais comum que as organizações contem com o apoio de ERPs automatizados, que são capazes de fornecer dados mais completos, precisos e atualizados de cada processo.

Nesse ponto, é importante reconhecer quais processos são mais ágeis e quais são mais lentos, quais falhas são mais recorrentes, como o pátio é organizado, quais ocorrências geram atrasos, que tipo de atividade é mais eficiente e qual exige melhorias, se existem queixas entre os funcionários e clientes, e assim por diante. 

Delimite funções e treine os colaboradores

A partir do cenário observado e das mudanças definidas, é fundamental orientar os funcionários e engajá-los em prol da otimização do pátio de madeira.

Afinal, são os colaboradores que, de fato, desempenham as atividades da empresa e que lidam diretamente com as suas operações. Assim, de nada adianta promover melhorias caso não exista clareza entre aqueles responsáveis por elas. 

Dessa maneira, é importante estipular rotinas, investir em treinamentos, promover ações de engajamento e, se necessário, direcionar recursos para uma mão de obra mais qualificada. 

Otimize o estoque e o espaço disponível

Uma vez que a análise situacional foi definida, as mudanças foram delimitadas e os funcionários devidamente engajados nas melhorias, é preciso agir sob a infraestrutura física da madeireira. 

Antes de tudo, certifique-se de que o maquinário está em boas condições, de que o fluxo de veículos tem um bom andamento, se há a necessidade de alugar equipamentos em certas mudanças sazonais e se o espaço disponível para o estoque é adequado.

A madeira parada é o pesadelo de qualquer negócio do setor, pois reflete a falta de alinhamento com a demanda, gera problemas de movimentação para as máquinas, consequentes perdas de prazos e clientes insatisfeitos. 

Por outro lado, com o estoque otimizado e um bom fluxo operacional, não existem impedimentos para desempenhar as rotinas com excelência e para atender com qualidade às necessidades dos consumidores.

Invista nas melhores empilhadeiras Off Road 

Por falar em maquinário de ponta, na melhoria dos fluxos internos e na otimização do pátio de madeira, é indispensável contar com o apoio de boas empilhadeiras Off Road.

Com esse tipo de equipamento, os operadores têm mais facilidade para manusear as cargas com segurança, além de versatilidade para manobrar o equipamento de acordo com a organização física do local.

As empilhadoras são indispensáveis para organizar produtos unitizados, acelerar o fluxo de cargas e aproveitar ao máximo a capacidade da mão de obra disponível. 

Já os melhores modelos Off Road disponíveis no mercado, como a Série MX e a MaxxiCargo, são ideais para o contexto madeireiro, pois têm força e durabilidade para lidar com grandes cargas, operar em terrenos irregulares e resistir a intempéries como chuva e poeira.

Se você quer promover a otimização do pátio de madeira na sua empresa, não deixe de conhecer as empilhadeiras que são referências no segmento. Clique aqui e saiba mais sobre as soluções da Movix.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp