fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

operador de empilhadeira

Operador de empilhadeira: como escolher um bom profissional

Não são poucos os segmentos do mercado que necessitam dos serviços de um operador de empilhadeira, também conhecido como empilhadeirista — aquele profissional responsável por movimentar e armazenar as mercadorias de um negócio. Ele é peça fundamental no manuseio das cargas do empreendimento, bem como no processo de entrada e saída delas do estoque da empresa. Sendo assim, é indispensável levar em consideração algumas questões na hora de contratá-lo.

A seguir, separamos alguns pontos essenciais que o empregador deve levar em conta na hora de empregar um operador de empilhadeira na sua empresa. Confira:

CNH e qualificação

Este aspecto é o primeiro a se destacar. Para trabalhar como empilhadeirista, é crucial que o candidato à vaga tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH), habilitada para categoria B, ou superior; e, também, que possua um curso técnico de qualificação profissional para a atividade. Isso porque, apenas quem é certificado está oficialmente apto a operar o maquinário.

Vale salientar que mesmo que o profissional já tenha feito o curso necessário para exercer a função, é interessante verificar se ele está disposto a atualizar-se constantemente na área. A tecnologia evolui rápido e um colaborador pronto para acompanhar essas mudanças é sempre bem-vindo. Para isso, ele precisa estar preparado para passar por processos de “reciclagem” do seu curso de empilhadeirista, se assim for necessário.

Características pessoais

O senso de organização, a capacidade de manter-se atento e em alerta e a agilidade são algumas das mais importantes características que devem ser observadas na hora de contratar um operador de empilhadeira. Especialmente, porque este profissional, muitas vezes, vai precisar operar com um maquinário de grande porte e manusear mercadorias pesadas. Nesse sentido, vale lembrar da importância do empilhadeirista seguir as regras de segurança e sempre utilizar os equipamentos de proteção individual (EPIs) — assim, ele não colocará em risco a sua saúde, nem a de outras pessoas.

Além da organização, atenção e agilidade, também é importante que um operador de empilhadeira saiba trabalhar em equipe, trabalhar bem sob pressão e, preferencialmente, esteja familiarizado com as funções que irá executar.

operador de empilhadeira

Além do operador de empilhadeira capacitado, é preciso apostar no maquinário ideal

É fundamental para uma empresa que seus colaboradores sejam devidamente capacitados para cumprir suas funções e que as façam com competência. Entretanto, para que seja possível potencializar os ganhos da indústria, é papel da companhia oferecer a eles os melhores equipamentos e condições de trabalho possíveis.

No caso do operador de empilhadeira, o maquinário adequado é fundamental para que o serviço seja realizado da forma mais eficaz.

Mas o que levar em conta na hora de adquirir uma empilhadeira?

Em primeiro lugar, é preciso considerar as dimensões, o peso e a altura que o maquinário deverá alcançar. Assim, é possível fazer a aquisição de um aparelho compatível com o espaço de armazenamento disponível e com os tipos de mercadorias comercializadas pela empresa.

Na escolha de uma empilhadeira, também é importante avaliar a forma com que ela é manuseada, bem como, a autonomia de seu combustível ou carga elétrica, o número de manutenções recomendadas pelo fabricante e a assistência oferecida em eventuais necessidades de reposições de peças.

Ainda, deve-se considerar se a operação é feita em ambientes fechados ou abertos, em terrenos planos ou irregulares, além de conhecer as vantagens e desvantagens dos principais modelos de empilhadeiras oferecidos pelo mercado.

Gostou das dicas? Agora, que tal saber mais sobre esse maquinário que é um dos principais equipamentos para o setor de cargas e armazenamento de uma indústria? Conheça os produtos Movix e saiba como podemos ajudá-lo!

COMPARTILHE