A tecnologia vem ajudando os agricultores a otimizar o trabalho no campo, melhorar a qualidade dos produtos, e muito mais!
Sendo assim, ela está presente em todo o processo produtivo, desde o preparo da terra até as máquinas e equipamentos utilizados.
As transformações no campo vêm acontecendo, devido ao conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa.
Cerca de 67% das propriedades rurais do país usam tecnologia, seja na gestão dos negócios ou nas atividades de produção, segundo o IBGE.
Veja, a seguir, um panorama completo de como a tecnologia vem revolucionando a produção agrícola.
Mantenha-se atento às novidades
Para fazer um bom proveito dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, os produtores precisam se manter sempre informados sobre as novidades que surgem a cada dia.
Já existem plantadeiras que são “auto propelidas”, ou seja, não precisam mais do trator para tracioná-las.
Sistemas de irrigação automatizados que permitem aumentar a produção, reduzir os custos e diminuir os impactos ambientais.
Em algumas culturas, a colheita pode ser feita de maneira automatizada, selecionando as frutas que estão maduras o suficiente através de sensores ou respeitando-se a umidade ideal do solo.
A tecnologia sempre foi uma aliada da agricultura. Algumas práticas, como o plantio em nível e o uso de terraços, são tecnologias antigas, mas igualmente eficientes.
De custo relativamente baixo, elas proporcionam resultados muito importantes para a sustentabilidade da produção, pois ajudam a controlar a erosão dos solos agrícolas.
Conheça a revolução trazida pela agricultura de precisão
O uso do GPS e de sensores inteligentes possibilita que máquinas guiadas colham amostragens do solo e monitorem a saúde das plantas.
Com essas tecnologias, podemos utilizar a quantidade mínima requerida de fertilizantes e pesticidas em cada área da plantação.
Tratores autônomos já são capazes de realizar todo o processo de plantio, colheita e aplicação de pesticidas praticamente sem a necessidade de pilotos.
A movimentação do estoque físico também se tornou muito mais fácil com a utilização de aplicativos móveis e empilhadeiras equipadas com sensores, que permitem acompanhar todo o fluxo do armazém em tempo real, gerenciar a classificação e rastreabilidade, evitando desperdícios e otimizando custos.
Saiba como utilizar os dados a seu favor
Para que se possa extrair o máximo de benefício da tecnologia disponível, é importante que o produtor tenha acesso fácil aos dados detalhados obtidos por seu maquinário. Com a internet 4G, o acesso às informações se tornou muito mais simples e fácil. Hoje em dia, cerca de 42% dos agricultores brasileiros possuem acesso à internet e 61% têm smartphone, segundo a Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).
Os celulares e computadores podem ser utilizados para diversas funções no campo, como o rastreamento de padrões climáticos, inventário de suprimentos, acompanhamento das máquinas, gerenciamento da propriedade e muito mais.
Os dados fornecidos pelo Big Data possibilitam melhor fluxo de informações, tornando os agricultores mais ágeis e efetivos nas análises
Com a profusão de dados atuais, o agricultor já não pode mais contar apenas com a sua intuição ou anotar os dados em blocos de papel.
Hoje em dia, softwares de gestão ajudam os agricultores a organizar as informações de sua fazenda e facilitam as tomadas de decisão durante a safra.
Como você pôde notar, as novas tecnologias têm revolucionado o setor agrícola e possibilitado resultados nunca antes imaginados.
Mantenha-se atualizado com relação às novas tecnologias disponíveis e encontre soluções para tornar a sua propriedade ainda mais produtiva e rentável.
Você gostou desse artigo?
Quer saber mais sobre como as novas tecnologias podem contribuir para tornar a sua produção mais eficiente? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades!