fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

otimizar o trabalho no campo

Novas tecnologias para otimizar o trabalho no campo

A tecnologia vem ajudando os agricultores a superar os desafios do campo, melhorar a qualidade dos produtos, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Ela está presente em todo o processo produtivo, desde o preparo da terra, a quantidade de sementes por unidade de área, a população de plantas, as máquinas e equipamentos utilizados.

As transformações no campo vêm acontecendo muito rapidamente, devido ao conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa, aos investimentos feitos no desenvolvimento de novas máquinas, à mobilidade e conectividade das pessoas possibilitada pela internet, computadores e smartphones. Cerca de 67% das propriedades rurais do país usam algum tipo de tecnologia, seja na gestão dos negócios ou nas atividades de produção, segundo o IBGE.

Veja, a seguir, um panorama completo de como a tecnologia vem revolucionando a produção agrícola.

Mantenha-se atento às novidades

Para fazer um bom proveito dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, os produtores precisam se manter sempre informados sobre as novidades que surgem a cada dia. Já existem plantadeiras que são “auto propelidas”, ou seja, não precisam mais do trator para tracioná-las.

otimizar o trabalho no campo

Sistemas de irrigação automatizados que permitem aumentar a produção, reduzir os custos e diminuir os impactos ambientais. Em algumas culturas, a colheita pode ser feita de maneira totalmente automatizada, selecionando as frutas que estão maduras o suficiente através de sensores ou respeitando-se a umidade ideal do solo.

A tecnologia sempre foi uma aliada da agricultura. Algumas práticas, como o plantio em nível e o uso de terraços, são tecnologias antigas, mas igualmente eficientes. De custo relativamente baixo, elas proporcionam resultados muito importantes para a sustentabilidade da produção, pois ajudam a controlar a erosão dos solos agrícolas.

Conheça a revolução trazida pela agricultura de precisão

Na agricultura de precisão, o uso do GPS e de sensores inteligentes possibilita que máquinas guiadas por computadores e satélites colham amostragens do solo e monitorem a saúde das plantas, fornecendo análises rápidas e precisas. Com essas tecnologias, podemos utilizar a quantidade mínima requerida de fertilizantes e pesticidas em cada área da plantação e tratar cada talhão de modo único e diferenciado.

Drones são usados para contar plantas, medir a altura da plantação, monitorar a necessidade de água e insumos, detectar pragas e pulverizar apenas os pontos realmente necessários. Tratores autônomos já são capazes de realizar todo o processo de plantio, colheita e aplicação de pesticidas praticamente sem a necessidade de pilotos.

A movimentação do estoque físico também se tornou muito mais fácil com a utilização de aplicativos móveis e empilhadeiras equipadas com sensores, que permitem acompanhar todo o fluxo do armazém em tempo real, gerenciar a classificação e rastreabilidade, evitando desperdícios e otimizando custos.

Saiba como utilizar os dados a seu favor

Para que se possa extrair o máximo de benefício da tecnologia disponível, é importante que o produtor tenha acesso fácil aos dados detalhados obtidos por seu maquinário. Com a internet 4G, o acesso às informações se tornou muito mais simples e fácil. Hoje em dia, cerca de 42% dos agricultores brasileiros possuem acesso à internet e 61% têm smartphone, segundo a Secretaria Executiva da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP).

Os celulares e computadores podem ser utilizados para diversas funções no campo, como o rastreamento de padrões climáticos, inventário de suprimentos, acompanhamento das máquinas, gerenciamento da propriedade e muito mais.

otimizar o trabalho no campo

Os dados fornecidos pelo Big Data – termo em inglês para designar uma grande quantidade de dados – possibilitam melhor fluxo de informações, tornando os agricultores mais ágeis e efetivos nas análises, tomadas de decisão e na implementação de estratégias.

Com a profusão de dados atuais, o agricultor já não pode mais contar apenas com a sua intuição ou anotar os dados em blocos de papel. Hoje em dia, softwares de gestão ajudam os agricultores a organizar as informações de sua fazenda e facilitam as tomadas de decisão durante a safra.

Como você pôde notar, as novas tecnologias têm revolucionado o setor agrícola e possibilitado resultados nunca antes imaginados. Mantenha-se atualizado com relação às novas tecnologias disponíveis e encontre soluções para tornar a sua propriedade ainda mais produtiva e rentável.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como as novas tecnologias, máquinas e equipamentos podem contribuir para tornar a sua produção mais eficiente? Siga-nos nas redes sociais e acompanhe as novidades!

COMPARTILHE