fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Maxxicargo

Melhores práticas para armazenamento de adubos e fertilizantes

Um dois maiores produtores de alimento do mundo, o Brasil também é um grande consumidor de adubo. Segundo a Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), em 2019 foram comercializados 36.238.381 milhões de toneladas do produto.

Porém, para fazer o transporte e armazenamento de adubos até a fazenda produtora, são necessários um bom planejamento e muitos cuidados, para evitar perdas e prejuízos.

Saiba como fazer o armazenamento de adubos adequado

O armazenamento de adubos e fertilizantes exige alguns cuidados para que ele não sofra perda de qualidade. O ambiente deve ser limpo, livre de poeira e sujeira e protegido da umidade, que pode causar a formação de pó e empedramento, prejudicando a capacidade de aplicação.

 Por se tratar de um produto tóxico, o fertilizante precisa seguir as regras as mesmas regras dos produtos perigosos, expostas no Decreto 5.954/2004. Conheça, a seguir, algumas das exigências do decreto.

* O depósito precisa ser térreo e feito com materiais não inflamáveis. O chão deve ser nivelado, regular e sem buracos. Os sacos de adubo precisam ser deixados a um metro de distância de beirais, vigas e paredes.

* Todos os locais de armazenamento de adubos devem ser equipados com sistemas de ventilação para ajudar na dissipação do calor e facilitar a saída da fumaça em caso de incêndio.  

* Algumas substâncias presentes na composição dos fertilizantes são inflamáveis. Por isso, esses produtos devem ser armazenados longe de materiais inflamáveis para evitar acidentes. A temperatura deve permanecer entre 5 e 30°C.

* Também mantenha o fertilizante longe de qualquer material inflamável. Coloque avisos para ajudar a identificar os riscos do local.  Também sinalize as saídas de emergência e os extintores de incêndio.

*  Além disso, o adubo deve ser deixado afastado de produtos que podem ser incompatíveis, como ureia e produtos à base de nitrato de amônio. Para saber quais são os produtos químicos que apresentam incompatibilidade, consulte a norma NBR 14619 da ABNT.

armazenamento-de-adubos-movix-1

Veja como fazer o armazenamento de adubos nos depósitos

* Evite fazer pilhas muito altas com os sacos de fertilizantes, para evitar o desmoronamento dos produtos. A altura da pilha não deve ultrapassar a 50 sacos, para evitar a compactação nos sacos inferiores. As pilhas grandes impedem o arejamento. Além do risco de desmoronamento, as pilhas muito altas aumentam o problema de empedramento e o risco de rompimento dos sacos inferiores.

* Utilize pallets para evitar o contato com o chão e melhorar a estabilidade das pilhas.  Os sacos devem ser mantidos espaços de aproximadamente 50 cm entre as pilhas e as paredes, para ventilação. Certifique-se ainda de que haja uma distância de, pelo menos, 5 metros entre os materiais.

* As pilhas devem ser identificadas para melhor controle, utilizando placas pintadas, com o nome do produto e a quantidade estocada.

* Faça um bom gerenciamento de estoque, a partir de um esquema “primeiro a entrar, primeiro a sair”.

Saiba como fazer o transporte dos adubos e fertilizantes

O transporte de adubos e fertilizantes exige cuidados especiais, pois envolve produtos químicos, misturados ou não. Isso porque qualquer fator externo pode colocar o material em risco e tirar a sua funcionalidade. Portanto, o transporte desses materiais também precisa seguir as mesmas regras dos produtos perigosos determinadas pela lei.

Para escolher a melhor maneira de transportar o adubo, primeiro é preciso verificar como ele está embalado. As embalagens podem variar em tamanho e capacidade a partir de sacos de 25 e 50 kg até big bags com capacidades da mais de 1 tonelada.

No caso dos big bags, o ideal é utilizar um caminhão graneleiro de grade alta. Nesse caso, o carregamento pode ser feito por uma empilhadeira, utilizando a grade lateral para carregar o produto.

Caso o material seja a granel, pode ser utilizado tanto um caminhão graneleiro quanto um basculante. Mas é preciso estar atento às adversidades climáticas, como chuva e calor. Além disso, é preciso identificar o caminhão com o símbolo de carga perigosa.

Além disso, todos os colaboradores envolvidos nas operações devem estar equipados com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o carregamento do veículo. Cabe ainda observar que a inalação dos produtos químicos pode trazer prejuízos para a saúde dos envolvidos, mesmo que não haja contato direto com eles.

Por se tratar de um produto químico com particularidades específicas, a fórmula do fertilizante não pode ser alterada. Caso contrário, ele perde a sua eficiência e pode causar prejuízos para a empresa. Por isso, a carreta deve estar limpa e ser averiguada antes de fazer o carregamento.

O transporte também exige que o caminhão seja envelopado. Para isso, uma lona deve ser colocada em toda a carroceria, para que o material não tenha contato com nenhuma parte do caminhão. Essa proteção também deve ser feita na parte de cima da carga, para garantir o isolamento.

armazenamento-de-adubos-movix-3

Veja as vantagens da empilhadeira todo terreno na agricultura

As empilhadeiras todo terreno (off road) são utilizadas para elevação e movimentação de materiais na agricultura com muito sucesso. Elas conseguem otimizar inúmeros serviços em terrenos acidentados e com desnível, trazendo força e agilidade para a lavoura.

As empilhadeiras off road se destacam por sua capacidade para atingir níveis mais altos de elevação vertical com excelente capacidade de carga e maior velocidade e estabilidade. Elas possibilitam o empilhamento das cargas em grandes alturas com facilidade.

Além disso, elas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais para estoques e locais de utilização. Desse modo, eles evitam que ocorram desperdícios, acidentes e danos comuns no transporte manual.

Essas máquinas apresentam um excelente desempenho mesmo em terrenos irregulares e estradas sem pavimentação. Além disso, elas tornam o acesso aos estoques mais fácil e rápido, favorecendo uma melhor utilização dos espaços verticais e uma maior economia de espaço.

Como vimos, o armazenamento de adubos e fertilizantes exige alguns cuidados para manter a qualidade do produto inalterada, aumentar a eficiência e evitar desperdícios.

Quer saber mais sobre como as empilhadeiras Movix todo terreno podem contribuir para aumentar a eficiência no campo? Acesse o nosso folheto ou fale com um consultor.

COMPARTILHE