fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

maquinas-para-materiais-de-construcao-quais-utilizar-na-logistica-de-ceramicas (2)

Máquinas para materiais de construção: quais utilizar na logística de cerâmicas?

Saber como empregar as melhores máquinas para materiais de construção é indispensável para otimizar a logística e aumentar a produtividade nas indústrias cerâmicas.

Muito além da qualidade das matérias-primas e do próprio maquinário cerâmico, os equipamentos utilizados no transporte são primordiais pra garantir o bom andamento dos processos, a integridade dos produtos e a satisfação dos clientes. 

Para elucidar melhor o tema, preparamos esse artigo com mais detalhes sobre a importância desses meios e o destaque que as empilhadeiras têm no segmento. 

Quais as principais recomendações ligadas às máquinas de materiais de construção em cerâmicas? 

A eficiência dos processos, a redução de custos e a otimização de recursos estão diretamente ligados às estratégias de gestão de qualidade e de produtividade adotados pelas cerâmicas.

Inclusive, esse foi um tema que já abordamos aqui no blog, e se refere aos cuidados que precisam ser priorizados em toda a cadeia logística do segmento. 

Contudo, como mencionamos na introdução, os equipamentos utilizados na movimentação e no transporte de cargas são decisivos para que as operações sejam bem-sucedidas. 

Nesse sentido, além de priorizar os modelos mais eficientes do mercado, é importante ter atenção ao que diz a NR-11 sobre o tema, que exige que esses maquinários tenham garantia de resistência, segurança e conservação para as condições de trabalho. 

De acordo com a norma, é necessário observar os padrões de fabricação do equipamento de transporte, que obrigatoriamente devem ser calculados e construídos para fornecer as necessárias garantias de eficiência durante seu uso. 

Entre os itens previstos pela normativa, estão os elevadores de carga, ascensores, pontes-rolantes, guinchos, esteiras, empilhadeiras, entre outras máquinas para materiais de construção e logística. 

Em todos os casos, é destacada também a importância de respeitar o limite de carga e a altura máxima para um padrão mais seguro de transporte, que não comprometa as rotinas operacionais. 

Levando em consideração que a otimização logística das cerâmicas prevê a paletização dos tijolos e seu devido carregamento em caminhões após a comercialização, é indiscutível que as empilhadeiras são protagonistas em toda a operação. 

Isso porque, são elas que atuam tanto no processo de estocagem, quanto no abastecimento do veículo, com total segurança para a integridade dos produtos que chegam às obras e rapidez para dar mais eficiência ao andamento logístico. 

Por que priorizar as empilhadeiras Off Road? 

Durante o processo de unitização nas cerâmicas, os volumes de tijolos e demais produtos são arranjados para constituir unidades maiores, com tipos padronizados para eliminar as dificuldades ligadas ao manuseio de cargas fracionadas. 

Logo depois da unitização, os lotes devem ser movimentados para o estoque por meio de uma empilhadeira. Inclusive, esse mesmo equipamento serve para o carregamento dos itens unitizados no caminhão, que é finalmente encaminhado ao consumidor final. 

Com isso, é fácil perceber como os melhores modelos de empilhadeiras são fundamentais, pois eles devem ter resistência, versatilidade e eficiência para lidar com operações delicadas e decisivas para o sucesso logístico da cerâmica. 

Além disso, durante a escolha do equipamento, é fundamental observar a facilidade de sua utilização. Afinal, a média de tempo considerada ideal para o carregamento é de aproximadamente 7 minutos (contra 1,5 horas gastos com carregamentos manuais feitos por 10 pessoas). 

Tendo essas questões em mente, o setor cerâmico precisa optar por empilhadeiras capazes de se movimentar com facilidade em diferentes ambientes, transitar por solos irregulares, suportar trabalhos pesados e agregar praticidade mesmo em condições adversas, como em chuvas e locais com excesso de poeira. 

Os modelos Off Road são os que mais se destacam frente a essas necessidades, pois têm padrões muito mais elevados de desempenho, robustez e segurança, além de uma maior vida útil e menor demanda por manutenções. 

Agora que você já sabe que as empilhadeiras Off Road estão entre as máquinas de materiais de construção mais indicadas às cerâmicas, não deixe de conhecer os principais modelos da Movix! Clique aqui para saber mais sobre nossa série MX e aqui para conferir tudo sobre a MaxxiCargo. 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp