fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

construcao civil edificio

Máquinas e ferramentas para construção civil. Quais as mais indicadas?

O uso de máquinas e ferramentas adequadas aumenta a eficiência e a qualidade do serviço e reduz custos na construção civil. Além disso, esses equipamentos trazem mais qualidade para o produto e segurança para os trabalhadores.

Porém, nem sempre os profissionais conhecem todos os recursos disponíveis ou não sabem como aplicá-los de modo eficiente no canteiro de obras. A utilização indevida do maquinário na construção civil pode diminuir a produtividade, atrasar as obras e mesmo causar graves acidentes.

Neste artigo, vamos apresentar algumas das melhores máquinas e ferramentas para construção e explicar a sua utilidade no canteiro de obras. Confira!

Rolo compactador

O uso do rolo compactador é bastante comum na terraplanagem. Esse equipamento serve para compactar a terra para preencher vazios no solo, aumentando a capacidade de suporte do mesmo. Normalmente, ele é usado para a compactação de uma rua ou rodovia que acabou de ser asfaltada, deixando a superfície bem compacta e lisa.

O rolo compactador também suprime outros materiais, como brita ou asfalto, para garantir a durabilidade da estrada. Além disso, ele sela a superfície para que a água não penetre em sua estrutura.

Caminhão Munck

Fundamental em qualquer obra, o caminhão Munck é capaz de fazer a movimentação de cargas com o braço hidráulico. Bastante versátil, essa máquina seve para diversas tarefas: distribuição de blocos, manilhas e outros materiais; transporte de equipamento e ferramentas; entre outras funções.

O veículo também pode ser usado como gaiola para fazer serviços em altura, pois é capaz de levar peças para o alto.

Escavadeira

A escavadeira, também conhecida como pá mecânica, é bastante utilizada em construções para remover terra, escavar o solo ou retirar aterro.

Essa máquina é formada por vários componentes, como esteiras, lanças, chassis e, por fim, a caçamba. O seu sistema hidráulico garante a força para a escavação. O óleo encontrado no interior da máquina é bombeado para os diferentes pistões, adicionando força à escavadeira.

Caminhão pipa

Na construção civil, o caminhão pipa tem a função de umedecer o material até atingir a umidade perfeita para compactação. Ele também serve para molhar a obra em épocas de seca, encher tambores e lavar peças que receberão concreto.

Caminhão caçamba

Veículo usado para o transporte de terra, areia, brita, pedra, asfalto, material detonado, bota-fora, material de demolição e quaisquer outros materiais.

Pá carregadeira

Esse equipamento tem por função de carregar caminhões e materiais pesados, escavando e terraplanando terrenos.

A sua versão menor, a mini-pá carregadeira, consegue transportar materiais e equipamentos com grande versatilidade. Em função de seu tamanho, ela é capaz de acessar locais onde máquinas maiores não podem alcançar.

Motoniveladora

A motoniveladora, conhecida também como niveladora de estrada ou autopatrol, tem como função principal preparar a superfície para o nivelamento de estradas (terraplanagem). Em alguns casos, essa máquina pode, inclusive, criar superfícies inclinadas ou transversais.

Usada para obras grandes e de trabalho pesado, essa máquina corta ou aterra sub-leitos, sub-bases e bases de acordo com as estacas de marcação topográfica.

Trator de esteira

Ideal para preparação e nivelamento de solos, o trator de esteira é usado em operações de terraplanagem e na abertura e conservação de estradas. Ele também é muito útil em trabalhos de desbravamento, empilhamento, reaterro sanitário, limpeza final, mineração e agricultura.

Uma vantagem do trator de esteira é que ele tem esteiras no lugar dos pneus. Essa máquina se movimenta muito bem em terrenos pantanosos ou com terras soltas, pois as esteiras ajudam na aderência do solo e distribuição de peso.

Outra vantagem é que a durabilidade das esteiras é 30% a 40% maior do que a dos pneus comuns. E quando é necessária a manutenção, basta trocar a banda de borracha e alguns rolamentos e roletes que estiverem danificados.

Retroescavadeira

Essa é uma das máquinas mais utilizadas em obras. A sua função é escavar valas e redes, além de transportar materiais e carregar caminhões, desde que em terrenos de solo firme e seco.

Com braços e lanças de longo alcance, essas máquinas são ideais para escavações e aberturas mais profundas.

Empilhadeiras

Dentre as principais máquinas e ferramentas para a construção, destacam-se também as empilhadeiras. São equipamentos perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais com mais rapidez no canteiro de obras. Elas podem ser utilizadas na movimentação de armaduras, tijolos, cimento, peças, suprimentos, entre outros materiais.

máquina e ferramenta construção civil

A empilhadeira agiliza os procedimentos de carga e descarga de materiais e o transporte deles para estoques e locais de utilização. Desse modo, ela evita que ocorram desperdícios, acidentes e danos comuns no transporte manual.

Saiba quais são as empilhadeiras mais adequadas

As empilhadeiras todo terreno (off road) têm um papel muito importante na construção civil, setor em que as atividades estão sujeitas a terrenos irregulares e intempéries climáticas, exigindo assim das máquinas um melhor desempenho e proteção para a sua realização.

As empilhadeiras ganham cada vez mais espaço na construção civil, devido à sua capacidade de operar em terrenos difíceis, como em canteiros de obras e estradas de terra. Além disso, a estrutura física dessas máquinas é mais resistente que a daquelas utilizadas em centros logísticos fechados.

Projetada para suportar trabalhos pesados, a empilhadeira todo terreno (off road) carrega até 4 toneladas de peso, enquanto os modelos tradicionais suportam apenas de 2,5 a 3 toneladas. Ela oferece também a vantagem de conseguir se deslocar em locais de solo irregular, mesmo com a incidência de chuva, excesso de poeira e outras condições adversas.

A distância do chassi até o chão é adequada para vencer os obstáculos em qualquer tipo de terreno, o que a torna um equipamento de ótimo desempenho em locais de solo irregular.

Modelos como a Movix MaxxiCargo se destacam pela robustez e desempenho e oferecem mais segurança nas operações, maior vida útil e menor necessidade de manutenções.

A empilhadeira conta com funcionalidades exclusivas, como o Deslocador Lateral Integrado, que permite o movimento completo da torre na movimentação lateral de cargas.

máquina empilhadeira construção civil

Já o modelo MX25 tem estrutura e raio de giro reduzidos para a realização de manobras em espaços pequenos e oferece alto nível de conforto, ergonomia e segurança aos operadores.

Essa empilhadeira apresenta baixo consumo de combustível, maior velocidade e capacidade de inclinação e pneus de banda larga com máxima tração.

Como vimos, o uso de máquinas e ferramentas para construção adequadas é fundamental para garantir a eficiência, agilidade e economia e preservar a segurança dos trabalhadores.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp