As preocupações com os prazos e com o bom andamento de um canteiro de obras são recorrentes em qualquer segmento da construção civil.
Por isso, a manutenção preventiva dos equipamentos é um cuidado que vem ganhando cada vez mais atenção.
Entenda como esse processo garante mais economia, segurança e produtividade para as suas edificações e saiba o que ter em mente na hora de aplicá-lo.
Qual a importância da manutenção preventiva na construção civil?
O principal objetivo da manutenção preventiva, como o seu próprio nome indica, é evitar que determinado equipamento apresente falhas antes do esperado.
Por mais simples que essa concepção seja, ela inclui uma série de fatores fundamentais para os negócios na construção civil
Como por exemplo, a proteção do patrimônio, a otimização dos investimentos e a própria imagem perante o mercado.
Muito além dos ganhos competitivos, obtidos por meio de um gasto fixo capaz de garantir a plena execução dos seus serviços e a preservação dos seus investimentos, a manutenção preventiva ainda é fundamental em termos de segurança.
A ausência de manutenções está entre as principais causas de acidentes de trabalho, portanto trata-se também de uma negligencia em relação aos seus operadores que deve ser evitada em qualquer circunstância.
Lembre-se: corrigir um problema é sempre muito mais caro e trabalhoso do que evitá-lo! Experimente adotar uma rotina de paradas programadas na sua construtora e desfrute de todas as suas vantagens.
Quais as vantagens desse tipo de cuidado?
Além de oferecer mais segurança para quem trabalha e economia para quem investe nas máquinas, a manutenção preventiva na construção civil ainda é fonte de inúmeros benefícios. Descubra os principais deles:
- Maior liberdade para escolher mecânicas ou fabricantes mais vantajosos, sem o caráter emergencial das manutenções corretivas;
- Ganhos em termos de sustentabilidade, evitando vazamentos de óleo, água ou até desperdícios de insumos;
- Capacidade de planejamento otimizada, em que cada parada é escolhida no momento mais apropriado para todo o projeto;
- Menores chances de gastos com máquinas alugadas, mão de obra parada ou prazos atrasados;
- Aumento considerável da vida útil dos equipamentos, que geralmente representam grandes investimentos para as empresas na construção civil;
- Capacidade de previsão dos gastos com manutenção no orçamento das obras, evitando que o custo recaia apenas sobre a construtora;
- Gastos consideravelmente menores em relação às manutenções corretivas, que ainda são responsáveis por um maior comprometimento do maquinário.
Vale mencionar que a manutenção preventiva também é um excelente indicador de excelência no mercado, uma vez que os cuidados para garantir o funcionamento adequado do maquinário fazem parte das exigências previstas na norma ISO 9000, entre outras que são referência para o setor.
Como aderir às paradas programadas?
Tenha em mente que a manutenção preventiva deve ser uma parte fundamental das suas atividades no canteiro de obras e sempre constar no cronograma, para que todas as suas vantagens realmente façam sentido.
De nada adianta investir em manutenções preventivas se essas pausas não forem bem programadas, seja para a locação de equipamentos temporários ou para a realização de atividades secundárias durante o eventual tempo ocioso.
O importante é que tudo seja previsto durante os processos e, principalmente, nos seus orçamentos, afinal, trata-se de um investimento fixo, em que seus melhores benefícios manifestam-se apenas em longo prazo.
Outro cuidado indispensável é justamente no ato da aquisição do seu maquinário. Opte por empresas com fábrica própria e nacional, capazes de oferecer assistência técnica de alto padrão em todo o país.
Considere se o modelo que você comprou está preparado para todo terreno, como deve ser em uma obra, que é repleta de intempéries, e se os produtos possuem o desempenho e a robustez necessárias para a sua operação.
Por fim, se você optar pela compra de máquinas usadas, adquira sempre de quem oferece garantia de revisão, inspeção completa e procedência verificada.
Por isso, se gostou dessas dicas especiais sobre construção civil? Quer saber ainda mais sobre o assunto com quem realmente é referência na área?
Então entre em contato com a equipe da Movix e saiba mais sobre as vantagens de nossas empilhadeiras, bem como seus planos de manutenção preventiva.