fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

manutenção de empilhadeiras - movix

Manutenção de empilhadeiras em todo o Brasil é com a MOVIX!

Precisando de manutenção de empilhadeiras? Então, conheça nosso trabalho.

Quando você compra qualquer tipo de máquina – especialmente na indústria – sempre têm aquela expectativa de um bom desempenho e que o equipamento precise do mínimo possível de manutenção.

Podemos até comparar essa expectativa ao momento que você vai comprar um carro, por exemplo. Você pesquisa a marca, compara modelos, e faz até test drive para escolher o que melhor se encaixa na sua necessidade e gosto.

Depois da compra, quando finalmente recebe as chaves do veículo, é recomendado ler o manual de instruções e manutenção, para que você não enfrente problemas e faça seu uso adequado, não é mesmo?!

E com o investimento em uma empilhadeira não é diferente!

Assim como qualquer outro maquinário, as empilhadeiras precisam de manutenções regulares para que o seu funcionamento não seja prejudicado.

Por este motivo, é muito importante se informar sobre a regularidade das manutenções da empilhadeira e contar com uma assistência técnica especializada, disponível sempre que você precisar.

Faça a manutenção em dia e evite problemas!

A assistência técnica e a manutenção regular da empilhadeira são essenciais para manter as máquinas funcionando corretamente. Uma empilhadeira bem cuidada pode garantir anos de desempenho confiável e seguro.

Uma máquina negligenciada quebrará com mais frequência, exigirá substituição mais cedo e, o mais importante, colocará seus operadores em risco.

Então, se você deseja obter o máximo retorno do seu investimento e ajudar a reduzir os riscos de acidentes com empilhadeiras, a manutenção preventiva é essencial. Confira algumas práticas de manutenção preventiva que você pode fazer com a sua empilhadeira:

1. Inspecione sua máquina diariamente

Inspecionar sua empilhadeira diariamente antes de usar não é apenas uma boa maneira de identificar problemas de maneira antecipada (como mangueiras com vazamento e freios vacilantes). Além disso, essas verificações garantirão que a empilhadeira fique segura para uso antes de cada turno e permitirão que você economize tempo e dinheiro ao esperar para reparar problemas até que eles interfiram na operação da máquina.

2. Siga o cronograma de manutenção recomendado pelo fabricante

A manutenção de sua empilhadeira deve seguir o cronograma fornecido pelo fabricante. Por exemplo, a maioria dos fabricantes recomenda uma inspeção detalhada ou manutenção após um determinado período de tempo (ou seja, trocas de óleo a cada 3 meses) ou uma certa quantidade de uso (ou seja, após 250 horas de uso, 500 horas de uso e 1.000 horas de uso).

Certificar-se de que tarefas como trocas de óleo, condições de pneus, substituição de velas de ignição, manutenção de freios e muito mais, sejam efetuadas do seu devido tempo. Assim, você pode evitar problemas inesperados maiores que podem custar tempo, dinheiro e segurança.

3. Verifique regularmente os pneus da sua empilhadeira

Os pneus podem se desgastar rapidamente em uma empilhadeira, especialmente se ela percorrer regularmente os mesmos caminhos dentro de um armazém, ou até em solos mais irregulares. Esse movimento repetitivo pode fazer com que os pneus se desgastem rapidamente. Além disso, os pneus também podem esvaziar, furar ou vazar. Como os pneus são essenciais para a operação adequada da empilhadeira, a manutenção da empilhadeira deve incluir inspeção e manutenção regulares dos pneus.

4. Limpe suas empilhadeiras semanalmente como parte de seu plano de manutenção

A limpeza faz mais pela sua empilhadeira do que simplesmente melhorar seu apelo estético. Também é um importante recurso de segurança que pode impedir o acúmulo de materiais combustíveis (como fiapos) em sua máquina e evitar radiadores bloqueados e outros problemas que podem prejudicar a segurança e a operação eficaz da empilhadeira.

5. Lide com quaisquer problemas assim que eles surgirem

Apesar das verificações diárias e de um cronograma regular de manutenção da empilhadeira, ocasionalmente podem surgir problemas inesperados com sua máquina. Por exemplo, um operador pode notar que o freio está ficando cada vez mais macio ao longo do turno, ou que apareceu uma luz diferente piscando no painel operacional. Então, abordar essas questões prontamente é um elemento importante na prevenção de problemas maiores e acidentes perigosos.

A manutenção preventiva pode evitar que pequenos problemas se tornem grandes (e caros). Por exemplo, é muito mais barato consertar um vazamento do que substituir todo o motor (ou comprar uma nova empilhadeira) depois que um vazamento negligenciado causou danos maiores. É mais seguro ter freios suaves examinados do que esperar até que os freios parem de funcionar completamente.

Para manter suas empilhadeiras em boas condições de funcionamento, lide com qualquer problema assim que ele surgir.

Isso significa:

  • Encorajar relatos de problemas por parte dos colaboradores
  • Retirar imediatamente as empilhadeiras de operação se apresentarem problemas que exijam reparos
  • Reparar em ruídos estranhos ou altos da máquina
  • Chamar imediatamente um técnico especializado para lidar com os problemas

Conte com a Assistência Técnica Movix para manutenção de empilhadeiras

Nós, da Movix, oferecemos peças de reposição originais das nossas empilhadeiras e também serviços de assistência técnica especializada.

Não importa qual seja a sua localização, temos uma equipe qualificada em todo o Brasil e  em alguns países da América Latina, pronta para reparar sua máquina e te ajudar em sua necessidade!

COMPARTILHE