BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

logística rural

Logística rural. Como otimizar processos e aumentar a produtividade

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Os produtores rurais estão sempre em busca de novas soluções para aumentar a eficiência da logística rural, ter mais qualidade e rapidez nos processos e reduzir custos.

Em um ambiente extremamente competitivo, o transporte e a armazenagem se tornaram diferenciais competitivos importantes, levando os produtores a investir cada vez mais em inovação e tecnologia.

Saiba como funciona a logística rural

A logística rural envolve operações como transporte, armazenagem, estoque, inventário, tempo de trânsito, processamento de pedidos, carga tributária, entre outros fatores. Para aumentar a produtividade e a lucratividade no campo, os produtores precisam levar em conta os custos de todas essas operações e tornar os processos mais eficientes e econômicos.

Durante a produção, veículos como tratores, colheitadeiras, semeadoras e pulverizadores auxiliam na realização das atividades produtivas. Além disso, empilhadeiras também ajudam na logística da safra, realizando a carga e descarga de materiais e equipamentos.

Atualmente, a movimentação do estoque físico se tornou muito mais fácil com a utilização de aplicativos móveis e empilhadeiras equipadas com sensores, que permitem acompanhar todo o fluxo do armazém em tempo real, gerenciar a classificação e rastreabilidade.

Faça uma boa gestão das máquinas

A gestão das máquinas também é de extrema importância na propriedade agrícola e demanda um acompanhamento adequado das manutenções realizadas, do combustível consumido e das horas trabalhadas. Máquinas com custos acima do esperado e mesmo a má utilização de peças podem onerar substancialmente os custos.

algodão brasileiro

Atente também para a eficiência de combustível das máquinas. Para isso, você deve observar e estudar o mapa da sua propriedade e escolher as melhores rotas. Conhecendo bem a sua área, você poderá fazer uma gestão de custos mais eficiente e criar estratégias para economizar.

Para diminuir os custos com diesel, planejar as paradas, pontos de manobra e rotas mais curtas para as máquinas é fundamental. Verifique onde estão os talhões e carreadores e os locais de reabastecimento para combustíveis, insumos e água.

Uma vez que o setor agrícola produz em grande volume, fazendo com que as máquinas se desgastem rapidamente, o produtor deve planejar também as manutenções periódicas nos seus equipamentos, para que as operações corram sem necessidade de paradas para consertos.

Conheça as novas tecnologias usadas na armazenagem

No armazenamento, o uso de equipamentos como empilhadeiras e transpaleteiras elimina a necessidade de movimentação de cargas a partir da força física humana.

A verticalização no sistema de armazenagem garante melhor organização do estoque, formando ruas, prateleiras e nichos que permitem o acesso direto às mercadorias e possibilitam a implantação de um sistema de gestão mais adequado.

As estantes trazem a vantagem de agilizar as operações, pois diminuem a perda de espaço entre os corredores. Elas conferem maior segurança e estabilidade às cargas, distribuição mais equitativa e qualitativa dos volumes, melhor otimização do espaço físico e maior organização dos itens armazenados.

A palletização do sistema de armazenagem facilita e agiliza o acesso a cada pallet armazenado, otimizando o controle do estoque e adaptando as operações a qualquer espaço, tamanho ou peso da mercadoria que será armazenada. Esse sistema permite o uso corredores estreitos e alturas maiores, melhorando o aproveitamento do espaço físico com o uso de empilhadeiras elevadoras ou de transelevadores automáticos.

O uso de empilhadeiras nesses sistemas de armazenagem possibilita o acesso rápido e direto aos estoques, garantindo maior velocidade na movimentação. O uso dessas máquinas favorece a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais.

Empilhadeira MX25 BIG BAG Movix

A operação com empilhadeiras também otimiza a utilização da mão de obra, reduz a relação dos custos homem/hora e economiza tempo nas etapas de carregamento e descarregamento de mercadorias.

Utilize galpões de distribuição

A utilização de centros de distribuição avançados na operação logística é uma boa alternativa para descentralizar o gerenciamento das entregas em diversas unidades nas quais os produtos são armazenados e depois despachados para o destinatário.

Os centros de distribuição avançados são divididos de modo a posicionar o estoque em vários locais ao longo de uma cadeia de suprimentos. O objetivo é permitir rápido atendimento às necessidades dos clientes situados em áreas geográficas distantes dos centros produtores.

Além de favorecer um rápido atendimento, os centros de distribuição possibilitam maior economia no transporte, pois operam como centros consolidadores de carga. O transporte até o cliente pode ser feito em cargas fracionadas, em deslocamentos de pequena distância.

Além disso, quando utilizados por múltiplos fornecedores, os centros de distribuição proporcionam maior facilidade e rapidez de transferência e permitem atender aos pedidos dos clientes com uma combinação dos produtos fornecidos pelos diversos produtores.

Saiba como gerenciar o fluxo de informações

Com um sistema de gestão adequado às necessidades da propriedade, é possível aumentar a produção e diminuir custos com insumos, manutenção e logística.

Um bom gerenciamento do fluxo físico e de informação, com o uso de softwares de gestão integrada (ERP), permite agregar valor na cadeia de suprimentos e gerar oportunidades de economias para a operação.

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema voltado para a gestão integrada da empresa, que contribui para melhorias na logística à medida que faz a troca automática de informações, melhora a comunicação, automatiza os processos e aumenta a produtividade. Com ele, é possível monitorar o volume de vendas, equilibrar os níveis de estoque e dimensionar corretamente a necessidade de veículos para entrega.

Já o WMS (Warehouse Management System) é uma ferramenta voltada para o controle de rotinas do estoque. Ele permite o controle de processos como recebimento, armazenagem, separação de pedidos, inventário de materiais e expedição.

O sistema WMS pode ser integrado ao ERP para otimizar todas as atividades operacionais e administrativas do processo de armazenagem, resultando em um melhor aproveitamento dos espaços e maior eficiência na organização do fluxo dos produtos.

Você gostou desse artigo? Entendeu a importância de utilizar empilhadeiras para otimizar a logística rural? Para obter mais informações sobre as nossas máquinas, acesse aqui!

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica