fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

equipamentos para obras

Locação ou compra de equipamentos para obras: o que é melhor?

A escolha de equipamentos para obras de construção civil, como empilhadeiras, andaimes, betoneiras e guinchos de coluna, pode gerar muitas dúvidas. Qual é a opção mais vantajosa, a locação ou a compra?

Para fazer um bom negócio e evitar prejuízos, é muito importante que você entenda quais são as vantagens de cada uma dessas modalidades. Desse modo, você será capaz de escolher qual vale mais a pena, de acordo com as suas necessidades e a quantidade de vezes que os equipamentos serão utilizados.

Mas você já sabe quais as vantagens e desvantagens dessas alternativas? Neste artigo, você saberá tudo sobre locação e compra de equipamentos para obras. Confira!

Saiba como funciona o aluguel de equipamentos

A locação de equipamentos para obras é a modalidade de negócio pela qual você adquire temporariamente um maquinário. Atualmente, muitas empresas especializadas oferecem esse serviço. Além disso, algumas construtoras também costumam alugar as máquinas que estão paradas nos canteiros.

A locação de equipamentos envolve uma relação comercial bem simples. Basicamente, você define os dias que precisa do equipamento e fecha contrato com a empresa de locação. 

Ao escolher um fornecedor, é importante fazer uma pesquisa de mercado e pegar indicação com pessoas que já utilizaram esse serviço. Além disso, você deve verificar as condições de aluguel de cada empresa de locação e escolher o melhor custo-benefício.

Veja os prós e contras da locação de equipamentos

A locação de equipamentos exige um investimento menor que a compra. Por isso, ela se mostra uma opção interessante para quem quer economizar recursos, principalmente para quem vai fazer um uso apenas pontual do maquinário.

Além disso, a locação de equipamentos pode auxiliar quanto ao assunto de despesas com possíveis manutenções dos equipamentos, que ficam por conta da empresa contratante.

Outra vantagem é a flexibilidade no uso de equipamentos. Quem trabalha com construção sabe que as obras estão sujeitas a muitos imprevistos, que podem modificar o cronograma inicial. Portanto, ao alugar máquinas e equipamentos por determinado período, é importante que o fornecedor seja flexível em relação às datas e à quantidade de produtos. Desse modo, se for necessário, você poderá solicitar a troca do maquinário e evitar atrasos no cronograma.

equipamentos para obras

Porém, a locação também apresenta algumas desvantagens:

  • Ela exige certos cuidados, pois envolve questões como finanças, produtividade e cuidados com a utilização do equipamento. 
  • Você precisa obedecer às regras e limites impostos pela locadora;
  • Em longo prazo, o aluguel de equipamentos pode alcançar um valor maior que a compra efetiva;
  • Apesar dos gastos com o aluguel, o equipamento não será propriedade da empresa;
  • Existe a possibilidade de o locador pagar mais impostos.

Agora conheça as vantagens da compra de equipamentos para obras

Entre as vantagens de adquirir os próprios equipamentos, destaca-se que a compra pode ser vista como um investimento. Afinal, o preço do aluguel em longo prazo muitas vezes acaba sendo muito maior que o valor da compra. Portanto, a aquisição vale a pena se o objetivo é utilizar os equipamentos de modo constante e ao longo de um longo período. Além disso, se você tem interesse em adquirir equipamentos, já existem muitas opções de financiamento que facilitam sua aquisição.

Entre as principais vantagens da compra, podemos citar:

  • Utilização dos equipamentos em longo prazo, sem ter que pagar constantemente pela locação.
  • Estrutura de trabalho própria criada pela construtora, com as máquinas e equipamentos escolhidos para suprir as suas necessidades.
  • A sua empresa ganha em autonomia e não precisa ficar dependente de parceiros para finalizar as suas obras.
  • Possibilita que os operadores adquiram mais prática com os  equipamentos e conhecimento técnico em relação a eles.
  • Garantia e assistência técnicas oferecidas pelo fabricante por determinado período.
  • Mesmo com a depreciação ao longo do tempo de utilização, os equipamentos mantêm um valor residual e não perdem totalmente o valor de mercado para revenda.

equipamentos para obras

Veja os cuidados necessários na compra de equipamentos

Além dos custos envolvidos na aquisição, também é preciso considerar os gastos com a manutenção das máquinas para construção civil. Esse custo é analisado por meio da divisão entre o valor total gasto com manutenção pela quantidade de horas úteis de um ano.

Além disso, a aquisição envolve gastos com a equipe de manutenção, estoque de peças e almoxarifado. Portanto, no caso da compra de maquinários, uma boa análise financeira é fundamental. 

Como vimos, tanto a locação quanto a compra de equipamentos para obras têm pontos positivos e negativos. Mas a compra apresenta muito mais vantagens, principalmente se você pretende utilizá-los em longo prazo. 

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como fazer o melhor investimento em máquinas e equipamentos? Veja como calcular o retorno de investimento da empilhadeira.

COMPARTILHE