BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

produtividade no agronegócio - agricultura - movix

Gestão de produção mais eficiente aumenta produtividade no agronegócio

Tempo de Leitura: 4 minutos.

Para aumentar a sua produtividade e alcançar melhores resultados, o produtor rural precisa ter uma percepção global do agronegócio, observar o desempenho de toda a cadeia produtiva, do fornecedor ao consumidor, e utilizar recursos tecnológicos para auxiliar na gestão do seu negócio.
Possuir ferramentas de gestão como aliadas possibilita não só incrementar a produtividade, mas também reduzir riscos decorrentes de diversos fatores, como clima, temperatura, chuvas, umidade do solo, entre outros.

Saiba por que investir em tecnologia e inovação

Atualmente, investir em inovação e tecnologia é fundamental para os produtores conseguirem melhorias nos processos produtivos, tornarem as suas propriedade mais eficiente e gerarem aumento na renda. Para continuar a crescer, o setor agrícola precisa investir cada vez mais na melhoria de sua gestão de produção, estoques, financeira e de pessoas.
produtividade no agronegócio - agricultura movix
Com um sistema de gestão adequado às necessidades da propriedade, é possível aumentar a produção e diminuir custos com insumos, manutenção e logística. O produtor deve fazer um planejamento estratégico da safra, desde o plantio até a colheita.

Utilize sistemas integrados para facilitar a gestão

O uso de sistemas integrados trouxe grandes inovações para a área de gestão, inclusive no campo. A possibilidade de acessar todos os dados sobre a propriedade e visualizá-los usando um computador ou smartphone permite aos gestores um controle total de todo o processo produtivo.
Hoje em dia, softwares de gestão ajudam os agricultores a organizar as informações de sua fazenda e facilitam as tomadas de decisão durante a safra. Instrumentos como o GPS e sensores inteligentes realizam uma coleta de informações completa sobre as lavouras.
A partir da organização desses dados, os produtores podem saber quanto da área plantada já foi colhida, fazer previsões de entrega de sacas, negociar com clientes e preparar o escoamento da produção.

Beneficie-se com o uso de plataformas de gestão

Ao contrário do que muitos pensam, ter acesso a uma plataforma de gestão é bastante acessível e está ao alcance mesmo dos pequenos produtores rurais. A plataforma ajuda a integrar os diversos setores, otimizar tempo, ampliar a produtividade e reduzir a necessidade de controles manuais.
Com um sistema de gestão adequado às suas necessidades, você pode diminuir custos com insumos, manutenção e logística e aumentar a produtividade. O software de gestão permite medir de forma ágil e efetiva a eficiência e utilização das pessoas, a taxa de uso de campo, entre outros indicadores importantes.
Um dos programas mais utilizados, o Sistema de Gestão Empresarial ou ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning) é um software que auxilia os produtores no controle total de suas informações, gerenciando dados de forma integrada e facilitando a tomada de decisões do negócio.
produtividade no agronegocio - gestao agricultura - movix
Uma plataforma de gestão empresarial ERP possibilita ainda que todas as informações se mantenham bem organizadas e alinhadas. Suas funcionalidades envolvem o setor de finanças, vendas, controle de estoque, compras e faturamento.
O ERP pode ser acessado facilmente por meio de dispositivos móveis, como os celulares, trazendo agilidade e produtividade aos responsáveis pela gestão do agronegócio. Com o uso dessas ferramentas de gestão, os produtores podem analisar os indicadores de desempenho e produtividade (KPIs) com apenas alguns cliques, obter uma visão instantânea da situação de sua propriedade e saber o que é preciso fazer para aumentar a produtividade.

Veja a importância dos indicadores de desempenho

Para o gestor ter uma ideia clara do que está acontecendo em sua propriedade, é necessário que ele observe o desempenho dos Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Essas métricas possibilitam um acompanhamento completo e um melhor gerenciamento do desempenho e sucesso das suas estratégias.
Esses indicadores permitem rastrear todos os índices de seu negócio e aferir a situação real de sua propriedade. Por exemplo, pode-se calcular o aumento da produção comparando-se o resultado das safras dos anos anteriores, seja com relação à quantidade ou ao valor de mercado dos bens produzidos.
Já o potencial estimado de produção mostra o quanto a sua propriedade está distante de alcançar todo o seu potencial. Por exemplo, se o potencial de sua plantação de morangos é produzir 20 toneladas e você está produzindo apenas 10 toneladas, restam 5 toneladas para você alcançar o potencial estimado.
Outro KPI importante é o rendimento por planta / hectare, que compara o seu rendimento com aquele do ano anterior ou com o rendimento médio que os produtores do setor obtêm com as suas plantas / hectares.
Tendo uma visão clara de cada detalhe de sua produção, você será capaz de fazer um gerenciamento mais eficiente e tomar boas decisões de negócios mais acertadas.

Mais sobre tecnologia no agronegócio:

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E MAQUINÁRIO GARANTEM SUPERSAFRA DO ALGODÃO BRASILEIRO

Supersafra-do-algodão-Brasileiro-Movix
O algodão é uma das culturas que faz melhor uso da tecnologia disponível atualmente. Cada vez mais, a evolução de máquinas e equipamentos tem se apresentado como um diferencial no processo produtivo. A tecnologia aplicada na produção… [continue lendo]

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica