Para aumentar a produtividade no agronegócio, o produtor rural deve observar a cadeia produtiva e utilizar tecnologia para melhorar a gestão e resultados do seu negócio.
Sendo assim, ferramentas de gestão ajudam a aumentar a produtividade e a reduzir riscos relacionados ao clima, temperatura, chuvas, umidade do solo e outros fatores externos.
Saiba por que investir em tecnologia e inovação
Investir em inovação e tecnologia é essencial para melhorar processos produtivos, aumentar a eficiência das propriedades e gerar maior renda para os produtores rurais.
Além disso, para continuar a crescer, o setor agrícola precisa investir cada vez mais na melhoria de sua gestão de produção, estoques, financeira e de pessoas.
Com um sistema de gestão adequado às necessidades da propriedade, é possível aumentar a produção e diminuir custos com insumos, manutenção e logística.
Por isso, o produtor deve fazer um planejamento estratégico da safra, desde o plantio até a colheita.
Utilize sistemas integrados para facilitar a gestão
Afinal, o uso de sistemas integrados trouxe grandes inovações para a área de gestão, inclusive no campo.
Acessar dados da propriedade via computador ou smartphone oferece aos gestores controle total sobre o processo produtivo, facilitando a tomada de decisões e gestão eficiente.
Hoje em dia, softwares de gestão ajudam os agricultores a organizar as informações de sua fazenda e facilitam as tomadas de decisão durante a safra. Instrumentos como o GPS e sensores inteligentes realizam uma coleta de informações completa sobre as lavouras.
A partir da organização desses dados, os produtores podem saber quanto da área plantada já foi colhida, fazer previsões de entrega de sacas, negociar com clientes e preparar o escoamento da produção.
Beneficie-se com o uso de plataformas de gestão
Ao contrário do que muitos pensam, ter acesso a uma plataforma de gestão é bastante acessível e está ao alcance mesmo dos pequenos produtores rurais.
Além disso, a plataforma ajuda a integrar os diversos setores, otimizar tempo, ampliar a produtividade e reduzir a necessidade de controles manuais.
Com um sistema de gestão adequado às suas necessidades, você pode diminuir custos com insumos, manutenção e logística e aumentar a produtividade.
O software de gestão agiliza a medição da eficiência das pessoas, uso de campo e outros indicadores essenciais, melhorando o controle e desempenho da produção.
Afinal, um dos programas mais utilizados, o Sistema de Gestão Empresarial ou ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning) é um software que auxilia os produtores no controle total de suas informações, gerenciando dados de forma integrada e facilitando a tomada de decisões do negócio.
Uma plataforma de gestão empresarial ERP possibilita ainda que todas as informações se mantenham bem organizadas e alinhadas.
Além disso, suas funcionalidades envolvem o setor de finanças, vendas, controle de estoque, compras e faturamento.
O ERP pode ser acessado facilmente por meio de dispositivos móveis, como os celulares, trazendo agilidade e produtividade aos responsáveis pela gestão do agronegócio.
Com o uso dessas ferramentas de gestão, os produtores podem analisar os indicadores de desempenho e produtividade (KPIs) com apenas alguns cliques, obter uma visão instantânea da situação de sua propriedade e saber o que é preciso fazer para aumentar a produtividade.
Veja a importância dos indicadores de desempenho
Para o gestor ter uma ideia clara do que está acontecendo em sua propriedade, é necessário que ele observe o desempenho dos Indicadores Chave de Desempenho (KPIs). Essas métricas possibilitam um acompanhamento completo e um melhor gerenciamento do desempenho e sucesso das suas estratégias.
Esses indicadores permitem rastrear todos os índices de seu negócio e aferir a situação real de sua propriedade. Por exemplo, pode-se calcular o aumento da produção comparando-se o resultado das safras dos anos anteriores, seja com relação à quantidade ou ao valor de mercado dos bens produzidos.
Afinal, já o potencial estimado de produção mostra o quanto a sua propriedade está distante de alcançar todo o seu potencial.
Por exemplo, se o potencial de sua plantação de morangos é produzir 20 toneladas e você está produzindo apenas 10 toneladas, restam 5 toneladas para você alcançar o potencial estimado.
Outro KPI é o rendimento por planta / hectare, que compara o seu rendimento com aquele do ano anterior ou com o rendimento médio que os produtores do setor obtêm.
Tendo uma visão clara de cada detalhe de sua produção, você será capaz de fazer um gerenciamento mais eficiente e tomar boas decisões de negócios mais acertadas.
Mais sobre tecnologia no agronegócio:
INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E MAQUINÁRIO GARANTEM SUPERSAFRA DO ALGODÃO BRASILEIRO
O algodão é uma das culturas que faz melhor uso da tecnologia disponível atualmente. Cada vez mais, a evolução de máquinas e equipamentos tem se apresentado como um diferencial no processo produtivo. A tecnologia aplicada na produção… [continue lendo]