A gestão de investimento é um cuidado fundamental para a realização de qualquer negócio
Dado o grande volume de compras, aquisições, contratações e processos presentes no segmento, é necessário estabelecer parâmetros.
Especialista no que há de melhor em empilhadeiras para construções, preparamos dicas para que você não erre na hora! Confira elas a seguir.
Comece a gestão de investimento a partir das principais necessidades do seu negócio
Independentemente de qual é o maquinário que você deseja agregar aos processos da sua empresa, tenha sempre em mente quais são as necessidades que você deseja suprir com ele.
Se a intenção é adquirir uma carregadeira, por exemplo, quais serão as suas funções? Ela realizará o simples deslocamento de materiais ou também a escavação e o nivelamento de superfícies? Qual será a demanda diária de trabalho dela? Será que uma minicarregadeira não conseguiria suprir todas as demandas?
Tenha sempre esse tipo de pergunta em mente e avalie bem qual é a realidade interna do seu negócio, a fim de garantir o melhor equilíbrio entre os custos e os benefícios da aquisição por meio de uma gestão de investimento eficiente.
Avalie os modelos disponíveis no mercado
Após revisar com clareza os processos internos da sua empresa, seus eventuais desafios e possibilidades de melhorias, é hora de elencar os melhores modelos e fabricantes de equipamentos para o seu negócio.
Ao elencar o exemplo das empilhadeiras, já é possível encontrar diversas opções.
Sejam elas específicas para a indústria, com força para terrenos desafiadores, com versatilidade para diferentes operações.
Nesse quesito, mais que alinhar a sua escolha à realidade do seu negócio, conforme mencionamos no item anterior, tenha atenção ao padrão de qualidade oferecido pelo vendedor, às rotinas de assistência da máquina, à possibilidade de inserir acessórios e ao reconhecimento da marca no setor.
Garantir um fabricante de prestígio, com diversas opções disponíveis e preocupado com o desempenho dos seus produtos é uma das escolhas mais importantes em relação à gestão de investimento em maquinário.
Saiba quando optar por máquinas novas ou usadas
Muitos gestores se sentem atraídos pela aquisição de equipamentos usados, que oferecem um padrão de custos bem menos elevados que as opções novas.
Apesar dessas vantagens, é preciso ter em mente que uma máquina seminova será submetida a manutenções de maneira mais recorrente.
Se a sua empresa depende do uso contínuo do maquinário e não tem como substituir certas atividades, é conversE com os fabricantes.
Afinal, para realizar um excelente negócio em equipamentos usados, procure por vendedores que verifiquem a sua procedência, realizem inspeções completas e ofereçam garantia de revisão.
Considere a possibilidade de locação
Quando se deparam com o crescimento de seus negócios, muitos construtores que não realizam a devida gestão de investimento acabam não ponderando se o aumento de suas demandas será contínuo ou pontual.
Por isso, se você percebeu que não é o momento ideal de adquirir uma nova máquina, muitas empresas sérias oferecem a possibilidade de locação.
Além disso, uma solução para quem não pode ampliar o seu maquinário em um primeiro momento, a locação ainda é uma excelente oportunidade!