BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

gestao de investimento na construcao

Gestão de investimento na construção: como investir nas máquinas certas

A gestão de investimento é um cuidado fundamental para a realização de qualquer negócio, mas os empreendedores do setor construtivo precisam ter uma atenção ainda mais especial ao tema.

Dado o grande volume de compras, aquisições, contratações e processos presentes no segmento, é necessário estabelecer parâmetros bem definidos para que o dinheiro investido seja condizente com os resultados esperados na obra e não resulte em prejuízos.

Especialista no que há de melhor em empilhadeiras para construções, a Movix preparou dicas infalíveis para que você não erre na hora de adquirir a sua máquina! Confira elas a seguir.

Comece a gestão de investimento a partir das principais necessidades do seu negócio

Independentemente de qual é o maquinário que você deseja agregar aos processos da sua empresa, tenha sempre em mente quais são as necessidades que você deseja suprir com ele.

Se a intenção é adquirir uma carregadeira, por exemplo, quais serão as suas funções? Ela realizará o simples deslocamento de materiais ou também a escavação e o nivelamento de superfícies? Qual será a demanda diária de trabalho dela? Será que uma minicarregadeira não conseguiria suprir todas as demandas?

Tenha sempre esse tipo de pergunta em mente e avalie bem qual é a realidade interna do seu negócio, a fim de garantir o melhor equilíbrio entre os custos e os benefícios da aquisição por meio de uma gestão de investimento eficiente.

Avalie os modelos disponíveis no mercado

Após revisar com clareza os processos internos da sua empresa, seus eventuais desafios e possibilidades de melhorias, é hora de elencar os melhores modelos e fabricantes de equipamentos para o seu negócio.

Ao elencar o exemplo das empilhadeiras, já é possível encontrar diversas opções, sejam elas específicas para a indústria, com força para terrenos desafiadores, com versatilidade para diferentes operações, entre muitas outras possibilidades em termos de adaptação, fontes de combustível, etc.

Nesse quesito, mais que alinhar a sua escolha à realidade do seu negócio, conforme mencionamos no item anterior, tenha atenção ao padrão de qualidade oferecido pelo vendedor, às rotinas de assistência da máquina, à possibilidade de inserir acessórios e ao reconhecimento da marca no setor.

Garantir um fabricante de prestígio, com diversas opções disponíveis e preocupado com o desempenho dos seus produtos é uma das escolhas mais importantes em relação à gestão de investimento em maquinário.

Saiba quando optar por máquinas novas ou usadas

Muitos gestores se sentem atraídos pela aquisição de equipamentos usados, que atualmente são abundantes no mercado e oferecem um padrão de custos bem menos elevados que as opções novas.

Apesar dessas vantagens, é preciso ter em mente que uma máquina seminova será submetida a manutenções de maneira muito mais recorrente e, em muitos casos, nos momentos em que você menos espera.

Se a sua empresa depende do uso contínuo do maquinário e não tem como substituir certas atividades, é recomendado conversar diretamente com os fabricantes de produtos novos ou seus representantes, que oferecem rotinas completas de manutenção e ampla garantia para que nenhuma atividade seja interrompida por falhas mecânicas ou elétricas.

Para realizar um excelente negócio em equipamentos usados, procure por vendedores que verifiquem a sua procedência, realizem inspeções completas e ofereçam garantia de revisão.

Considere a possibilidade de locação

Quando se deparam com o crescimento de seus negócios, muitos construtores que não realizam a devida gestão de investimento acabam não ponderando se o aumento de suas demandas será contínuo ou pontual.

Se você analisou a sua situação e percebeu que ainda não é o momento ideal de adquirir uma nova máquina, muitas empresas sérias oferecem a possibilidade de locação, para que a sua empresa tenha a oportunidade de crescer sem precisar realizar um grande investimento logo de início.

Mais que uma solução para quem não pode ou não quer ampliar o seu maquinário em um primeiro momento, a locação ainda é uma excelente oportunidade para testar os modelos que você pretende adquirir, a fim de conferir se eles, de fato, se adequam às necessidades das suas operações!

COMPARTILHE

Olá,

Escolha o setor para iniciar uma conversa. Ficaremos felizes em ajudá-lo.

Vendas: Máquinas
e Acessórios

Pós-vendas: Peças e
Assistência Técnica