fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Gestão de armazenagem e distribuição logística

Gestão de armazenagem e distribuição logística: como ter mais eficiência?

É fundamental pensar estrategicamente na hora de estocar os produtos e no momento de enviá-los aos seus destinos finais – ou seja, na gestão de armazenagem e distribuição logística.

Aumentar a produtividade de uma maneira que seja saudável para todos (empresa e colaboradores) e conseguir maior geração de lucros costumam estar entre os principais objetivos de qualquer empreendimento. Mas como fazer isso? Dentre as alternativas, está o investimento na maximização dos resultados, que deve acontecer nas mais variadas áreas do negócio, para torná-las o mais eficaz possível — inclusive, no que se refere à parte de estoque e envio de produtos.

Pensando na gestão de armazenagem e distribuição logística, pontuamos abaixo algumas dicas para otimizar o setor e potencializar os ganhos da sua indústria. Confira:

1 – Planejamento do espaço disponível para armazenar

É fundamental organizar o espaço de armazenamento dos produtos de forma estratégica e flexível, ou seja, que favoreça o fluxo de entrada e saída das mercadorias, além do acesso a elas.

Apostar em estruturas verticais é uma boa opção para otimizar o ambiente disponível e para dispor os itens de uma forma que ganhem em visibilidade. Outra boa prática é acomodar os produtos conforme as características, relevância e rotatividade.

Tudo isso contribui no momento da localização das mercadorias e da separação dos pedidos. Organizar estrategicamente o espaço disponível para estocar minimiza os extravios de produtos e até as perdas ocasionadas pelo vencimento da data de validade dos itens.

2 – Controle do número de produtos no estoque

Esta é uma regra básica na gestão de armazenagem: é fundamental que a empresa saiba a real situação de seu estoque. O que está em falta? existe alguma mercadoria em quantidade elevada?

Para não correr o risco de produzir ou encomendar itens desnecessários, o negócio também precisa estar constantemente atualizado sobre quais são os produtos que mais estão saindo no momento e quais estão parados.

3 – Planejamento estratégico das entregas

Para otimizar a distribuição logística, a entrega das mercadorias também pode ser planejada de maneira estratégica — desde a rota (itinerário mais rápido e prático) até os meios de transportes que serão utilizados neste processo. Tudo de acordo com o que for mais rentável para a empresa e, claro, satisfatório para o cliente.

4 – Controle do desempenho na armazenagem e distribuição

É através da análise de desempenho que a empresa se torna capaz de implementar as melhorias realmente necessárias para o negócio. E na gestão de armazenagem e distribuição não é diferente — é crucial acompanhar de perto os indicadores de desempenho para saber o que, de fato, está dando certo e deve ser mantido; o que pode ser aprimorado e; quais são os obstáculos a serem superados para isso.

5 – Uso da tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente nas etapas, processos e no dia a dia em geral das indústrias. Atualmente, existem sistemas inteligentes capazes de auxiliar as companhias nos mais diversos aspectos, inclusive em todos esses citados acima.

Aplicativos e plataformas específicas podem auxiliar nessa tarefa. Por isso, aposte na inovação e no uso da tecnologia na gestão de logística.

Gestão de armazenagem e distribuição logística

6 – Escolha cuidadosa das parcerias

Parcerias eficientes e confiáveis são parte significativa na evolução de cada setor de um empreendimento, bem como, do negócio como um todo.

Os colaboradores, por exemplo, precisam atender satisfatoriamente às necessidades da empresa. Principalmente em termos de reunir as habilidades para exercer com excelência as funções que lhes foram atribuídas. Já os fornecedores precisam cumprir as metas e prazos combinados e, obviamente, sempre devem oferecer material de qualidade.

Portanto, é crucial que os gestores da indústria tenham em mente que não é perda de tempo realizar profundas pesquisas antes de firmar tais parcerias e estreitar as relações com elas.

7 – Promoção de capacitações e atualizações

No entanto, vale esclarecer que, para manter o desempenho dos colaboradores de uma empresa no mais alto nível, é importante que estes sejam periodicamente capacitados e atualizados a respeito das suas áreas de operação. E essa também é uma missão da companhia que os emprega.

Lembre-se ainda da importância de contar com os equipamentos certos para uma otimização da gestão de armazenagem e distribuição logística. Nesse setor, em especial, maquinários como empilhadeiras industriais — elétricas ou a combustão — costumam ser muito úteis para a eficiência do processo de entrada, estocagem e saída dos produtos da empresa.

Você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o segmento industrial? Então não deixe de acompanhar o blog da Movix!

COMPARTILHE