fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

fluxo de pátio movix

Fluxo de pátio. Como evitar madeira parada

Nos processos logísticos de qualquer madeireira, otimizar o fluxo de pátio e evitar a madeira parada é fundamental para garantir o máximo de rentabilidade aos negócios.

Encontrar meios para que a movimentação e estocagem dos produtos obedeça a um padrão eficiente e bem definido é garantir que a capacidade produtiva não seja desperdiçada, objetivo que é cada vez mais fundamental para as empresas do setor no mercado competitivo.

A seguir, descubra como evitar os prejuízos gerados pela madeira parada e saiba como gerir o seu fluxo de pátio para que a logística seja uma aliada dos seus lucros!

Por que me preocupar com o fluxo de pátio?

Ao levar em consideração que os processos logísticos compreendem algumas das questões administrativas mais importantes para as atividades realizadas por qualquer perfil de empresa, não é exagero afirmar que os resultados da gestão do fluxo de pátio impactam diretamente nos lucros de uma madeireira e, principalmente, na sua imagem no mercado.

Problemas com maquinário, indisponibilidade de veículos, erros cometidos por colaboradores ou outros problemas que deixem a madeira parada por certo tempo impactam diretamente as experiências de compra vividas pelos consumidores.

No mesmo sentido, quando há ampla disponibilidade de itens à pronta entrega com consulta imediata ao estoque, descarga rápida e, consequentemente, processos descomplicados de vendas, todo o processo se torna mais positivo e os clientes imediatamente terão uma visão positiva da sua empresa!

O que fazer para evitar madeira parada?

Administrar o seu fluxo de pátio não é apenas lidar com a estocagem do que foi produzido, receber os itens que estão entrando ou encaminhar produtos para a entrega.

Um bom gestor, ciente de todos os pormenores capazes de influenciar os resultados de um negócio, considera o que é necessário para as suas ações desde a origem de cada produto até a sua entrega final aos clientes.

indústria madeireira brasil - movix

Colete e avalie dados

É impossível reconhecer onde existem erros operacionais ou pontos passíveis de melhorias sem dados que apontem eventuais gargalos ou oportunidades a serem exploradas no fluxo de pátio.

Atualmente, é praticamente impossível desenvolver um planejamento logístico sem um bom software ERP automatizado, pois a tomada inteligente de decisões deve sempre ser baseada em informações robustas, precisas e constantemente atualizadas.

Otimize o seu espaço e maquinário

Mesmo em períodos em que o volume de vendas é alto, a madeira parada pode ser comprometedora para os prazos, dada a incapacidade de algumas empresas em otimizar o espaço em que o seu maquinário opera.

Imagine, por exemplo, que uma madeireira consiga atender a uma demanda elevada em determinado período do ano, mas o espaço do pátio, mesmo que grande o suficiente para abrigar a todo o estoque, não é capaz de receber diversas empilhadeiras ao mesmo tempo, para atender ao mesmo tipo de entrega.

fluxo de pátio movix

Esse tipo de problema não apenas gera um volume desnecessário de madeira parada, mas também de máquinas ociosas e de clientes insatisfeitos, uma vez que os prazos obrigatoriamente são comprometidos nessas situações.

Redistribuir os itens para desafogar o fluxo de pátio, repensar o tráfego das empilhadeiras, considerar a locação de maquinário em determinados períodos do ano ou redefinir as prioridades do espaço de estoque de acordo com a sazonalidade do negócio são alguns dos cuidados essenciais nesse sentido.

Treine a sua equipe, defina rotinas e boas práticas

Por fim, não adianta que você tenha definido um ótimo planejamento, baseado em dados precisos e atualizados, sem que o seu time esteja engajado com a questão e ciente do que precisa ser feito para que os processos sejam efetivos.

Defina a base de custos com mão de obra, treine os seus operadores de acordo com as suas funções e crie rotinas bem definidas, a fim de que todos estejam cientes do tempo médio de cada operação, em qual local serão feitas as próximas tarefas e quais são os objetivos gerais de tudo o que está sendo feito.

O importante não é apenas que você tenha uma visão completa do negócio e compreenda o que precisa ser feito no fluxo de pátio para evitar madeira parada e perda de lucros, mas sim que todas os agentes inseridos no processo de gestão, logística e de vendas estejam engajados e desenvolvam ações constantes em prol desses mesmos resultados!

Quer saber ainda mais sobre o assunto?

E você, já desenvolve um planejamento logístico na sua empresa? Quer saber tudo sobre os assuntos mais relevantes para o segmento madeireiro, agro e de construção civil diretamente da empresa que é referência em empilhadeiras no Brasil?

Então assine a newsletter da Movix para saber tudo sobre como evitar madeira parada, otimizar o seu fluxo de pátio e muito mais!

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp