A escassez de mão de obra qualificada na construção civil ainda é um dos maiores problemas enfrentados pelo setor.
O mercado de construção civil segue em crescimento, apresentando uma expansão de cerca de 7,6% em 2021, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
Assim, só aumenta a demanda por trabalhadores, tanto que em 2021, o número de vagas de emprego no setor aumentou 14,8%, de acordo com o SindusCon.
Porém, encontrar mão de obra especializada é cada vez mais difícil, além de ser muito mais caro do que a mão de obra comum.
A oferta de profissionais não consegue atender as demandas do mercado e a falta de profissionais habilitados tende a atrasar os cronogramas, encarecer os custos e dificultar o crescimento desse setor.
Neste artigo, vamos mostrar as dificuldades trazidas pela escassez de mão de obra e as vantagens de adquirir equipamentos que agilizam o trabalho pesado nas obras.
Vantagens de investir em equipamentos simples de operar
As máquinas estão cada vez mais presentes no nosso cotidiano e agilizam o trabalho pesado, anteriormente realizado por pessoas.
Os avanços em tecnologias como aprendizado de máquina, visão computacional, robótica e internet das coisas estão revolucionando o modo como o trabalho é realizado.
De acordo com projeções do McKinsey Institute, 50% das atividades de trabalho poderão ser automatizadas nas próximas décadas, estimulando mudanças poderosas no futuro do trabalho.
Cabe ainda notar que essa nova realidade não necessariamente substituirá a mão de obra humana, mas certamente gerará novos tipos de empregos, que demandam profissionais cada vez mais qualificados.
Em setores como a construção civil, as chances de que a mão de obra humana direcionada ao trabalho pesado seja substituída pelos robôs são muito grandes – 59%, de acordo com projeções do site Will Robots Take My Job?.
Nesse sentido, as empresas precisam, mais do que nunca, investir no treinamento e na formação de seus profissionais.
Além disso, outro caminho interessante é investir em equipamentos fáceis de operar, que não exijam uma mão de obra tão especializada. Então, máquinas como tratores, empilhadeiras e escavadeiras, são cada vez mais comuns nesses ambientes.
Para operar uma empilhadeira, por exemplo, o operador deve receber treinamento para que esteja habilitado a cumprir sua função. Porém, esse treinamento é rápido e pode ser fornecido pelo próprio empregador.
Conforme as normas da NR-11, basta o treinamento específico dado pela empresa contratante para habilitar o trabalhador para essa função. Não existe uma carga horária legalmente definida para o treinamento de um operador de empilhadeira, mas ele é bem rápido. Em geral, são indicadas pelo menos 20 horas de formação.
Além disso, é recomendável que o operador de empilhadeira tenha alguma formação em Primeiros Socorros, realizada em uma instituição oficial, para que saiba como agir em caso de acidentes.
Empilhadeiras Off-Road facilitam trabalho na Construção Civil
As empilhadeiras off-road apresentam um ótimo desempenho no setor de construção, onde as atividades geralmente são repletas de intempéries e exigem máquinas robustas e seguras.
Projetadas para suportar trabalhos pesados, as empilhadeiras off-road carregam até 4 toneladas de peso, enquanto os modelos tradicionais suportam apenas de 2,5 a 3 toneladas.
Para enfrentar essas condições adversas, a estrutura física dessas máquinas é mais forte e resistente do que aquelas utilizadas em centros logísticos fechados. Além disso, a distância do chassi até o chão é adequada para vencer os obstáculos em qualquer tipo de terreno.
As empilhadeiras off-road também oferecem a vantagem de conseguir se deslocar em locais de solo irregular, sob influência de chuva, excesso de poeira e outras condições adversas.
Por isso, o uso de empilhadeiras na construção civil possibilita o transporte de materiais por todo o canteiro de obras.
Além disso, elas permitem descarregar um grande número de cargas ao mesmo tempo.
Esses equipamentos são perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais para estoques e locais de utilização. Materiais pesados, como tijolos, armaduras, cimento, peças e suprimentos podem ser transportados muito mais facilmente.
Desse modo, eles evitam que ocorram desperdícios, acidentes e danos comuns no transporte manual. Além disso, agilizam o trabalho humano e permitem que os trabalhadores direcionem seus esforços para tarefas mais delicadas ou especializadas.
–
Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como as empilhadeiras são usadas na construção civil? Veja aqui!