A empilhadeira industrial é fundamental para otimizar a logística e o fluxo de trabalho, pois ela aumenta significativamente a eficiência da movimentação e do armazenamento dos materiais. Porém, essas máquinas podem ser completamente diferentes, dependendo da sua finalidade e do ambiente em que serão utilizadas.
Além disso, para operar em espaços fechados, como nos galpões das indústrias, a máquina deve ser silenciosa e pouco poluente. Por outro lado, para operar no lado de fora das indústrias, é recomendável um modelo mais forte e robusto como o off-road. Afinal, a escolha da máquina mais adequada contribui para aumentar a produtividade, reduzir custos e preservar a saúde dos trabalhadores.
Você já sabe qual é a empilhadeira mais indicada para as suas necessidades? Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre os diferentes tipos de empilhadeiras industriais e mostrar quais são as vantagens de cada um deles.
Saiba como escolher a melhor empilhadeira industrial
Para adquirir uma nova empilhadeira, é preciso entender bem qual é o modelo mais indicado para a sua demanda. O primeiro ponto a ser considerado é a finalidade da máquina. Afinal, qual será a sua aplicabilidade, onde ela será utilizada e que tipos de produtos ela irá carregar? Ela será utilizada em local interno ou externo?
Em seguida, faça um levantamento detalhado baseado no tipo de produto e a forma de armazenassem de sua empresa levando em consideração os seguintes aspectos:
- capacidade de carga
- o raio de giro da empilhadeira
- a tração necessária para a operação
- a altura que será armazenado o produto
- o tipo de torre.
Além disso, fatores logísticos como piso, tipo de pallets, estruturas de armazenagem influenciam no equipamento utilizado.
Avalie os melhores modelos disponíveis no mercado e veja qual é o mais adequado para o seu negócio. Além disso, observe atentamente o padrão de qualidade oferecido, as rotinas de assistência da máquina, a possibilidade de inserir acessórios e o reconhecimento da marca no setor.
Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de máquina
As empilhadeiras movidas a combustão são uma ótima opção para quem precisa de uma máquina forte e robusta para uso industrial. Além disso, essas máquinas se destacam pela força do motor, desempenho mecânico incomparável e pelos crescentes avanços tecnológicos agregados a elas.
As empilhadeiras industriais da série MD da Movix são ágeis, compactas e possibilitam ótima mobilidade em espaços reduzidos. Além disso, movidas a diesel, elas apresentam características como baixo consumo, raio de giro reduzido, grande durabilidade e estabilidade e iluminação em Led.
Com múltiplas aplicações, essas máquinas são fáceis de operar, suportam cargas de 2,5 a 3,5 (demais capacidade sob consulta) toneladas e asseguram um excelente desempenho. Desse modo, elas agregam agilidade, força, durabilidade e economia à atividade industrial.
Além disso, essas máquinas são muito econômicas e podem se adaptar a diversas funções quando combinadas com acessórios opcionais. As empilhadeiras da série MD têm vários acessórios disponíveis, como garfos super medida, rodagem dupla e 4ª via hidráulica.
Vantagens da empilhadeira industrial a combustão
- Forte e robusta para uso industrial
- Desenvolvidas para o trabalho em terrenos planos, como pátios e armazéns
- São mais compactas, facilitando a sua operação em espaços menores
- Boa mobilidade, reduzindo o tempo nos deslocamentos
- Pode ser acoplada a acessórios como: concha hidráulica, prolongador de garfos ou dispositivo big bag
- São mais baratas se comparadas às elétricas
- São de fácil manutenção e não contam com componentes eletrônicos
Desvantagens
Por ser movida a combustão (diesel) se limita a local de trabalho arejado e externo.
Outra opção para os ambientes internos seria utilizar uma empilhadeira elétrica, que é mais silenciosa. Porém, seu custo de aquisição e de manutenção se torna muito elevado.
Outro modelo de empilhadeira também usado pelas indústrias é a linha OFF ROAD, recomendado para atividades externas, com terrenos irregulares, poeira constante e incidência de chuvas.
Outro ponto importante que deve ser observado é a assistência técnica oferecida. Procure optar por um bom fabricante para adquirir uma máquina nova. Desse modo, você garante um padrão de assistência técnica e de manutenções que não existe em uma empilhadeira usada e poderá obter um melhor retorno do investimento.
Você gostou desse artigo? Entendeu quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de empilhadeira? Que saber mais sobre as empilhadeiras Movix? Acesse aqui!