fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

empilhadeira-industrial-qual-a-melhor (1)

Empilhadeira industrial. Qual a melhor?

A empilhadeira é fundamental para otimizar a logística e o fluxo de trabalho, pois ela aumenta significativamente a eficiência da movimentação e do armazenamento dos materiais. Porém, essas máquinas podem ser completamente diferentes, dependendo da sua finalidade e do ambiente em que serão utilizadas. 

Para operar em espaços fechados, como nos galpões das indústrias, a máquina deve ser silenciosa e pouco poluente. Por outro lado, para operar no lado de fora das indústrias, é recomendável um modelo mais forte e robusto como o off-road. A escolha da máquina mais adequada contribui para aumentar a produtividade, reduzir custos e preservar a saúde dos trabalhadores.

Você já sabe qual é a empilhadeira mais indicada para as suas necessidades? Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças entre os diferentes tipos de empilhadeiras industriais e mostrar quais são as vantagens de cada um deles.  

Saiba como escolher a melhor empilhadeira industrial

Para adquirir uma nova empilhadeira, é preciso entender bem qual é o modelo mais indicado para a sua demanda. O primeiro ponto a ser considerado é a finalidade da máquina. Qual será a sua aplicabilidade, onde ela será utilizada e que tipos de produtos ela irá carregar? Ela será utilizada em local interno ou externo?

Em seguida, faça um levantamento detalhado baseado no tipo de produto e a forma de armazenassem de sua empresa levando em consideração os seguintes aspectos: 

  • capacidade de carga 
  • o raio de giro da empilhadeira
  • a tração necessária para a operação
  • a altura que será armazenado o produto
  • o tipo de torre.

Além disso, fatores logísticos como piso, tipo de pallets, estruturas de armazenagem influenciam no equipamento utilizado.

Avalie os melhores modelos disponíveis no mercado e veja qual é o mais adequado para o seu negócio. Observe atentamente o padrão de qualidade oferecido, as rotinas de assistência da máquina, a possibilidade de inserir acessórios e o reconhecimento da marca no setor.

Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de máquina

As empilhadeiras movidas a combustão são uma ótima opção para quem precisa de uma máquina forte e robusta para uso industrial. Essas máquinas se destacam pela força do motor, desempenho mecânico incomparável e pelos crescentes avanços tecnológicos agregados a elas.

As empilhadeiras industriais da série MD da Movix são ágeis, compactas e possibilitam ótima mobilidade em espaços reduzidos. Movidas a diesel, elas apresentam características como baixo consumo, raio de giro reduzido, grande durabilidade e estabilidade e iluminação em Led.

Com múltiplas aplicações, essas máquinas são fáceis de operar, suportam cargas de 2,5 a 3,5 (demais capacidade sob consulta) toneladas e asseguram um excelente desempenho. Desse modo, elas agregam agilidade, força,  durabilidade e economia à atividade industrial.

Além disso, essas máquinas são muito econômicas e podem se adaptar a diversas funções quando combinadas com acessórios opcionais. As empilhadeiras da série MD têm vários acessórios disponíveis, como garfos super medida, rodagem dupla e 4ª via hidráulica.

Vantagens da empilhadeira industrial a combustão

  • Forte e robusta para uso industrial
  • Desenvolvidas para o trabalho em terrenos planos, como pátios e armazéns
  • São mais compactas, facilitando a sua operação em espaços menores
  • Boa mobilidade, reduzindo o tempo nos deslocamentos
  • Pode ser acoplada a acessórios como: concha hidráulica, prolongador de garfos ou dispositivo big bag
  • São mais baratas se comparadas às elétricas
  • São de fácil manutenção e não contam com componentes eletrônicos

Desvantagens

Por ser movida a combustão (diesel) se limita a local de trabalho arejado e externo.

Outra opção para os ambientes internos seria utilizar uma empilhadeira elétrica, que é mais silenciosa. Porém, seu custo de aquisição e de manutenção se torna muito elevado.

Outro modelo de empilhadeira também usado pelas indústrias é a linha OFF ROAD, recomendado para atividades externas, com terrenos irregulares, poeira constante e incidência de chuvas.

Outro ponto importante que deve ser observado é a assistência técnica oferecida. Procure optar por um bom fabricante para adquirir uma máquina nova. Desse modo, você garante um padrão de assistência técnica e de manutenções que não existe em uma empilhadeira usada e poderá obter um melhor retorno do investimento.

Você gostou desse artigo? Entendeu quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de empilhadeira? Que saber mais sobre as empilhadeiras Movix? Acesse aqui!

COMPARTILHE