fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Domine-a-gestao-de-custos-no-campo-e-aumente-seus-lucros

Domine a gestão de custos no campo e aumente seus lucros

A gestão de custos no campo é primordial para a manutenção e o desenvolvimento da produção. Saber trabalhar do jeito certo à gestão de custos fará com que a sua propriedade consiga ter uma situação financeira boa e levar à maior produtividade.

Como aprender sobre gestão de custos no campo

Para se ter eficiência é indispensável elaborar um planejamento das despesas, pois ele possibilita organizar seus gastos para que sobre dinheiro. Continue lendo o conteúdo para entender como fazer isso.

Planejamento agrícola para melhor gestão no campo

A natureza dos custos compreende tudo o que é consumido na produção como, materiais e insumos, mão de obra direta e indireta, manutenção e depreciação de máquinas e equipamentos, combustíveis e lubrificantes.

No que se refere a maquinários, uma forma de diminuir gastos na produção é contar com  uma máquina moderna, de alta tecnologia, que proporciona excelente desempenho. Exemplificando, a empilhadeira Off Road Maxxicargo traz o custo-benefício e equilibra o investimento. Economize em desperdício, redução de erros e redução do tempo envolvido em cada operação. 

Transporte logístico no campo

Uma logística de forma assertiva na gestão de custos no campo, o transporte de cargas industriais, são responsáveis por movimentar o maior número de produtos, com o mínimo custo, reduzindo atrasos e elevando a eficiência na indústria, cuja função é obter mais fluidez, segurança e aplicabilidade.

Confira nosso guia completo sobre Gestão de Custos e Produtividade no campo

Os gastos de produção envolvem custos variáveis e fixos que adicionados constitui o gasto total do processo produtivo. 

Custos variáveis: é a soma dos fatores variáveis de produção, eles com a produção ou quantidade de trabalho. Nesta categoria inclui os fertilizantes utilizados nas lavouras, herbicidas consumidos no combate às ervas daninhas, sementes gastas, óleo diesel empregado nas máquinas e equipamentos, a mão de obra contratada no plantio, os inseticidas aplicados ao combate de pragas, fungicidas, e demais gastos referentes à colheita.

Custos fixos: são aquelas despesas que ocorrem todo o mês, estão ligadas a atividade produtiva do campo, mas que não variam com a quantidade vendida. Exemplos de custo fixo podem ser, salário dos funcionários, aluguel, provedor de internet, manutenção de equipamentos, serviços de limpeza, serviços de segurança etc.

Saiba como calcular custos de produção na lavoura

O custo de produção em uma propriedade rural, é  comumente feito por hectares. Ele considera o valor total das atividades, com exceção dos investimentos, divididos pela área da propriedade. É possível calcular por saca, que é o total gasto por hectare divididos pela produtividade alcançada por hectare.

Simples de calcular o custo de produção, de acordo com os seguintes passos:

  • registre os dados das atividades em planilha (custo diretos relativos à produção , mão de obra, insumo e máquinas), indiretos (despesas administrativas, pagamentos a prestadores de serviços etc);
  • relacione a quantidade de produtos gastos;
  • descreva os gastos com máquinas e equipamentos (o valor pago pela máquina é dividido por toda a sua vida útil;
  • contabilize os custos com a mão de obra envolvida na produção;
  • organize por categorias de custos variáveis e fixos;
  • considere todos os gastos, tais como, custos com estradas, energia elétrica etc.

Quer aprender mais sobre gestão de custos no campo?  Temos um Guia com informações valiosas sobre esse assunto. Baixe agora clicando aqui.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp