fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

gestão de custos em cerâmicas

Dicas para a gestão de custos em cerâmicas

A gestão de custos em cerâmicas pode ser um dos maiores desafios para os gestores desse setor. Afinal, é isso que mantém a empresa ativa, controlando gastos e criando novos investimentos. 

Além disso, uma gestão adequada permite que a empresa aplique seu planejamento estratégico de maneira mais eficaz e assertiva. 

Nesse sentido, é impossível fazer uma boa gestão de custos sem considerar as perdas de materiais, já que o produto cerâmico é frágil, delicado e as operações de movimentação e transporte exigem muito cuidado. 

Por isso, é necessário que o gestor tenha características e atitudes como: 

  • Bom planejamento
  • Visão ampla sobre o negócio
  • Mente aberta quanto às inovações do setor
  • Habilidades de pensamento lógico e estratégico
  • Investimento em maquinário de qualidade para a operação de carga

A cerâmica é uma atividade muito importante para a economia do país. Sua participação no PIB gira em torno de 1%, correspondendo a 5 bilhões de dólares. 

Por isso, neste artigo, vamos te mostrar algumas dicas de como fazer a gestão de custos em cerâmica. Além disso, vamos mostrar como as empilhadeiras Movix podem ajudar sua empresa a reduzir custos e aumentar lucros.

Métodos de custeio de cerâmicas

Conheça alguns métodos conhecidos de custeio de cerâmicas, ou seja, aqueles utilizados para apropriação de custos dessa atividade.

1. Custeio RKW

Este método foi desenvolvido na Alemanha. Nele, todos os custos e despesas recaem sobre o produto, através de um critério de rateio. Assim, com o gasto total, adiciona-se o lucro desejado no período, que deve ser distribuído entre os produtos para se alcançar o preço final.

Portanto, é necessário que o gestor tenha em mente uma quantidade estimada de produção, que é essencial para a obtenção do cálculo.

2. Custeio por absorção ou tradicional

Este método, originário no Brasil, é inspirado no método alemão RKW. Nele, os gestores devem separar os custos das despesas. Nesse caso, os custos são os gastos identificados na produção, enquanto as despesas se referem às vendas, administração e financiamentos. Ou seja, tratam do pós-fabrica. 

3. Custeio ABC (Activity Based Costing)

A primeira fase para aplicação do método ABC, é identificar as atividades relacionadas à produção de cerâmica.

Em seguida, o gestor deve atribuir custo às atividades e identificar os direcionadores de custos e de atividades (direcionador de custo – determina a ocorrência de uma atividade e direcionador de atividade – determina a ocorrência de um processo). 

Por fim, é necessário atribuir os custos aos produtos e/ou departamentos.

Planejamento de custos em cerâmicas

Então, para começar a fazer sua gestão de custos em cerâmicas, é necessário escolher um método e aplicá-lo na empresa. 

Além disso, faça um levantamento de todos os custos necessários para realizar a fabricação. Assim, leve em consideração todas as etapas do processo, desde a produção até o transporte e entrega da cerâmica, seja para o revendedor ou consumidor final. 

Alguns gastos fixos envolvem matéria-prima, mão de obra, energia, acessórios e outros.

Em seguida, com base nos gastos fixos, é necessário calcular o preço do produto, de maneira que ele cubra os investimentos e gere lucros.

Gerenciamento de custos dos maquinários

Além dos custos mencionados acima, existe a necessidade de investimento em maquinários capazes de realizar o transporte e movimentação das cerâmicas com segurança e agilidade.

Nesse sentido, a linha de empilhadeiras Off Road da Movix, nos modelos Maxxicargo e MX, são ideais para a realização dessa atividade. Elas se movimentam por terrenos irregulares e suportam altas capacidades de carga. O tempo para carregamento de um caminhão completo pode se reduzir a 7 minutos com as empilhadeiras. 

Por outro lado, o mesmo trabalho executado manualmente, exigiria 10 pessoas e levaria 1 hora e meia de execução. Assim, é possível que a empresa economize em tempo e mão de obra, e também aumente a produtividade.

 

Agora que você já viu alguns métodos de gestão de custo em cerâmicas, sabe como iniciar um planejamento e entendeu como as empilhadeiras Movix podem te ajudar nesse processo, que tal entrar em contato com a nossa equipe e solicitar um orçamento?

COMPARTILHE