fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

acidentes na construção civil

Dicas para evitar acidentes na construção civil

Evitar acidentes na construção civil ainda é um dos cuidados mais importantes para as construtoras e empreiteiras.

Mesmo com o aumento da conscientização sobre o tema e o avanço das tecnologias construtivas, garantir a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras pode ser um verdadeiro desafio quando ela não é devidamente priorizada.

Com isso em mente, entenda a importância e confira as nossas principais dicas sobre segurança em edificações.

Por que tomar tanto cuidado com acidentes na construção civil?

No Brasil, o Ministério do Trabalho faz valer os direitos e deveres de questões relativas à saúde e segurança dos trabalhadores por meio de mais de 36 Normas Regulamentadoras.

Mais que uma exigência legal, é também uma questão de bom senso: não é incomum que funcionários com décadas de experiência sofram acidentes na construção civil e em outros setores.

O foco nas atividades diárias e o excesso de confiança muitas vezes fazem com que os colaboradores e os próprios empregadores deixem de ter atenção a questões básicas de segurança nos canteiros de obras, fato que pode causar sérios riscos e consequências.

acidentes na construção civil

Para você ter uma noção, dados da Organização Internacional do Trabalho apontam que o Brasil é o quarto país com o maior número de acidentes laborais. Ainda segundo a OIT, nesse contexto, o segmento em que mais são registradas ocorrências é justamente o construtivo.

Mudar esse cenário exige um esforço coletivo e certamente vale a pena para os empreendedores da área, que podem garantir a integridade de quem faz os seus projetos saírem do papel e ainda agregar mais eficiência para as suas obras.

Quais são as principais medidas de segurança no canteiro de obras?

Acidentes na construção civil podem ser imprevisíveis e envolverem uma série de fatores, mas bastam alguns cuidados básicos para que as suas chances de ocorrência sejam drasticamente reduzidas.

A seguir, confira algumas medidas que consideramos essenciais para que você e sua equipe não corram riscos na hora de realizar qualquer trabalho em uma edificação.

Comece com uma CIPA

Entre as Normas Regulamentadoras que citamos anteriormente, existe a NR 5, que prevê uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

A fim de evitar incidentes e até doenças provenientes da atividade laboral, a CIPA é formada por representantes das construtoras e dos próprios empregados, a fim de discutir eventuais riscos nos processos internos, divulgar informações sobre saúde e segurança, inspecionar os padrões de trabalho, entre outras funções.

Mantenha o canteiro de obras sempre bem organizado

Muitas pessoas não associam a eventual desorganização de um canteiro de obras com questões de segurança, mas é fato que locais muito bagunçados, com materiais distribuídos de forma inadequada e sem as devidas sinalizações estão muito mais sujeitos a acidentes na construção civil.

Em ambientes sem a devida sinalização de locais de riscos, simples tropeções ou materiais derrubados podem ser fatais, por isso a limpeza e a organização dos ambientes são fundamentais, assim como a conscientização dos colaboradores sobre essa questão.

Exija o uso de EPIs por todos

As empresas são obrigadas por lei a oferecer gratuitamente Equipamentos de Proteção Individual aos seus colaboradores e exigir que os mesmos os utilizem integralmente.

acidentes na construção civil

Capacetes, luvas, botas e protetores oculares são itens comuns no dia a dia das obras – e as empresas que não se certificarem de que todos os trabalhadores os utilizem podem sofrer sérias consequências legais.

Capacite a sua equipe

De nada adianta criar uma rotina de segurança e adotar todas as medidas de organização interna para evitar acidentes na construção civil se a sua equipe não estiver engajada com esse tipo de cuidado.

Muitos erros que provocam acidentes são cometidos por falta de conhecimento, por isso a promoção de eventos de capacitação interna são excelentes maneiras de agregar segurança ao dia a dia das obras.

Existem também cursos técnicos voltados para a área, que podem ser ministrados em parceria com a sua empresa para orientar a todos os envolvidos em sua operação sobre os principais cuidados laborais do segmento, além de questões importantes sobre desempenho coletivo e produtividade.

Como me manter sempre atualizado sobre o assunto?

Agora que você já tem uma ideia melhor sobre as principais medidas para evitar acidentes na construção civil, é hora de botar as suas ideias em prática e adotar os melhores padrões para a sua equipe.

Não se esqueça de respeitar todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, ouça a sua equipe e sempre faça o que for necessário para preservar a integridade e a motivação daqueles que colaboram com você!

Gostou das nossas dicas sobre o assunto? Quer saber ainda mais sobre prevenção de acidentes na construção civil e muitos outros tópicos na área? Então assine o nosso newsletter e receba as últimas notícias do nosso blog sempre em primeira mão.

COMPARTILHE