Prezar pela manutenção da empilhadeira e demais equipamentos semelhantes é um cuidado fundamental para que a logística de qualquer empresa possa funcionar sem nenhum tipo de problema.
No caso das empilhadeiras movidas a gás, que são cada vez mais comuns na indústria por conta dos seus inúmeros benefícios técnicos, essas rotinas contam com detalhes específicos e muitas vezes desconhecidos por gestores ou operadores acostumados com máquinas movidas a diesel.
A seguir, saiba mais sobre as peculiaridades da motorização GLP em empilhadeiras e descubra como garantir o melhor padrão de manutenção para os equipamentos da sua empresa!
Entenda as peculiaridades na manutenção da empilhadeira a gás
Muitos consideram o custo de manutenção da empilhadeira a gás muito elevado, mas a verdade é que o excelente padrão de desempenho e durabilidade do produto tornam as revisões muito pouco recorrentes.
Para extrair o melhor do equipamento, porém, são recomendadas checagens diárias, que devem ser feitas pelos próprios operadores sob o treinamento e uso de EPIs adequados.
Os principais itens checados visualmente incluem o óleo e o líquido refrigerante do motor, o nível adequado de combustível, o óleo hidráulico e os óleos de transmissão.
Uma característica peculiar que deve ser verificada na manutenção da empilhadeira GLP é o recorrente desgaste no redutor e no filtro de gás, que sofrem com as impurezas próprias do gás liquefeito de petróleo.
Além de contemplar esses itens nas manutenções preventivas, que são de suma importância e devem ser garantidas pelo fabricante, as inspeções realizadas pelos colaboradores também são indispensáveis nesse quesito.
Descubra os principais cuidados exigidos pela motorização GLP
Como o cilindro acoplado às empilhadeiras armazena o gás em seu estado liquido, diversos cuidados devem ser seguidos à risca durante a sua manipulação, troca ou instalação.
O GLP, que é altamente volátil e potencialmente explosivo, pode trazer sérios riscos durante qualquer reabastecimento, por isso os padrões de segurança nesse sentido são extremamente rigorosos.
Qualquer operação dessa natureza deve ser feita apenas por profissionais devidamente qualificados.
Nos raros casos em que ocorrem vazamentos, o ambiente deve ser evacuado imediatamente.
Instalações de gás liquefeito de petróleo sem a devida atenção às normas básicas de segurança ainda comprometem o funcionamento da empilhadeira em questão, que pode ter sua vida útil e capacidade de operação reduzidos.
Tantas ressalvas podem até fazer com que a manutenção da empilhadeira GLP pareça desafiadora, mas basta optar por um bom fabricante para que todas essas questões sejam acompanhadas e resolvidas sem grandes problemas internamente!
Conheça os principais benefícios desse tipo de equipamento
Agora que você já conhece todos os detalhes que envolvem a manutenção da empilhadeira a gás, é hora de conhecer os benefícios desse tipo de máquina para garantir a melhor aquisição possível para a sua empresa!
A primeira e mais notória vantagem está no custo-benefício, uma vez que o seu valor de compra é muito menor que o de modelos elétricos e o desempenho melhor que as opções a diesel, que possuem a mesma faixa de preço.
Outro ponto importante é a força do seu motor e o excelente padrão de dirigibilidade e operação.
Como se não bastasse, sua capacidade de elevação de carga também é maior, assim como a resistência e estabilidade de sua estrutura.
A Movix, que é referência nacional no assunto, oferece toda a agilidade e versatilidade que a indústria precisa através do seu próprio modelo de empilhadeira a gás, que suporta cargas de 2,5 até 7 ton.
Graças ao seu excelente desempenho mecânico, novos acessórios podem ser acoplados ao equipamento e agregar ainda mais funcionalidades, como é o caso dos dispositivos big bag, conchas hidráulicas, prolongador de garfos entre outros acessórios.
Versátil, ágil e de fácil operação, nossa Série MG ainda é ideal para movimentar todo tipo de carga com eficiência, agilidade e segurança operacional. Sua mecânica é de fácil manutenção, sem componentes eletrônicos e conta com ampla disponibilidade de peças no mercado nacional.
E você, gostou de saber mais sobre manutenção da empilhadeira movida a gás? Quer saber mais sobre esse tipo de empilhadeira? Tire todas as suas dúvidas com um especialista: