fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

concreto-protendido-reduz-custos-na-construcao-civil-7

Concreto protendido reduz custos na construção civil

Novas tecnologias possibilitam melhorar o desempenho das estruturas, aumentar a eficiência nos processos e reduzir custos na construção civil.

O uso do concreto protendido ajuda a evitar problemas nas estruturas, como a fissuração e a deformação acima do limite estabelecido, além de reduzir o uso de aço e concreto.

Neste artigo, vamos mostrar como essa técnica permite reduzir custos e trazer maior eficiência na construção de estruturas na construção civil.

Entenda como funciona o concreto protendido

O concreto protendido é uma técnica de execução criada no século XIX, já bastante conhecida no Brasil. Ela foi desenvolvida para que a armadura  sofra um pré-alongamento, gerando um sistema autoequilibrado de esforços, com tração no aço e compressão no concreto.

A técnica é utilizada para armação de blocos e sapatas, construção de silos, lajes, pilares, vigas, reforços de estruturas, dentre outras aplicações. Ele possibilita a execução de obras grandes e complexas, como pontes, shopping centers, pisos industriais e edifícios que necessitem de grandes vãos entre pilares. Obras ousadas, como a ponte Rio-Niterói e o Museu de Arte de São Paulo (MASP), foram realizadas graças a esse método.

Embora apresente semelhanças, o concreto protendido se distingue da estrutura de concreto armado, que se caracteriza por ter uma estrutura de aço por dentro. Isso porque o concreto protendido, além de apresentar aço no interior, também possui cabos de aços tracionados e ancorados no próprio concreto, aumentando assim a resistência.

Essa tecnologia visa a melhorar o desempenho das estruturas e utilizar todo o potencial do concreto para fazer compressão. Desse modo, é possível minimizar ou mesmo eliminar  as fissuras geradas pela tração. Isso aumenta muito a vida útil das estruturas, pois protege as armaduras da penetração de água ou umidade e a sua consequente corrosão.

Veja como o concreto protendido é utilizado na construção civil

Na construção civil, a propensão é utilizada para aumentar a resistência do concreto. Ela consiste basicamente em dar tensão aos cabos de aço antes da cura do concreto para melhorar a resistência do material, minimizando os impactos das ações externas.

A estrutura de concreto é feita por cabos de aço aplicados ao concreto já endurecido e com uma resistência mínima, para evitar danos ao ponto de apoio. Desse modo, são minimizados os danos causados durante a aplicação da carga, caso o concreto ainda não tenha a resistência necessária. Esses cabos atravessam toda a estrutura (viga ou laje), tanto pela parte superior quanto pela inferior, de acordo com a solicitação do momento fletor (positivo ou negativo).

Conheça as vantagens do uso de concreto protendido

A grande vantagem das estruturas protendidas é a possibilidade de redução das seções dos elementos estruturais. Isso permite que sejam vencidos vãos maiores que o concreto armado tradicional, além de fazer menor uso de aço e concreto.

Além disso, a utilização do concreto protendido traz muitas outras vantagens:

* Melhorar a resistência do material e minimizar os impactos das ações externas

* Reduz a incidência de fissuras, garantindo maior proteção das armaduras contra a corrosão do aço

* Diminui as quantidades de concreto e de aço utilizadas, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência

* Execução de grandes vãos livres

* Projetos arquitetônicos ousados

* Estrutura de edificação mais leve

* Mobilidade para executar mudanças na posição da alvenaria

* Aumento da durabilidade

* Construção mais rápida

* Maior momento de inércia (maior rigidez)

* Menos deformações

* Maior facilidade de manutenção

* Aumento da capacidade de cisalhamento

* Uso adequado em vasos de pressão e estruturas de retenção de líquidos

* Maior resiliência sob carregamento dinâmico e fadiga

* Melhor controle de qualidade

* Adequado para a construção repetitiva

Veja como a empilhadeira facilita o trabalho na construção civil

O uso de máquinas e ferramentas adequadas aumenta a eficiência e a qualidade do serviço e reduz custos na construção civil. Além disso, esses equipamentos trazem mais qualidade para o produto e segurança para os trabalhadores.

As empilhadeiras são os equipamentos perfeitos para empilhar cargas, mas também servem para fazer a distribuição e transporte de materiais com mais rapidez no canteiro de obras. Elas podem ser utilizadas na movimentação de armaduras, tijolos, cimento, peças, suprimentos, entre outros materiais.

Essas máquinas agilizam os procedimentos de carga e descarga de materiais e o transporte deles para estoques e locais de utilização. Desse modo, elas evitam desperdícios, acidentes e danos que costumam ocorrer no transporte manual.

Como vimos, o concreto protendido possibilita a execução de obras complexas com eficiência e economia, pois reduz danos, acelera os processos e diminui o uso de matéria-prima.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre quais são as máquinas usadas na construção civil? Veja aqui.

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp