fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

como ter uma gestão logistica eficiente

Como ter uma gestão logística eficiente na sua empresa

Para uma empresa se manter competitiva no mercado atual, ela depende inevitavelmente da logística. Uma boa gestão logística possibilita oferecer melhores níveis de serviço aos clientes, fazendo com que os produtos corretos sejam entregues no instante e lugar exatos, pelo menor custo possível. Por isso, a logística se mostra um grande diferencial competitivo.

Entenda como a logística funciona

A logística é um conceito amplo, que trata das tarefas de planejar, executar e controlar o transporte, a movimentação e o armazenamento de cargas de maneira eficiente.

A logística de transporte possibilita a otimização dos processos de entrega dos produtos finais, reduzir custos e aumentar a eficiência. Assim ela deve garantir a entrega da carga com integridade, dentro do prazo estipulado, pelo menor custo possível e com um máximo de segurança.

Porém, a logística vai muito além da simples movimentação e armazenagem de produtos. Visto que tudo o que tem relação também com gestão de estoque, suprimentos e administrativo também tem relação com a logística industrial. Ela abrange todo o fluxo de materiais, desde o fornecimento de matéria-prima até a distribuição dos produtos prontos aos consumidores finais.

Existem basicamente três tipos de logística:

  • De entrada ou de suprimento: liga a empresa aos seus fornecedores;
  • Interna ou de operações: refere-se ao controle das movimentações e dos estoques durante ao processo de fabricação dos produtos;
  • Reversa: envolve o fluxo inverso de produtos, dos clientes para a empresa.

A cadeia logística engloba os fornecedores, centros de fabricação, armazéns e centros de distribuição. Além disso, ela envolve as matérias-primas, os produtos no processo de fabricação e os produtos finais.

Saiba como otimizar os seus processos logísticos

Para a logística funcionar de modo integrado, todos os elos da cadeia de suprimentos devem trabalhar em conjunto. A função logística interage basicamente com quatro setores das empresas: marketing, finanças, controle da produção e gestão de recursos humanos.

A logística integrada possibilita ter uma visão total de todas as atividades realizadas por uma empresa. Isso permite a melhoria das rotinas de produção e trabalho ao longo da cadeia e a identificação de possíveis custos logísticos desnecessários.

O primeiro passo para otimizar a logística é conhecer a sua cadeia de suprimentos a fundo. Quais são os atores que participam desse processo? Como eles se conectam?

O planejamento logístico tenta resolver quatro das maiores áreas-problema: níveis do serviço ao cliente, localização das instalações, decisões de estoques e decisões de transportes.

Muitas vezes, a solução para os problemas pode estar em medidas simples, que surgem quando se tem foco na operação e conhecimento dos elementos envolvidos no processo.

Para diminuir os custos ao longo do sistema, é preciso reduzir movimentações desnecessárias, otimizar o uso do espaço e do tempo e eliminar operações improdutivas.

Para obter melhores resultados, os gestores devem procurar compreender todos os detalhes envolvidos nas operações, identificar gargalos e buscar implementar soluções.

tendo uma gestão logistica eficiente

Veja a importância do compartilhamento de informações

Muitos problemas na cadeia de suprimentos podem ser resolvidos com o compartilhamento de informações. A utilização de mapas de processo (cartas de fluxo) ajuda a compreender melhor a cadeia logística interna das grandes empresas. Para isso, cada membro da equipe deve registrar cada passo da parte da cadeia logística que representa, juntamente com informações de desempenho.

As informações recolhidas devem ser expostas numa reunião com todos os membros, de modo a elaborar o mapa da cadeia de fornecimento interna. Uma gestão eficiente, baseada em dados confiáveis, simplifica os processos relacionados à entrada e à saída de insumos e de produtos.

Um bom gerenciamento do fluxo físico e de informação, com o uso de softwares de gestão integrada (ERP), permite aos gestores a visualização de um quadro geral do negócio e o desenvolvimento de diagnósticos detalhados.

Entenda a importância das empilhadeiras para a logística

Diariamente, durante a sua operação, uma indústria precisa lidar com o transporte de diversos itens e produtos. O uso de empilhadeiras garante mais agilidade aos processos, pois confere mais praticidade e rapidez ao transporte de cargas e ajuda a organizar o armazenamento.

A operação com empilhadeiras otimiza a utilização da mão de obra, reduz a relação dos custos homem/hora e economiza tempo no transporte de mercadorias. Além disso, o uso de empilhadeiras nos sistemas de armazenagem possibilita o acesso rápido e direto aos estoques, garantindo maior velocidade na movimentação.

O uso dessas máquinas também favorece a racionalização dos espaços de estocagem, a diminuição dos danos em produtos e a melhor utilização dos espaços verticais.

Como vimos, a gestão logística é fundamental para a otimização dos processos produtivos das empresas, de modo a alcançar a satisfação dos clientes, aumentar a eficiência e reduzir custos.

Você gostou desse artigo? Entendeu a importância de uma boa gestão logística? Quer saber mais sobre como tornar a logística de sua empresa mais eficiente? Veja aqui!

 

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp