fbpx

BLOGMOVIX

As últimas notícias para você

Como reduzir custos de mão de obra na construção (2)

Como reduzir custos de mão de obra na construção?

Saber como reduzir os custos de mão de obra na construção é fundamental para qualquer empresa que atua no segmento construtivo.

Afinal, entender como otimizar recursos e eliminar gargalos é indispensável para que as atividades sejam mais produtivas e relevantes, principalmente no mercado atual, que é cada vez mais competitivo.

A seguir, confira algumas das melhores dicas para evitar desperdícios em seus custos de mão de obra na construção!

Como gerenciar e reduzir os custos de mão de obra na construção?

Por mais que não exista uma única fórmula capaz de garantir a máxima redução de custos de mão de obra na construção, alguns cuidados podem lhe auxiliar a tornar sua relação com os colaboradores mais vantajosa.

Lembramos que nossas dicas não são estritamente operacionais, mas sim sugestões de caminhos e cuidados para que você otimize os seus investimentos e obtenha o máximo rendimento possível a partir deles! Acompanhe:

Faça um controle de gastos e produtividade

O primeiro passo para diminuir os custos de mão de obra na construção é identificar se a redução é realmente necessária e em quais pontos ela é mais urgente.

Para isso, comece avaliando a produtividade de cada setor envolvido nas obras, por meio de indicadores de desempenho e avaliações rotineiras das atividades dos profissionais.

Tenha em mente de que você precisa de processos bem definidos para determinar o quão produtivas são as suas atividades. Só assim você terá as informações necessárias para direcionar o controle de gastos.

Ou seja, estruture a sua gestão, avalie os seus resultados e, a partir disso, identifique quais são as áreas que não estão atendendo às expectativas propostas.

Isso significa que, sempre que você constatar que os custos de mão de obra na construção não foram convertidos em resultados que geram valor às operações, é sinal de que eles precisam ser revistos ou até mesmo cortados.

Invista em novas tecnologias

Seria impossível falar de custos de mão de obra na construção sem abordar as transformações que a tecnologia está trazendo para a área.

Cada vez mais, novas soluções estão surgindo para realizar tarefas que antes exigiam grandes esforços humanos.

Porém, isso não significa que os colaboradores precisam ser substituídos por máquinas. Na verdade, seu trabalho será facilitado e aprimorado, de forma que ganhe ainda mais valor e relevância perante os contratantes.

Ou seja, mais que agregar eficiência e produtividade, a tecnologia faz com que os custos de mão de obra na construção sejam mais benéficos para todos os envolvidos.

Muitos são os avanços que marcam os novos paradigmas da área. Inclusive, eles estão se tornando cada vez mais acessíveis e, aos poucos, muitas empresas já estão aderindo a eles.

Entre os exemplos de recursos capazes de aprimorar a relação com a mão de obra, destacam-se as impressões em 3D, estruturas modulares, Internet das Coisas, realidade aumentada, monitoramento de canteiro, drones, robótica em geral, entre muitas outras!

Priorize o melhor maquinário

Por fim, lembre-se de que os recursos escolhidos para a realização de uma obra terão sempre influência direta sobre os processos envolvidos nela. Inclusive, isso inclui os custos de mão de obra na construção.

Ou seja, desde os insumos para a edificação, até as tecnologias e métodos de controle empregados no desenvolvimento do projeto, tudo terá sua qualidade relacionada ao resultado final de todos os trabalhos.

Nesse contexto, o maquinário utilizado pelos colaboradores tem importância especial, já que os melhores equipamentos são capazes de otimizar o trabalho dos profissionais, tornando todos os serviços mais céleres, práticos e produtivos.

Por exemplo, com empilhadeiras como a MX e a MaxxiCargo, as demandas das obras podem ser atendidas em qualquer tipo de terreno, com múltiplas finalidades e força para as tarefas mais severas.

Graças ao raio de giro reduzido e sua fácil operação, essas máquinas são ideais para canteiros de obras, garantindo que os serviços sejam feitos com qualidade mesmo com pouco espaço disponível.

O rendimento que esses diferenciais agregam aos trabalhos está diretamente ligado à redução de custos de mão de obra na construção! Além disso, a assistência completa e máxima durabilidade ainda contribuem para a economia de recursos.

Quer saber mais sobre como boas empilhadeiras podem impulsionar os seus resultados na construção civil? Então acesse o nosso blog, acompanhe as nossas publicações e não perca as novidades da Movix sobre o assunto.

empilhadeira off road x industrial

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp